Fala clube, beleza? A entrada de Grounded em todas as plataformas marcando a quebra de exclusividade do título me motivou a fazer esse conteúdo para todos os gamers que ainda não dominam completamente as principais mecânicas do jogo. Vamos explorar juntos tudo que você precisa saber para dominar o pequeno grande jardim e seus perigos. 

Entenda as propriedades ocultas das armaduras e suas atualizações, os tipos de armas e seus “encantamentos”, os bônus recebidos ao domesticar animais, como usar as fraquezas e vantagens dos monstros ao seu favor, a importância da tirolesa, o uso das missões para o desbloqueio de novas receitas de crafting, poções, e os bônus concebidos por bases bem aconchegantes. 

Eu sou o Lemm, e hoje estou aqui para te ajudar a se tornar o rei do jardim com tudo que você precisa saber para masterizar o jogo. Então já compartilha com a galera do Grounded, coloca o site nos favoritos para não se tornar mais um adolescente desaparecido de Brookhollow e seja muito bem-vindo. Então vamos a Parte 1 do tutorial?

Não deixem de conferir também o vídeo do YouTube, que pode ser acessado logo abaixo. E se já leu este artigo pode acessar a Parte 2 do tutorial.

| Analisar Objetos 

Diferente da maioria dos jogos de sobrevivência, Grounded é um jogo que te dá a possibilidade de ser guiado através de quests, eventos e level design extremamente fechadinho. A maioria das receitas de crafting são desbloqueadas quando o jogador analisa os objetos que encontra pelo mundo, incluindo grama e talos que são segurados na mão e não aparecem na mochila do personagem. 

Isso quer dizer que as áreas que você explorou determina o que você pode produzir inicialmente, já que as receitas são liberadas pelos objetos dropados dos bichos de cada região. O jogo possui uma progressão de level um pouco diferente da de outros títulos de sobrevivência, onde à medida que você executa tarefas ganha experiência e desbloqueia receitas. Aqui existem estações de pesquisa espalhadas pelo mapa e você pode escanear um item para ganhar experiência desvendando receitas associadas a esse item.

A experiência acumulada faz com que você desbloqueie conjuntos de receitas que estão organizadas em categorias. Essas categorias podem ser consultadas no próprio scanner de objetos. Porém você não precisa upar para desbloquear as receitas. Atingir um novo level só vai liberar receitas que por acaso você ainda não descobriu, porém em muitos casos você já terá desbloqueado grande parte dos craftings sem precisar upar. O up é mais um incentivo do que uma necessidade. 

Então a dica é: fique atento ao pegar um item. É bom observar a lateral direita da tela porque quando você colher um objeto novo, um alerta aparecerá. Todo objeto novo será marcado no menu de criação com uma exclamação. Lá você pode ver os detalhes do objeto e as receitas que você já conhece que utilizam esse componente. Basicamente você precisa analisar tudo que pegar se quiser evoluir rapidamente no jogo. Lembre-se também que se algo não foi analisado, aparecerá na mochila com uma exclamação. A experiência recebida ao analisar um objeto varia de acordo com a raridade dele.

Outra dica para ter acesso a receitas mais avançadas no começo do jogo, é utilizar o ambiente ao seu favor. Muitas vezes você terá a oportunidades de dissecar um monstro mais forte simplesmente porque ele está lutando com um inseto inimigo ou morreu para condições do ambiente como gás venenoso. Fique sempre atendo ao perambular pelo mapa para não perder a oportunidade de derrotar um inseto mais forte ferido ou colher seus itens caso ele já tenha sido abatido.  

| Quests Diárias e Desbloqueio de Receitas

Ainda falando sobre receitas, ao concluir a primeira quest do carvalho o jogador desbloqueia as tarefas do BURG.L . A partir daí é possível acessar um computador de missões presente em todas as estações de pesquisa. O legal dessas missões é que você não precisa ativá-las para poder concluí-las. Quando você fizer alguma tarefa, a recompensa chegará independentemente se você ativou o rastreio da missão ou não. 

Esse computador serve para comprar novas receitas usando como moeda de troca um recurso chamado ciência pura. Esse recurso pode ser obtido através da exploração do mapa, não tem erro, se você ver uma bolinha roxa flutuando, é só pegar. Outra forma de adquirir ciência pura é justamente executando as missões do BURG.L. Ao completar 20 missões, você também desbloqueia missões diárias. As missões diárias são diferentes das missões de progressão, você precisa efetivamente ativá-las no computador para poder receber as recompensas.  

Não apresse o jogo querendo avançar a história sem antes desbloquear todas as receitas disponíveis no computador. Se você fizer isso vai acabar finalizando o jogo sem aproveitar tudo que ele tem a oferecer. Muitos cosméticos, mutações e itens interessantes são desbloqueados justamente através da ciência pura. Eu aconselho que você faça frequentemente as missões diárias enquanto explora as missões de progressão, principalmente se for um jogador novato. 

Se você for veterano, respire fundo, acalme seu coração e tente apreciar um pouco o processo de desbloqueio dessas receitas antes de avançar na coleta dos chips principais. Isso vai te deixar muito mais preparado para lutar contra os bosses além de te dar a oportunidade de seguir uma progressão mais orgânica e divertida. 

A dica é: Sempre desbloqueie primeiro as receitas que otimizam o seu SCARB e faça as missões diárias. Para quem não conhece, o SCARB é um equipamento de pulso que monitora o personagem e tem a capacidade de detectar recursos importantes, como ciência pura e dentes que são utilizados para melhorarias. Acontece que você vai passar por alguns pontos do mapa poucas vezes e sem esse recurso habilitado é muito provável que você deixe de coletar algo importante. 

Enquanto você transita pelo mapa, fique ligado na barrinha posicionada na lateral esquerda inferior da tela. Um aviso sonoro vai disparar o seu scanner e através dessa barrinha você consegue perceber se está longe ou perto de um recurso importante. Vale muito a pena investir um tempo investigando a posição de um recurso, passagens secretas e locais escondidos podem ser descobertos. Muitos pontos do mapa escondem segredos que só os jogadores mais curiosos terão acesso. É muito comum seguir o game e perder essa experiência única de exploração. 

  • Está sem Game Pass Ultimate? Então clique aqui e garanta já o seu com desconto.

| Buscar Recursos e Bandeiras

Ainda sobre exploração, você vai notar que muitos recursos minerais não podem ser extraídos pela falta de uma ferramenta adequada. Diferente da maioria dos outros recursos, os minérios que utilizamos para melhorar nossas armas e armaduras não podem ser escaneados e marcados no mapa através do detector de recursos que você desbloqueará ao avançar a campanha, então é melhor sempre marcar esses minerais manualmente com uma bandeira para assim que você tiver acesso à ferramenta necessária retornar até o ponto de extração. 

A dica é: Se você encontrar recursos minerais que não podem ser extraídos no momento, marque-os com uma bandeira para poder retornar mais tarde já que esses recursos não são detectados no rastreador de recursos. Falando no rastreador, caso você esteja com muita dificuldade de encontrar materiais desejados, então aconselho que siga a quest principal até a liberação dessa tecnologia.

Assim como o computador do BURGL, você terá acesso a um terminal nas estações de pesquisa capaz de marcar qualquer recurso no mapa logo após terminar a quest que recuperar o primeiro chip de memória. 

A última observação sobre recursos é que todos os minerais são finitos e não dão respaw no mapa. Alguns fragmentos de doces também param de aparecer naquelas caixinhas de tic-tac, mas sempre reaparecerão em dungeons e locais de escavação. 

| Conclusão

Se você chegou até aqui eu só agradeço, e não percam a Parte 2 do tutorial! Esse jogo foi uma experiência survivor maravilhosa e esse conteúdo é muito mais que um tutorial, é um tributo ao título. Com essas dicas você vai poder aproveitar tudo que o game tem a oferecer. Lembre-se de jogar com calma, sem apressar o zeramento e explorar cada colecionável, caverna e eventos minuciosamente. Se gostou do conteúdo e quer de alguma forma interagir comigo, não esquece de acessar minhas redes sociais aqui

| IMAGENS

  • Perdeu as notícias da semana passada? Então confira tudo que rolou no Resumo da Semana!

| Avaliação

História
Visual
Áudio
Jogabilidade
Diversão

| Outros Detalhes

VISUALTERCEIRA PESSOA
MODO DE JOGOMULTIPLAYER
CONQUISTAS41
TIPOAÇÃO / AVENTURA
TEMPO PARA 100%200-250 HORAS

| Loja

Se achou esse jogo interessante, aqui tem os links para as lojas parceiras.


Não deixe também de conferir todas as promoções que estão rolando na Xbox Live acessando nosso link de ofertas. E se você estiver querendo acessar os jogos do catálogo do Game Pass e sua assinatura estiver acabado não se desespere, você pode renovar seu Xbox Game Pass Ultimate usando esse link com desconto.

Autor

  • Lemm

    Sou ex-engenheiro de software, fundador do Clube Cultura Gamer (CCG), e narrador de tabletop RPG de horror. Amo os jogos eletrônicos desde 1997. Me considero um Sommelier de Games. Sou apaixonado por detalhes, histórias e mecânicas. Adoro debates fundamentados. Dou preferência a games sandbox, colony management sim, co-op, survivor e RPG. Também gosto de conversar sobre investimentos, política e a rotina da vida. Aperta o PLAY!

    View all posts