À primeira vista um jogo simples, mas com uma gameplay bem completa e sem dúvida com uma história cheia de diálogos cômicos e bem animada. Conheça Born of Bread, um jogo desenvolvido pela WildArts Studio e publicado pela Dear Villagers.
| Trailer
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| História
Um grupo de pesquisadores acidentalmente ressuscitou um grupo de seres malignos de outra era, e agora eles estão em busca dos fragmentos de pedra do sol, causando destruição por essas terras. Eles acabam encontrando um deles em um castelo, o qual tem como cozinheiro o Papa Baker, que acidentalmente fez com que um de seus pães ganhasse vida, nascendo assim Loaf.
Ao invadirem o castelo no meio do almoço da rainha, eles acabam criando uma explosão que arremessa Loft e Papa para uma floresta ao lado da cidade real. Ao retornarem a cidade, a rainha acaba colocando a culpa do desastre do almoço no Papa, e o prende.
Agora Loaf terá que se aventurar reunindo aliados e realizando quests, em busca de encontrar o grupo culpado pela bagunça no castelo e assim poder salvar Papa de sua sentença e se tornar-se assim, o herói improvável dessa cômica história.
| Jogabilidade
Os combates são em turnos, o quais se ordenam dependendo de como os inimigos te abordarem no mapa, pois eles estão sempre visíveis e te atacarão assim que te notarem, mesmo que a câmera não te ajude a detectá-los primeiro. O diferencial estão nas ações que você deve realizar ao ordenar um ataque, que mudam de acordo com os golpes, definindo assim o acerto, assim como também o tempo de defesa dos seus personagens. Além de contar também com um sistema único de “live” em suas batalhas, o qual Dub, uma espécie de bardo usando um notebook transmite suas batalhas para a internet, fazendo com que NPCs interajam com comentários e pedidos durante suas batalhas, o que lhe renderá bônus de pontos de ação.
O mundo está lotado de personagens que te darão quests, e itens escondidos, que além de cura e suporte, também terão armas que funcionam como golpes especiais os quais você pode organizar no espaço de sua mochila, personalizando assim o arsenal do personagem principal.
E como todo bom RPG, você encontrará aliados com tipos e ataques de atributos diferentes, os quais serão desbloqueados conforme você acumula pontos de habilidades escondidos em salamandras pelo mapa, dando habilidades de suporte e ataques de diversos tipos aos seus aliados. Além de te ajudar de maneiras especificas ao atravessar o mapa do jogo, que conta com espécies de puzzles a serem resolvidos que te abrirão caminhos.
Os monstros possuem ainda resistência e fraquezas aos tipos de ataques e seus atributos, os quais você poderá registrar em seu caderno e aprender a como lidar com eles.
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| Dicas e Acesibilidade
Seu level design é um pouco confuso e a câmera acaba atrapalhando sua visão, mas isso também ajuda a esconder certas coisas no mapa, como como certos itens, principalmente as salamandras que servirão para desbloquear novos movimentos, então fique atento e procure bem por todo os cantos do mapa.
Seus diálogos são projetados em balões e são bem cômicos, o que para o público brasileiro pode ser uma tristeza, pois eles não tem tradução, mas quem não tem problemas com isso, com certeza vai se divertir.
| Imagem

| Considerações Finais
O jogo possui um cenário 3D com câmera de rolagem lateral com uma adição de profundidade, mas seus personagens são 2D, bem caricaturados, com animações simples mas bem feitos, e isso tudo se torna uma mistura bem harmonizada. Sua trilha sonora lembra muito jogos mais antigos, e casam bem com cada área do mapa.
O jogo tem um nível de dificuldade moderado, levando em consideração que os embates com inimigos podem ser evitados caso necessário, tentando se desviar deles no mapa, de resto é pura exploração. No geral é um jogo bem feito, que tem como forte a aventura em si e a comédia.
| Avaliação
| História | |
| Visual | |
| Áudio | |
| Jogabilidade | |
| Diversão | 
| Outros Detalhes
| VISUAL | 2.5D | 
| MODO DE JOGO | SINGLE-PLAYER | 
| CONQUISTAS | 36 | 
| TIPO | AVENTURA | 
| TEMPO PARA 1000G | SEM ESTIMATIVA | 
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