Bom dia a todos e bem vindos para esse flash-review do jogo Children of Morta, um jogo de ação e aventura desenvolvido pela Dead Mage e publicado pela 11 bit studios. O jogo fazia parte do Xbox Game Pass, mas recentemente saiu do serviço. Confira a Sinopse:

Children of Morta é um RPG de ação que possui uma abordagem rogue-lite em relação ao desenvolvimento de personagens, no qual você não só desempenha o papel de um personagem, mas de toda uma família extraordinária de heróis. Elimine hordas de inimigos em masmorras, cavernas e terras geradas de forma procedural e guie a família Bergson, com seus defeitos e qualidades, no combate à Corrupção iminente.

  • Está sem Game Pass Ultimate? Então clique aqui e garanta já o seu com desconto.

Dito isso, vamos começar?

| O JOGO

Children of Morta é um daqueles jogos que sempre vejo todo mundo que jogou falando bem. Estava no meu infinito backlog já há muito tempo, mas por ser um roguelike, gênero que não sou particularmente fã, eu nunca iniciava o jogo. Com o anúncio da saída do jogo do Game pass, era agora ou nunca, ou descobria porque todo mundo elogia esse jogo ou ia morrer sem saber.

| HISTÓRIA

Seus personagens aqui são os membros da família Bergson. O jogo inicia com dois deles disponíveis e conforme você avança, outros vão sendo liberados, até chegar a um total de 6 personagens (e mais um extra adicionado depois, mas não é necessário jogar com esse para nenhuma das conquistas do jogo).

Quando comecei o jogo, a primeira coisa que me chamou atenção foi o enredo. São inúmeras pequenas cutscenes entre uma tentativa e outra, avançando a história. A quantidade de eventos nas fases também é excelente, tudo muito bem balanceado pro total de tentativas que precisei para avançar, o jogo nunca ficou enfadonho até o final, onde realmente só me faltou um farm de nível dos personagens e dinheiro para duas conquistas. Tudo no jogo é extremamente polido, da arte ao gameplay e história, ele é um indie de dar inveja em muito jogo grande por aí.

| GAMEPLAY

O jogo como já falei é um roguelike, mas diferente da fama que jogos desse estilo recebem, Children of Morta não te pune em excesso. Para começar o jogo é dividido em pequenas fases, cada uma com um chefe no final. Passou uma dessas fases? Ótimo, você não precisa repetir ela se morrer! Você não vai passar todas as fases na primeira tentativa, existe sim a repetição dos roguelikes aqui, principalmente no começo. Eu demorei para engrenar e começar a passar as primeiras fases, mas não é algo exagerado, já que você não volta do começo do jogo sempre como em outros títulos.

Depois de avançar um pouco no jogo e ter alguns membros da família disponíveis, o jogo introduz uma mecânica de cansaço nos personagens. É uma forma de te forçar a trocar um pouco de personagem e não ficar sempre jogando com o mesmo. Como tudo nesse jogo, essa mecânica também não é algo excepcionalmente punitivo, eu só alternava entre os meus dois personagens favoritos por exemplo e não tive problemas.

Aliás, falando em personagens, uma coisa que você logo percebe é que personagens de longa distância tem muito mais facilidade no jogo do que os lutadores corpo a corpo. A minha dica aqui é para que você a princípio use a arqueira, mas assim que desbloquear a maga de fogo, comece a evoluí-la e rapidamente verá como ela é devastadora, com habilidades fortíssimas e somente um ponto negativo para tentar balancear o seu poder muito acima da média (ela não se movimenta enquanto ataca).

| CONSIDERAÇÕES FINAIS

Children of Morta é um excelente título de entrada no gênero dos roguelikes. A progressão em pequenas fases, a quantidade excelente de novidades constantes e a dificuldade não punitiva faz desse um excelente título de entrada no gênero.

Infelizmente o jogo saiu do Game Pass faz um tempo e quem quiser experimentar agora vai ter que comprá-lo, mas duvido que se arrependa disso. A qualidade do jogo e a sua duração (20 a 30 horas) aliados ao preço razoável fazem valer a pena a compra, principalmente para quem quer experimentar o seu primeiro roguelike.

| IMAGENS

  • Children of Morta
  • Children of Morta
  • Children of Morta
INFORMAÇÃO DESCRIÇÃO
Visual Câmera Aérea / Isométrico
Modo de jogo Single-player, Co-op Local
Conexão necessária Não
Estimativa para 1000G 20 a 25 horas
Número de Conquistas 45
Tipo RPG de Ação / Roguelike

Não deixe também de conferir todas as promoções que estão rolando na Xbox Live acessando nosso link de ofertas. E se você estiver querendo acessar os jogos do catálogo do Game Pass e sua assinatura estiver acabado não se desespere, você pode renovar seu Xbox Game Pass Ultimate usando esse link com desconto.

Autor

  • SiegfriedX

    Maior gamerscore do Brasil! Completacionista de jogos que curte todos os tipos e estilos de games e ama completá-los. Nas horas vagas escreve uns mini-reviews no Twitter, que também são publicados por aqui de vez em quando.