Fala clube, beleza? A entrada de Grounded em todas as plataformas marcando a quebra de exclusividade do título me motivou a fazer esse conteúdo para todos os gamers que ainda não dominam completamente as principais mecânicas do jogo. Vamos explorar juntos tudo que você precisa saber para dominar o pequeno grande jardim e seus perigos. 

Entenda as propriedades ocultas das armaduras e suas atualizações, os tipos de armas e seus “encantamentos”, os bônus recebidos ao domesticar animais, como usar as fraquezas e vantagens dos monstros ao seu favor, a importância da tirolesa, o uso das missões para o desbloqueio de novas receitas de crafting, poções, e os bônus concebidos por bases bem aconchegantes. 

Eu sou o Lemm, e hoje estou aqui para te ajudar a se tornar o rei do jardim com tudo que você precisa saber para masterizar o jogo. Então já compartilha com a galera do Grounded, coloca o site nos favoritos para não se tornar mais um adolescente desaparecido de Brookhollow e seja muito bem-vindo. Então vamos ao tutorial?

Não deixem de conferir também o vídeo do YouTube, que pode ser acessado logo abaixo. Se caiu aqui por acidente, confira o começo do tutorial clicando aqui.

| Aconchego (coziness)

Como tocamos no assunto de buff no tutorial passado, então você também precisa saber que ao mobiliar a sua casa o sistema de aconchego ou “coziness” é ativado. Uma barrinha vai aparecer bem ali na lateral mostrando o nível atual da sua base. Esse nível pode variar de 1 a 5 e através dele diversas vantagens são desbloqueadas. 

Um nível alto de aconchego também proporciona um buff bem interessante. Ao dormir em um lugar bem aconchegante, a taxa de sede e fome são reduzidas permanentemente até o próximo descanso. 

A dica é: assim que escolher onde vai morar, não deixe de gastar tempo melhorando a sua casa. Primeiramente porque haverá ataque de monstros e quanto mais forte for a estrutura da sua base, menor vai ser o impacto do ataque. Outro ponto importante é que uma casa com coziness alto te trará vantagens enquanto estiver nas proximidades. 

Alguns marcos dão novos buffs que se acumulam. O nível 1 de aconhego (coziness) diminui a taxa de fome, o nível 2 diminui a taxa de sede e no nível 4 você passará a receber uma cura passiva! Essa é uma mecânica que não fica muito clara no começo e que pode fazer muita diferença no início do jogo economizando recursos como comida, água e bandagens. Sempre que for construir um item novo, você pode ver o bônus de coziness na barrinha que fica abaixo da integridade da estrutura. 

| Armaduras

Uma mecânica geralmente descoberta depois de gastar recursos valiosos entra justamente no midgame e quando a percebemos o prejuízo já está feito. Acontece que toda armadura pode ser melhorada até o nível 9. Quando chega ao nível 6, você tem a opção de escolher um efeito elegante, que nada mais é do que um bônus fixo associado àquela peça de armadura. O problema é que os minérios necessários para melhorar equipamentos são finitos. Só bem pra frente do jogo é que você será capaz de melhorar as suas armaduras utilizando partes de criaturas, daí pode ocorrer que esses recursos finitos do início do jogo sejam gastos melhorando armaduras que não serão utilizadas. 

Outro ponto importante é ficar ligado no bônus de conjunto de armadura. Cada conjunto possui um bônus que fica ativo quando você equipa o capacete, peitoral e caneleira de um mesmo tipo de armadura. Através desse link você pode ver todos os bônus de armadura e os efeitos elegantes desbloqueados ao chegar ao nível 6 de upgrade. 

Lembre-se que não existe uma armadura ideal para todas as situações. Tudo depende de como você gosta de jogar. Por exemplo, eu gosto de jogar majoritariamente com armaduras leves porque priorizo o uso de arco e armas que consomem bastante estamina. Essa categoria de armadura consome menos estamina para executar ações sacrificando a redução de dano. 

Então tenha em mente o seguinte:

  • Todas as armaduras leves possuem 10% de resistência e 5% de consumo extra de estamina. O que varia em toda armadura é a defesa de cada peça. Essa defesa você pode consultar no link que citei anteriormente. 
  • Uma armadura média possui resistência de 20% e 15% de consumo extra de estamina. 
  • Uma armadura pesada possui 30% de resistência e 25% de consumo extra de estamina. 

Essa é a fórmula do cálculo de dano recebido para vocês brincarem um pouco. Através dela é possível comparar suas armaduras mais facilmente. 

(Dano – Defesa * Modificadores_de_Upgrade) * Resistência = Dano_Recebido 

Pra concluir vou falar das armaduras que mais gosto dentro de cada categoria, leve, média e pesada respectivamente: 

  • Começando com a Armadura de Abelha: o efeito elegante concede 50% de chance de diminuir a velocidade dos alvos em 20% por 5 segundos quando atinge um alvo com ataque a distância. O efeito do conjunto proporciona aos ataques à distância uma chance de 25% de liberar uma nuvem de pólen que causa 5 de atordoamento.
  • Armadura de Formiga de Fogo: o efeito elegante aumenta o dano do jogador baseado em ácido em 10%. O conjunto faz com que ataques corpo-a-corpo tenham 10% de chance de lançar uma explosão ácida adicional que causa 25 de dano extra e pode acertar alvos a qualquer distância. O dano ácido ignora a defesa inimiga e todas as resistências. 
  • Armadura de Joaninha: o efeito elegante aumenta a eficácia da cura no jogador. O efeito do conjunto da armadura dá 50% de chance de aplicar regeneração de saúde temporariamente ao bloquear um ataque, curando 1 saúde a cada 2 segundos por 20 segundos. 

Vou parar por aqui se não a gente vai ficar falando de armadura para sempre. Eu realmente aconselho que você dê uma navegada no link de armaduras e consulte os seus efeitos para decidir quais peças você irá melhorar primeiro no jogo. 

  • Está sem Game Pass Ultimate? Então clique aqui e garanta já o seu com desconto.

| Armas

Na minha opinião é que justamente nas armas está o brilho do combate de Grounded. Cada arma possui um tipo de dano e é possível realizar melhorias que adicionam propriedades, bem naquela pegada de encantamento de fogo, gelo etc, que tem na maioria dos RPGs. 

A dica é: antes de iniciar uma caçada tenha em mente quais bichos pretende enfrentar, já que suas fraquezas podem proporcionar um aumento de dano de 50% e 25%! Você precisa inspecionar os insetos utilizando a função de binóculo para descobrir as forças e fraquezas deles. Vou deixar o link com a lista de todas as criaturas do jogo pra você ver o bônus recebido para cada fraqueza.

Atualmente não fica explicito no menu de criaturas do jogo quantos % a mais de dano você vai causar ao explorar uma fraqueza do seu oponente. 

Assim como no caso das armaduras, os minérios utilizados para a atualização das armas são finitos, mas ao progredir no jogo, você será capaz de melhorar suas armas usando partes de insetos mais fortes. 

Os tipos de dano atuais são: esmagamento, cortante, esfaqueamento, estocada, choque, queimadura, explosivo e genérico.

As propriedades de dano são: fresco, salgado, picante, azedo e poderoso. Flechas também podem possuir propriedades de dano. 

A grande verdade é que o tipo de dano vai fazer diferença mesmo a partir das áreas onde existem criaturas Tier III, então você pode testar vários encantamentos diferentes já que efetivamente você será capaz de melhorar suas armas no futuro através de partes de criaturas. Evite fazer esses testes caso não goste de farmar recursos no late game. 

Outra coisa que pode confundir bastante são as mutações, vantagens que você desbloqueia ao jogar com determinada arma ou através de eventos específicos. As mutações não são claras quanto às armas que elas aplicam melhorias. Por exemplo, a mutação de bárbaro se aplica para as armas do tipo clavas. Muitas vezes um jogador iniciante ficará em dúvida sobre quais armas são consideradas desse tipo. Para descobrir quais armas se aplicam para quais mutações, também vou deixar um link para consulta de mutações. Lembre-se que todos esses links estão em inglês, mas você pode mudar no menu do jogo o idioma rapidamente sem precisar fechar o game para poder ver o nome em inglês de alguma mutação ou item que tem dúvida. 

Ah! Grande parte das mutações de armas são desbloqueadas ao derrotar monstros, então priorize usar as armas que mais gosta no começo do jogo. 

Por fim, uma dica que é meio que um consenso na comunidade é que logo após você desbloquear o crafting de bomba, você deve criar uma e ir atrás da arma Tier III Batedor de Beliscada.

| Tipo de Dano das Criaturas 

Assim como nossas armas têm tipo de dano, os ataques das criaturas também possuem um tipo de dano ou até uma propriedade como ácido por exemplo. Saber disso é importante porque você irá desbloquear algumas mutações que podem te ajudar muito em lutas contra insetos mais poderosos. No mesmo link que apresentei anteriormente você pode consultar o tipo de dano infligido por uma criatura. Então se sentir dificuldades para derrotar alguma coisa, lembre-se de chegar qual tipo de dano está recebendo e quais mutações podem te favorecer. 

Vou citar algumas mutações que fazem muita diferença quando pensamos na resiliência do nosso personagem. 

  • Escudo de Carne: Aumenta o seu HP máximo em 50. Pode ser desbloqueada no computador do BURGL. 
  • Defesa Fresca: Aumenta a resistência a gás e queimadura em até 50%. Aumenta a redução da taxa de chiado em até 75%. Para quem não sabe, chiado é aquela barrinha de calor que aparece quando estamos em ambiente extremamente quentes. 
  • Segurança Picante: Reduz os danos causados por ataques de esmagamento e facada em até 50%. 
  • Fulmigação: Aumenta o dano causado à Formiga Negra, Formigas de Fogo e Formigas Vermelhas em até 25%. Na fase três aumenta a resistência a danos às Formigas Negras, Formigas de Fogo e Formigas Vermelhas em 10%. 
  • Mitridização: Aumenta a resistência a envenenamento em até 75%. 
  • Propina Coorporativa: Os ataques bloqueados têm 5% de chance de desencadear um efeito que fará com que todos os ataques corpo a corpo reponham a vida do personagem igual à quantidade de dano que ele causar por 5 segundos. 

Então para resumir a dica: se sentiu dificuldade ao lutar contra um inseto, não deixe de acessar os detalhes do dano infligido. Depois de entender que tipo de dano o seu oponente causa, fica fácil de contra-atacar qualquer vantagem dele escolhendo uma mutação adequada nesse link

| Conclusão

Se você chegou até aqui eu só agradeço, e se chegou direto na Parte 3 você por ir para o começo do tutorial clicando aqui! Esse jogo foi uma experiência survivor maravilhosa e esse conteúdo é muito mais que um tutorial, é um tributo ao título. Com essas dicas você vai poder aproveitar tudo que o game tem a oferecer. Lembre-se de jogar com calma, sem apressar o zeramento e explorar cada colecionável, caverna e eventos minuciosamente. Se gostou do conteúdo e quer de alguma forma interagir comigo, não esquece de acessar minhas redes sociais aqui.

| IMAGENS

  • Perdeu as notícias da semana passada? Então confira tudo que rolou no Resumo da Semana!

| Avaliação

História
Visual
Áudio
Jogabilidade
Diversão

| Outros Detalhes

VISUALTERCEIRA PESSOA
MODO DE JOGOMULTIPLAYER
CONQUISTAS41
TIPOAÇÃO / AVENTURA
TEMPO PARA 1000G200-250 HORAS

| Loja

Se achou esse jogo interessante, aqui tem os links para as lojas parceiras.


Não deixe também de conferir todas as promoções que estão rolando na Xbox Live acessando nosso link de ofertas. E se você estiver querendo acessar os jogos do catálogo do Game Pass e sua assinatura estiver acabado não se desespere, você pode renovar seu Xbox Game Pass Ultimate usando esse link com desconto.

Autor

  • Lemm

    Sou ex-engenheiro de software, fundador do Clube Cultura Gamer (CCG), e narrador de tabletop RPG de horror. Amo os jogos eletrônicos desde 1997. Me considero um Sommelier de Games. Sou apaixonado por detalhes, histórias e mecânicas. Adoro debates fundamentados. Dou preferência a games sandbox, colony management sim, co-op, survivor e RPG. Também gosto de conversar sobre investimentos, política e a rotina da vida. Aperta o PLAY!

    View all posts