Bom dia, boa tarde, boa noite e “bora” para mais uma análise. O jogo da vez é baseado no bom e velho xadrez, onde teremos que abusar da estratégia para resolver os desafiantes quebra-cabeças. O game Chessarama foi lançado dia 5 de dezembro de 2023 e foi desenvolvido e distribuído pelo estúdio brasileiro Minimol Games, um jogo de um estúdio “Brazuca” que tem como CEO Raphael Dias, que é PhD em Física pela Universidade Federal Fluminense.

| Trailer

Chessarama traz 9 modos de jogo, sendo 8 jogos originais, cada um com objetivos diferentes, mas usando as peças de xadrez e seus respectivos movimentos nos desafios.

| Jogabilidade

Achei legal a ideia de popularizar as peças do xadrez em novos ambientes. Além do tutorial, as opções de movimento são indicadas, fazendo até quem nunca jogou xadrez tentar vencer os quebra-cabeças.

A parte visual é interessante, mas muitas vezes temos que mexer no ângulo da câmera para melhor poder identificar qual peça temos que mover. O áudio possui um estilo relaxante, o que particularmente não me agrada muito.

Inicialmente só temos acesso ao jogo Farm Live e conforme solucionamos os puzzles ganhamos XP e vamos liberando novos modos jogos.

  • Está sem Game Pass Ultimate? Então clique aqui e garanta já o seu com desconto.

| Modos de Jogos

Temos 9 modos de jogo divididos em 4 opções de campanha, cada uma com 4 opções de batalhas e, para surpresa de 0 gamers, temos a clássica partida de Xadrez. Conforme você vai evoluindo nos outros modos do game você destrava linda peças temáticas que podem ser usadas no jogo.

Na campanha temos o modo Farm Live, e não há lugar melhor para usar os movimentos do cavalo. Nesse puzzle o objetivo é mover o cavalo sobre espaços arados para torná-los cultivados. Em Farm Life são 24 fases e 25 desafios, esses desafios estão em algumas fases e tem objetivos adicionais variados simplesmente para deixar os puzzles um pouquinho mais dificeis. A parte boa é que quando completamos esses desafios ganhamos bastante XP.

O Street Soccer é outro modo de jogo na Campanha. Nesse puzzle o objetivo é fazer o gol posicionando de forma estratégica as diferentes peças de xadrez. É nosso futebol arte em outro patamar. São 22 fases e 24 desafios para enfrentar.

Lady Ronin tem como objetivo eliminar o Shogun e possui abientação do Japão feudal, mas primeiramente tem que acabar com sua guarda pessoal, isso é um trabalho para peça mais poderosa do xadrez. A rainha vai descer o cacete em quem estiver pela frente com direito a golpes aéreos. Nesse modo de jogo temos 32 fases e 34 desafios.

Dragon Slayers, que traz um ambiente medieval, é o último modo de jogo das Campanhas. Achei esse puzzle o mais complexo, sendo o objetivo principal levar o Peão até o coração, onde sua estratégia é colocada à prova em todo final de turno. Para as peças não pegarem fogo seu grupo de peças tem que estar se protegendo e se Peão estiver desprotegido é game over. Dragon Slayers está dividido em 30 fases e temos 31 desafios.

Nas Batalhas temos 4 modos com uma temática igual a das Campanhas, cada uma delas tem apenas 5 desafios a serem vencidos e podemos escolher entre os 5 níveis de dificuldade. O nome dos modos são Knight Supreme, Soccer Chess, Last Stand e Pawn Mania.

| Idiomas e Conquistas

O game conta com Filtro de daltonismo, onde pode selecionar entre Protanopia, Deuterapia, Tritanopia ou deixar desabilitado. Outras opções disponíveis são selecionar a sensibilidade da câmera ou decidir ativar e “pular as animações ao completar as fases” e/ou “acelerar o ataque do dragão”.

Chessarama tem suporte para nosso idioma, o famoso Português BR ou se preferir PT-BR. Além de poder escolher entre 21 idiomas disponíveis, também podemos alterar os volumes geral, da música e dos efeitos.

Os 1000 pontos de gamerscore estão divididos em 48 conquistas. Ainda não temos nenhum gamer que completou os 1000G segundo o site Trueachievements. Com um guia as coisas seriam bem mais fáceis.

| Imagens

| Considerações Finais

O fato de ser uma produção nacional já me cativa. Os puzzles tem um bom nível, gosto de games estilo quebra-cabeça e também curto xadrez, mas não sou especialista em nenhum. Alguns modos de jogo achei divertido. Parabéns ao desenvolvedores pela coragem e criatividade. Parabéns Minimol Games!!!

Detalhe interessante: antes de começar os jogos sempre aparecem frases ditas por célebres mestres de xadrez e dentre elas a que mais me chamou a atenção foi um ditado popular: “Quando o Xadrez acaba, o rei e o peão vão para mesma caixa”.

| Avaliação

Visual
Áudio
Jogabilidade
Diversão

| Outros Detalhes

VISUAL3D
MODO DE JOGOSINGLE-PLAYER
CONQUISTAS48
TIPOTABULEIRO / DESAFIO / ESTRATÉGIA
TEMPO PARA 1000GSEM ESTIMATIVA

| Loja

Se achou esse jogo interessante, aqui tem os links para as lojas parceiras e se comprar na FullCards pode parcelar até 12 vezes!

Jogo concedido para análise pela Minimol Games.

Não deixe também de conferir todas as promoções que estão rolando na Xbox Live acessando nosso link de ofertas. E se você estiver querendo acessar os jogos do catálogo do Game Pass e sua assinatura estiver acabado não se desespere, você pode renovar seu Xbox Game Pass Ultimate usando esse link com desconto.

Autor

  • Daniel Rezende

    Nas horas vagas sou metalúrgico do ABC paulista, mas tenho todos os dedos. Jogando desde da época do Telejogo da Philco-Ford. Gosto de todos os estilos de jogos e consigo ser ruim em todos.