No tutorial de hoje, vou te ensinar como fazer uma jangada que pode ser usada como base móvel de operações no jogo Ark: Survival Ascended. A jangada possui uma escotilha de mergulho, água potável, cama para teleporte, mapa e tudo o que você precisa para sobreviver no início do jogo. 

Tudo pode ser feito sem dinossauros, e eu já usei muito esse modelo para buscar o loot dos castores, teleportar em locais estratégicos, transportar meus dinos e craftar narcóticos longe da base. Este é um tutorial completo onde vou ensinar a replicar esse barco sem muitas dificuldades, usando medidas exatas que podem ser extraídas dentro do próprio jogo. Além disso, vou fornecer uma lista de todos os materiais e produtos que você precisará antes de começar a construção. 

Por fim, vou tentar te convencer de que o barco não é um item descartável, principalmente no modo PvE. Então, sem mais delongas, eu sou o Lemm e sejam todos muito bem-vindos ao Gamerscore Brasil.

  • Está sem Game Pass Ultimate? Então clique aqui e garanta já o seu com desconto.

Materiais 

A primeira coisa que você precisa fazer para ser eficiente durante essa jornada de construção é criar um armário para guardar todo o material antes de iniciar a produção de cada item que a gente vai usar na nossa embarcação. Cada armário tem a capacidade de armazenar 45 slots de itens de 100, totalizando 4500. A construção é dividida em 2 etapas. Na primeira etapa, construímos toda a estrutura inicial da embarcação, enquanto na segunda etapa adicionamos todos os itens que eu costumo chamar de “pra que isso?”. Esses são os itens que você coloca depois, sabe? Aquele item que quando você volta e olha pra ele fala: “Pra que isso, velho?” “Por que eu coloquei isso aqui?” Esses tipos de itens, a gente vai deixar pra depois. Então vamos focar agora em fazer a estrutura da Jangada. 

A boa notícia é que você precisa de apenas um armário, já que para fazer toda a estrutura inicial você vai precisar de 4988 materiais. Muitos desses materiais podem ser estocados em slots de mais de 100 unidades. Caso o local onde você esteja seja perigoso, eu sugiro que você faça logo a Jangada e migre para um lugar mais seguro chamado Ilha dos Herbívoros. Lá você poderá farmar tudo o que precisa, sem nenhuma interferência de predadores. Então, pode ir que é sucesso! 

Eu vou colocar aqui na imagem onde fica a ilha dos herbívoros. Para quem não conhece a rota mais segura para passar de barco, a missão é a seguinte: você vai criar o barco logo que puder e seguir essa rota para ir até os herbívoros. Somente no caso do lugar onde você está ser muito perigoso e não dá para farmar direito, beleza? Então, se você fizer essa migração, é só tirar o material gasto na criação da Jangada do total de materiais que vou te mostrar agora. 

A gente vai precisar de:

  • 2778 madeiras 
  • 1049 fibras 
  • 826 palhas 
  • 175 couros 
  • 160 pedras 

Depois que você juntar tudo isso num armário, basta construir as estruturas que vamos usar: 

  • 19 triânglinhos (É aquele quadradinho pequeno que a gente faz de um quarto de teto)
  • 6 tetos de madeira 
  • 1 teto de pedra 
  • 2 fundações de madeira 
  • 10 fundações triangulares 
  • 5 portas reforçadas (Aquela porta que usa pedra para construir)
  • 2 paredes triangulares 
  • 9 paredes normais de madeira 
  • 2 escadas 
  • 6 pilares 
  • 12 corrimão 
  • 5 bandeiras (Aquela Bandeira comum, a primeira que a gente aprende a fazer)
  • Se você não fez ainda, 1 Jangada 
  • Está sem Game Pass Ultimate? Então clique aqui e garanta já o seu com desconto.

Montagem da Jangada: Posicionamento Inicial 

Essa é a parte mais importante para montar o nosso barco. Se errarmos aqui galera, vai ficar meio troncho. Presta muita atenção nessa parte. 

  1. Posição Inicial:
  • Entre no barco como se fosse velejar. Basta olhar para ele e clicar para pilotar. 
  • Assim que você entrar, segure um objeto qualquer na mão, por exemplo, uma picareta 
  • Pressione para sair da pilotagem do barco e segure o botão de mirar. 
  • Observe se a cruzinha está apontando para o mastro. Se estiver apontando direitinho, significa que estamos na posição inicial correta. 
  1. Ajuste de Profundidade:
  • Agora, pegue um bloco de fundação de madeira na mão. 
  • Vá descendo a mira bem devagarzinho até que a parte superior do leme toque na parte superior da fundação de madeira. 
  • Quando eles se tocarem, encontramos a posição de profundidade desejada. 
  • Agora podemos colocar o nosso primeiro bloco. 

Montagem da Jangada: Posicionamento do Leme 

  1. Nesse momento, pare de mover a mira e troque para a visão livre em terceira pessoa. (Aquela visão onde é possível rotacionar toda a tela sob a perspectiva do personagem, sabe? Você olha para ele de fora).
  1. Assim que você estiver na visão livre em terceira pessoa, ajuste a posição do leme movendo-se apenas para a esquerda e para a direita até que o leme fique exatamente no meio desses dois pregos, bem no centro da fundação de madeira. 
  1. Agora, clique para adicionar o bloco, mas precisamos garantir que ele fique com altura baixa. 
  1. Clique uma vez e desça a mira o máximo que der. A posição da tela vai ficar bem estranha, mas não se preocupe, é normal. Depois que você desceu o máximo que pôde, clique novamente para confirmar a construção. 
  1. Agora pegue o teto de madeira. Coloque no modo escotilha pequena, que deixa um quadradinho oco no meio do teto. Clique logo atrás do leme. Você vai perceber que vai ficar perfeito ali, só o leme saindo do quadradinho oco. Isso é para você ter acesso a ele tranquilamente dentro do seu barco. 
  • Está sem Game Pass Ultimate? Então clique aqui e garanta já o seu com desconto.

Montagem da Jangada: Parte de Trás do Barco 

  1. A partir daqui pessoal, fica tudo mais fácil. Siga os passos abaixo: 
  • Adicione as 2 fundações ao lado daquele quadradinho onde está o leme (quadrado oco). 
  • Remova o primeiro quadrado que a gente criou, ou seja, a primeira fundação de madeira. 
  • Logo atrás do leme, coloque a escotilha de pedra. Basta pegar o quadradinho de pedra e mudar a opção até chegar em “escotilha” 
  1. Agora, em cada lado da escotilha, adicione mais 2 quadrados de madeira. 
  1. Pegue o quadradinho (um quarto de teto) troque para a variação de triângulo. 
  • Complete toda essa área que será a parte de trás do barco. 
  1. Depois de completar essa área, veja como vai ficar. É a parte do barco de trás. 
  • A base já está praticamente pronta. 
  • Agora vamos só separar para dividir aa sessão externa e a sessão interna. 
  • Coloque as paredes 
  1. Essa parede vai ficar assim: 
  • Agora temos a parte de trás do barco basicamente concluída 
  • Falta colocar só os corrimãos. A gente coloca todos os corrimãos de madeira e temos aqui nossa escotilha com uma área pra gente poder pousar ou então sair para olhar fora do barco, beleza, essa parte está concluída, escotilha feita, varandinha concluída, vamos seguir. 

Montagem da Jangada: Parte de Trás do Barco (conclusão) 

  1. Agora você vai voltar lá no leme da jangada e segurar no botão para ver as opções. É só ocultar a vela, pois vamos fazer a nossa própria vela, a vela padrão a gente vai tirar. 
  1. Veja só como vai ficar, vai ficar bem limpinho, e a vista vai ficar bem tranquila. 
  1. Nessa altura, a gente já terminou basicamente a parte principal. Se você olhar ali à esquerda, a gente tem o primordial da criação, né? Não pode deixar de fazer aquele alinhamento. 
  1. Aqui a gente fez a parte de trás com sucesso, eu coloquei essas 2 jogadas só para vocês terem uma noção da diferença que a gente deixou entre o início e o meio do nosso projeto. 

Montagem da Jangada: Bases Triangulares e Espaço para Subir no Barco 

  1. Beleza, agora a gente vai usar nossas bases triangulares. As fundações triangulares vão ser colocadas em toda a superfície do barco 
  1. Não esquece de deixar esse espacinho que eu vou mostrar para subir no barco. 
  1. Essa é a parte do barco exposta que é fundamental para você conseguir subir rapidamente no barco. 
  1. Às vezes você estaciona próximo de algum lugar perigoso e aí quer subir no barco rápido para não precisar correr até o leme. Você pode pegar um atalho clicando diretamente na parte do barco que deixamos exposta para tomar o controle dele. 
  1. Agora você vai completar com o teto triangular. Vai fechar com triangulozinho até formar uma ponta, afinando… Afinando… Vai ficar no formato de uma lança, como se fosse a ponta de uma flecha. Isso quer dizer que a gente já fez a base do barco, quase finalizando a primeira camada. 

20. A gente vai colocar agora todas as paredes. Não esquece de colocar as janelinhas pra ficar mais bonitinho é justamente nas janelas que vamos usar grande parte das portas. 

21. Depois você vai colocar a escadinha vertical para poder subir e finalizar o teto. Fazer o acabamento do teto.

22. Não esquece de colocar todos os corrimãos. E ali no finalzinho, na pontinha da pontinha, você vai colocar 2 triângulos, ok? A parede triangular. Uma encostada na outra e 2 corrimãos em cima. É um detalhezinho só para deixar bonitinho ali na ponta do barco. 

  • Está sem Game Pass Ultimate? Então clique aqui e garanta já o seu com desconto.

Montagem da Jangada: Adicionando os Mastros e a Vela 

  1. Vamos adicionar nossos mastros. Os pilares de madeira a gente vai colocar bem no meio do barco. Você vai perceber que eles vão ficar bem alinhados com a ponta do barco e também com o leme que a gente colocou lá atrás, graças àquela medida perfeita que colocamos a primeira fundação, lembra? 
  1. Vai fechando toda essa parte dos pilares. Precisamos da escada que está sobrando. Você vai colocar para subir em cima do mastro, para a gente poder fechar mais um pilar de cada lado do mastro e adicionar a vela. 
  1. A parte da vela é bem tranquila. Assim que subiu na escada vertical, você vai procurar o meio do mastro. É só clicar para colocar a vela. Você pode colocar naquela visão em terceira pessoa, se quiser, para poder ver melhor a rotação da bandeira. Assim ela fica bem alinhada com todo o mastro e aí as outras velas encaixam umas nas outras. É só você habilitar os Snap segurando Q/E. Coloque as 5 bandeiras como velas. Elas vão ficar perfeitamente alinhadas. Não esqueça de tirar a escada no final, porque essa escada originalmente vai ficar na escotilha para a gente poder sair debaixo da água entrando diretamente no barco. 

Agora vamos finalizar o acabamento colocando as portas. Você vai colocar as portas e depois as janelas. Lembra de rotacionar a janela para encaixar ela com a setinha para cima, que fica muito mais bonito a janela abrindo para cima, nesse estilo de barco. Outra coisa que eu gosto muito, acho que fica interessante, é colocar as portas para abrir para dentro. Basta você abrir a opção de menu ali onde tem todas as configurações da porta segurando o botão na porta e você vai ver que dá para selecionar se ela vai abrir sempre para fora, para dentro ou para ambos os lados. Eu gosto de deixar para dentro. Eu acho que fica mais elegante. Terminamos oficialmente a estrutura do barco. 

Montagem da Jangada: Decoração e Otimização de Espaço 

A partir daqui vocês podem brincar com a criatividade de vocês e colocar os móveis que quiserem. Eu vou sugerir aqui um tipo de configuração. Eu acho bonitinha e ao mesmo tempo fica bem utilizável, viu? Tem a questão da cama, tem um mapa, tem coisa para guardar, e aí tem um lugar para você fazer sua comida e para fazer os narcóticos necessários. E a partir daqui é meio que um conteúdo opcional, mas vamos embora que tem muita coisa pra ver ainda. 

  • Está sem Game Pass Ultimate? Então clique aqui e garanta já o seu com desconto.

Antes que eu esqueça, vocês sabem que existe um limite máximo de estruturas que podemos colocar em cima do barco, não é? Então tem algumas formas de economizar espaço.  

Você pode economizar espaço tirando um pilar ou reduzindo o número de janelas. E aí vocês podem brincar com isso, mas originalmente eu sempre deixo com essas janelas e pilares.  

Adicione as coisas mais básicas: armários. Então, minha configuração de armário para esse barco, eu sugiro 2 armários e uma caixinha de madeira. “Mas a caixinha tem menos espaço Lemm“. Tem, mas fica mais bonito! E aí eu coloco essa caixinha para colocar em cima o negócio para fazer o narcótico! Coloque a fogueira também. O mapa eu costumo colocar à esquerda. E eu também não deixo de colocar a cama. Eu acho superimportante uma caminha para a gente poder teleportar, se necessário. Dá para guardar os itens no armário e teleportar. Lembra que o teleporte te leva NU! 

Eu gosto de colocar também uma caixa d’água em cima. A famosa WATER TANK. Ela enche com a própria humidade do mapa. Vai sempre gerando água e aí você pode beber água do seu cantil e ele já é recarregado dentro da própria jangada. Isso é bem interessante. Eu gosto bastante e fica bonitinho também, né? 

Não esqueça de deixar um banquinho para quando você estiver transportando alguém. Porque assim, Ark tem muito bug. Então você tem que prestar atenção. Quando vai transportar alguém, peça que sente, porque às vezes o cara teleporta para fora da jangada. Eu costumo colocar esse banquinho aqui na frente e alinhado nessa linha do triânglinho da frente do barco. 

Falta a gente colocar a última escadinha, que é a escada da escotilha. Eu costumo colocar aqui na parte de trás da escotilha. Você pode brincar, pode colocar em várias posições do barco, pode ficar à vontade, mas é importante ter essa escada para que seus amigos, que não sejam da tribo, possam subir no barco pela escotilha, tá certo?  

Outra coisa que eu queria destacar, eu mencionei anteriormente que a gente tem um atalho na lateral do barco. Aquele espaço que eu deixei nas laterais é para você subir no barco diretamente para o leme em caso de fuga. Então fica a dica aí, essa parte também funciona para levar dinossauros quando eles estão bugados e não conseguem ficar em cima do barco. Algumas vezes você joga o castor no barco, ele escorrega. Coisa de bug do próprio jogo. Mas aí ele cai nessa parte que eu deixei ali cortado. Justamente é ali que ele fica preso e você consegue deslocá-lo. Tanto serve como um atalho como anti-bug. 

Por fim, galera, vamos conversar um pouquinho aqui sobre usar o barco, tá? Eu tenho alguns pensamentos e assim, a maioria do meu uso do barco foi no PvE num servidor 1x hardcore. Então tudo que eu vou falar aqui se aplica a essa experiência, tá certo? Eu usei muito esse barco e ainda uso hoje como base móvel. 

Primeiro porque é possível teleportar, né? A gente pode usar a cama dele para teleportar, então eu deixo um kit de roupa, todos os equipamentos que eu preciso dentro do armário e aí eu posso teleportar entre ele e minha base. E aí, pra que isso? Geralmente eu estou fazendo algum tame, então às vezes eu preciso verificar se tem algum kibble bom, esse tipo de coisa, e eu posso também fabricar os narcóticos enquanto eu estou fazendo tame. É muito comum ir até o barco fabricar os narcóticos e voltar para o tame. Além disso, eu guardo itens quando eu estou pesado, isso é uma coisa muito positiva. Eu estaciono meus dinos, principalmente os aéreos e recém-tamados. Eles veem para a minha base no barco. Eu também gosto de colocar minhas montarias aéreas no barco porque eu posso parar o barco próximo de um lugar que eu vou explorar e usar a montaria até ela ficar pesada , depois guardar os itens no barco e sair com a montaria de novo. Se eu precisar de lugar para fazer logoff de emergência, tranquilo, tem cama. Eu posso fechar tudo e dormir no barco também. Esse barco serve como proteção contra dinos voadores. Lembra que tem aquele pássaro chato do capeta do começo do jogo? Se você deixar tudo fechadinho, ele não vai encher o seu saco, não vai te atacar. 

Eu também usei muito, mas muito mesmo, para mergulhar em rios, para pegar itens e pescar, além de pegar o loot do castor. Deixava a escotilha traseira do barco bem perto do loot, pegava e já subia no barco. 

  • Está sem Game Pass Ultimate? Então clique aqui e garanta já o seu com desconto.

Então esses são os principais motivos práticos de porque ter um barco. Também existe o motivo psicológico, o role-playing de você ter uma embarcação. Ela é muito bonita para você velejar. Você pode passear com ela, pode levar seus amigos, essa parte é muito bacana. Eu espero ter te convencido a ter esse barco. Espero que você tenha gostado do tutorial, porque deu muito trabalho para fazer, mas foi feito com muito amor, porque eu sou fã do game e gosto muito de compartilhar conhecimento com vocês. 

Então por favor não se esquece de me seguir nas redes sociais http://clubeculturagamer.com , de curtir e comenta aí embaixo se você deixou o barco exatamente como eu falei aqui. Se você mudou, o que é que você mudou? O que que você achou legal? O que é que poderia melhorar? Vamos bater um papo. Não esquece que a gente tem um servidor hardcore do CCG público, nos encontramos para jogar lá. Grande abraço, até a próxima. 

Se prefere acompanhar em vídeo, não esqueça de ir no canal do Lemm no YouTube.

  • Está sem Game Pass Ultimate? Então clique aqui e garanta já o seu com desconto.

Não deixe também de conferir todas as promoções que estão rolando na Xbox Live acessando nosso link de ofertas. E se você estiver querendo acessar os jogos do catálogo do Game Pass e sua assinatura estiver acabado não se desespere, você pode renovar seu Xbox Game Pass Ultimate usando esse link com desconto.

Autor

  • Lemm

    Sou ex-engenheiro de software, fundador do Clube Cultura Gamer (CCG), e narrador de tabletop RPG de horror. Amo os jogos eletrônicos desde 1997. Me considero um Sommelier de Games. Sou apaixonado por detalhes, histórias e mecânicas. Adoro debates fundamentados. Dou preferência a games sandbox, colony management sim, co-op, survivor e RPG. Também gosto de conversar sobre investimentos, política e a rotina da vida. Aperta o PLAY!

    View all posts