Steampunk Tower 2 é um jogo de estratégia e ação com sistema de tower defense que tem, no seu básico, o objetivo defender um perímetro das hordas de inimigos que são enviados para atacá-lo.

Desenvolvido pela produtora de jogos indie DreamGate Company (I am Voodoo, Mad Bombs 1 & 2, Steampunk Tower Flash, entre outros), que recentemente anunciou parceria para um desenvolvimento colaborativo do Projeto Metaforra, e publicado pela Drageus Games S.A. (Pixel Gladiator, Mushroom Quest, Guards, entre outros).

| TRAILER

| HISTÓRIA

Está havendo uma grande guerra tecnológica de âmbito mundial e na Europa os exércitos aliados estão sendo dizimados. O cientista Lord Bingham apresenta um novo armamento que pode mudar o desfecho da guerra e que vai ser usado por você, jogador, no continente europeu, pois é o território que está sofrendo as piores baixas da guerra.

A arma em forma de Torre de Combate é enviada a pontos estratégicos por uma aeronave com sistema de planadores gigantes capazes de soltar a torre com excelência de precisão. O ambiente do jogo, no melhor estilo steampunk, mescla muito bem a tecnologia avançada das armas com o visual mecânico cheio de engrenagens e máquinas a vapor. Entre as opções do Mapa, você pode selecionar viagens de trens a vapor em busca de negócios em outras regiões.

| JOGABILIDADE

Você é membro de uma equipe do exército aliado numa base secreta escondida nas montanhas da Espanha que aloja uma nave Carrier gigantesca que transporta a Torre de Combate até a região que será realizada a defesa de território. A torre transporta as torretas de tiro que são posicionadas pelas laterais, sendo até 5 para cada lado de modelos diferentes definidos por: metralhadoras, canhoneiras, lança-mísseis, canhões tesla (raios de choque) e serradores. É necessário usar uma estratégia de defesa no posicionamento das torretas, pois elas atacam tipos de inimigos diferentes em regiões diferentes da área. Por exemplo: a canhoneira não ataca alvos voadores. Assim que a horda de inimigos é liberada e se aproxima da Torre de Combate, as torretas começam a atirar automaticamente de suas posições.

A torre possui uma ala central para depositar as torretas para mudar suas posições iniciais, caso ache necessário, tendo como opção até mudar para o outro lado da torre, e também recarregar a munição de maneira mais rápida. E está aí o diferencial desse tower defense: esse mecanismo de retirar a torre de sua posição de ataque para recarregar a munição faz com que o jogador se mantenha sempre atento ao jogo, pois cada uma das torretas tem seu limite de balas e cadência de tiro próprias. Devido a isso, precisam ser recarregadas em momentos diferentes, algumas com tempo de recarregamento maiores que outras. Isso precisa ser bem gerenciado pelo jogador constantemente a nível de precisão nas batalhas mais difíceis.

Na base secreta existe um segundo ambiente que é a Cidade Industrial onde estão as fábricas e laboratórios para o desenvolvimento das armas usadas na Torre de Combate. Cada batalha vencida recebemos peças e acessórios para serem utilizados nos laboratórios, aperfeiçoando seu armamento. Cada torreta apresenta sua árvore de habilidades que precisa ser desbloqueada com essas peças pós-batalhas. Em algum momento, a torreta vai precisar de alguma peça que só pode ser adquirida em uma região específica e essas são as batalhas de maiores dificuldade para superar.

No mapa principal você tem a ajuda de até 3 negociadores diplomatas: Victor, Elizabeth e Vincent. Você seleciona um deles por vez para viajarem de trem a vapor para a cidade que decidiu negociar. Eles sempre voltam com Black Etherium, um minério raro utilizado na construção e evolução de suas armas. Saiba bem quem escolher a cada viagem, pois dependendo da situação na negociação ele pode voltar com mercadoria extra, o que diminui a necessidade de fazer mais viagens.

| DICAS / ACESSIBILIDADE

Os comandos são comuns atribuídos basicamente a um botão para selecionar e comandar as torretas durante a fase de recarregar. Todas elas tem um tiro especial capaz de causar um dano maior aos inimigos e a torreta possui uma barra que se enche ao matar o exército rival, elas ficam com uma aura azulada quando está com a barra do especial cheia, todos os inimigos possuem um ponto fraco para o tipo certo de munição e para saber qual usar basta selecionar o tiro especial e apontar para os inimigos, quando apontar a mira e ela ficar vermelha isso indica que esse inimigo tem fraqueza a esse tipo de tiro especial.

Existem momentos que você pode se sentir encurralado com muitos inimigos no mapa, nessa situação poderá utilizar as Super Armas da Torre de Combate, são elas:

  • Artilharia – Canhões super potentes da artilharia aliada são acionados a seu pedido para varrer os inimigos de um dos lados da Torre.
  • Onda de Choque – Ondas elétricas são disparadas para todos os lados pela Torre de Combate atingindo todos os inimigos na tela.
  • Misseis Teleguiados – Um conjunto de seis misseis são disparados e você só precisa apontar onde quer que eles caiam, cada um deles inflige um dano de área e podem ser mirados para os dois lados da Torre.
  • The “Eye Charges – Por cima da Torre de Combate tem uma porta circular que se abre e dentro dela tem um olho gigante que dispara um raio poderoso por um período de tempo e você pode mirar para onde quiser

Todas as Super Armas possuem cargas que podem ser compradas com moedas de ouro produzidas pela Cidade industrial da sua Base Secreta, a exceção ao The Eye Charges que além de poder pagar e levar até 3 cargas é possível recarregar cada uma delas gratuitamente apenas cancelando o temporizador que aparece na tela antes do envio das hordas inimigas.

Nessa mesma tela de Battle Bonuses estarão disponíveis mais três opcionais que podem ser comprados e levados à batalha, são eles:

  1. Todas as torretas iniciam a batalha com um carga de especial pronta para o uso.
  2. A Torreta de Combate recebe a proteção extra de barricadas, cercas de arame farpado e obstáculos no solo que diminuem a velocidade de avanço dos inimigos terrestres.
  3. As torretas recebem a habilidade do auto-abastecimento mais rápido para recarregar a munição.

| IMAGENS

| CONSIDERAÇÕES FINAIS

Desprentesiosamente iniciei Steampunk Tower 2 porém com poucos minutos de jogatina percebi que evidenciei um game diferenciado de seu gênero, não basta elaborar a estratégia e deixar as coisas rolarem soltas e as ações ficarem exclusivas a sua decisão estratégica para vencer os desfios da fase, em Steampunk Tower 2 sua atenção é capturada, seus olhos ficam fixados a tela e seus pensamentos acelerados calculando a todo momento que ação você irá tomar a cada instante, seja recarregando suas torretas ou posicionando elas em troca de posições rápidas na tentativa de abater os inimigos antes que causem danos estruturais na Torre de Combate.

Adorei a arte da torre apresentar avarias ao se atingida pelos ataques inimigos, mesmo o visual do jogo sendo “ok” ele entrega a sensação de cada bela sendo atingida ao alvo, o som num contexto geral é muito bom com o porém que poderia ter mais variação de trilha sonora durante as batalhas quando estivéssemos em regiões diferentes, por exemplo.

As Batalhas com os Chefes The Firefly, The Schlesien, The Bagger (sim, você enfrenta Boss no jogo) são de um nível absurdo, não é possível utilizar nenhum tipo de Arma Especial, tampouco os Battle Bonuses contra nenhum deles. Todos ofertam batalhas épicas que você vai precisar estudá-los com repetições para poder descobrir seus pontos fracos e atacá-los no momento certo e assim poder derrota-los.

Steampunk Tower 2 me surpreendeu com seu mecanismo de batalha simples porém alucinante que me proporcionou batalhas de extrema dificuldade e muita ação, com um cenário ok mas capaz de entregar aquela energia de vencedor quando você vence aquela fase super difícil e salta com o punho socando o ar gritando (imaginem o tom de voz do Cristiano Ronaldo): SIIIIIIIM.

| Avaliação

História
Visual
Áudio
Jogabilidade
Diversão

| Outros detalhes

VISUAL2D
MODO DE JOGOSINGLE-PLAYER
CONQUISTAS30
TIPOESTRATÉGIA / TOWER DEFENSE
TEMPO PARA 1000GDE 15 A 20 HORAS

| Loja

Se achou esse jogo interessante aqui tem os links para as lojas parceiras e se comprar na FullCards pode parcelar até 12 vezes!

15-20

Steampunk Tower 2

R$ 36,95


Não deixe também de conferir todas as promoções que estão rolando na Xbox Live acessando nosso link de ofertas. E se você estiver querendo acessar os jogos do catálogo do Game Pass e sua assinatura estiver acabado não se desespere, você pode renovar seu Xbox Game Pass Ultimate usando esse link com desconto.

Autor

  • Marcos Folha

    Fundador, Redator e Administrador do Time GamerManíacos, constantemente conectado às novidades e notícias do mundo dos vídeo jogos. Gamer em absoluto, criador de conteúdo e streamer, ex-membro fundador da Academia de Criadores do Xbox.

    View all posts