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Muitas pessoas se perguntam por que a Microsoft não ataca a Sony e parece ser toda paz e amor em vez de se transformar em Rambo atirando sem controle. Esta é a questão que discutiremos hoje na Lixeira de Opiniões.
Eu vi muitas pessoas no Twitter e em grupos de WhatsApp (incluindo o grupo do nosso site) perguntando isso e torcendo para que a Microsoft se torne mais agressiva. Tentei analisar por que a empresa está agindo assim e acabei escrevendo algumas respostas por aí. Agora, quero juntar todas as ideias aqui.
Vamos começar falando um pouco sobre a imagem que a Microsoft tinha no final dos anos 90 e início dos anos 2000. Naquela época, era mal vista por todos e até eu tinha mudado minha opinião sobre a empresa, passando a evitar seus produtos. Se vocês lembram, Bill Gates até fez uma participação nos Simpsons em que “rebaixava” a empresa de Homer. Isso refletia a visão geral que as pessoas tinham da Microsoft.
Alguns amigos do grupo até lembraram de rumores sobre o Kinect na época em que as pessoas tinham medo dele por gravar áudio e vídeo em colaboração com o FBI ou ler as ondas cerebrais. Esses rumores nunca apareceram quando a Sony integrou um microfone ao controle.
Com a chegada de Satya Nadella como CEO, a Microsoft era vista como o diabo, uma empresa odiada. Por mais boa que possa ser, não pode crescer e prosperar, e acho que a mudança na imagem pública da Microsoft começou aí.
A empresa passou por várias mudanças e, aos poucos, sua imagem mudou. A situação com a Sony é uma bala a mais no pente do marketing da Microsoft. Agora, a empresa está agindo como o anjo da situação, tomando todas as decisões (públicas) de maneira mais tranquila e aberta possível, até mesmo aceitando coisas que parecem tiros no pé! [Leia aqui sobre os acordos de 10 anos com Nintendo e Nvidia]
Com essa atitude, a Microsoft está mostrando como um líder de mercado e seu CEO devem agir e, ao mesmo tempo, mostrando-se proativa na resolução dos problemas com o objetivo final de trazer mais pessoas aos jogos da Activision.
Obviamente, a Microsoft é uma empresa e seu objetivo é fazer dinheiro. Nesse caso, está perseguindo a estratégia de democratização do acesso aos videogames para ganhar mais dinheiro! Sabemos que os consoles não vão acabar tão cedo, seja Xbox, Nintendo ou Sony. Por mais 30 anos, teremos nosso console abaixo da TV, se quisermos o melhor desempenho. No entanto, a Microsoft sempre vendeu seus próprios consoles com prejuízo (e, nas fases finais do ciclo, o lucro não é considerável para focar nisso). Trazer mais de 150 milhões de jogadores para seu ecossistema sem precisar vender consoles garante um grande ganho, não apenas por causa do Game Pass, mas também porque a venda de jogos em outros consoles gerará uma receita enorme para a empresa.
Limitar as perdas e aumentar as entradas, melhorar a própria imagem para o grande público e como bônus mostrar como age em má fé a concorrência (Sony), acham mesmo que essa atitude paz e amor seja tão ruim?
Esta é a minha Lixeira de Opiniões de hoje, discorde ou concorde, deixe o seu comentário e bora bater um papo sobre isso, afinal cada um tem sua própria Lixeira de Opiniões para compartilhar.
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