Salve bravos amantes do ouriço azul que corre, e como corre! Tivemos o lançamento de Sonic Superstars alguns dias atrás, que é o mais recente jogo da imensa e clássica franquia de jogos da SEGA. O jogo foi desenvolvido e publicado pelos estúdios da SEGA, e desde já agradecemos à Theo Games pelo código recebido para análise.

Sinopse: “Aventure-se pelas místicas Northstar Islands nesta releitura inédita da clássica jogabilidade de ação e plataforma em 2D. Jogue com Sonic, Tails, Knuckles e Amy, e use os novos poderes Esmeralda para realizar movimentos e ataques dinâmicos. Explore os novos e belos cenários no modo solo ou com até 3 outros jogadores e impeça que Dr. Eggman, Fang e um novo adversário misterioso convertam os animais gigantes das ilhas em Badniks antes que seja tarde demais!”

| Trailer

Trailer do Sonic Superstars

| Sobre o jogo

Sonic Superstars é uma carta de amor ao Sonic The Hedgehog 2 do Mega Drive. A tela inicial do jogo já nos trás a clara referência ao game clássico de enorme sucesso e que conquistou milhões de corações no passado. As telas de abertura das zonas também remetem aos jogos antigos, e trazem aquela sensação de nostalgia, para quem jogou os games clássicos em 2D, é claro.

A história continua simples e objetiva: Dr. Eggman e seus aliados estão capturando e transformando os animais em “badniks”, ou robôs do mal, e cabe ao Sonic e sua equipe aos derrotarem e salvar a ilha. Lembrando que, nós mais antigos no mundo dos games, costumamos chamar o Dr. Eggman de Robotnik, que inclusive é seu sobrenome.

Sonic Superstars Lagoon City
Tela de abertura da zona Lagoon City, Ato 1

A SEGA tratou o público brasileiro com carinho, trazendo toda a interface do jogo em português do Brasil. Lembrando que neste jogo os personagens não falam, assim como nos jogos mais antigos do ouriço azul, então não há dublagem.

| Visual e Gameplay

O game possui um visual em 2D com elementos 3D na tela, o que resulta no modelo chamado de 2.5D. O estilo do game é o plataforma, onde nos movemos na maior parte do tempo lateralmente em alta velocidade, e algumas vezes subimos e descemos pelas rampas ou plataformas do cenário. Esse estilo de jogo foi o que consagrou e tornou o Sonic altamente popular na época dos 8-bits e 16-bits (pra quem não sabe o que é isso só ir no Google). Brincadeirinha, 8-bits era o Master System e 16-bits o Mega Drive (ou SEGA Genesis).

Sonic Superstars Bridge Island
Lobby Inicial da zona Bridge Island

O gameplay é bastante agradável e frenético, trazendo os movimentos já consagrados do Sonic como o spin, dash e seu ataque de giro. Além do Sonic, agora temos disponíveis Tails, Amy e Knuckles para jogar, cada um com suas mecânicas e movimentos diferenciados, o que torna a gameplay bastante interessante. O Tails pode girar a cauda no ar e planar, o Knuckles faz uma pose de superman voando com os punhos à frente e pode planar e atacar os inimigos e a Amy tem um pulo duplo. Além disso, você irá ganhar novos poderes após adquirir cada uma das esmeraldas, estes que podem ser bastante úteis no jogo.

O jogo é dividido em Zonas e Atos, sendo que cada Zona por conter um ou mais atos. Ao final de cada ato podemos enfrentar algum inimigo ou um chefe. Em grande parte dos atos o chefe final é o Dr. Eggman. Em adição ao que existia nos jogos antigos, foi colocado um lobby inicial, onde podemos selecionar os atos para jogar, trocar o personagem e repetir as fases já concluídas em busca de novos desafios e objetivos.

Sonic Superstars Characters
Seleção de Personagens

O game possui cinco slots para salvamento e não possui seleção de dificuldade, mas considerando que o sistema onde você acumulava vidas e recebia um tela de Game Over ao perder todas elas foi substituído, o game agora é bem mais simples de ser completado. Agora temos um sistema de checkpoints, onde você pode repetir o ato infinitamente a partir daquele ponto até conseguir avançar no jogo.

Temos 3 modos de jogo, sendo eles o modo história, batalha e contra o tempo. Não consegui jogar o modo batalha online por falta de players e o modo contra o tempo se resume e passar das fases o mais rápido possível para entrar no ranking do placar de líderes.

Ao todo temos 11 Zonas e um boss final para enfrentar. Claramente vemos que as zonas foram inspiradas no Sonic 2 do Mega Drive. Um exemplo claro é a Pinball Carnival, que foi inspirada na zona Cassino Night. Outro exemplo é a a zona inicial Bridge Island, que foi inspirada na clássica Emerald Hill.

Sonic Superstars Pinball Carnival
Zona Pinball Carnival

O som do jogo está maravilhoso, com o bom e velho barulho de capturar os anéis e esmeraldas, além das músicas serem bem fiéis ao sentimento que as músicas antigas passavam.

As batalhas contra o boss final de cada ato são um desafio à parte, com a vantagem que você pode repetir a partir do checkpoint, caso falhe. O nível de dificuldade vai aumentando conforme você avança no game, mas nada que vá se tornar um Sekiro ou qualquer outro Soulslike.

| Dicas e Acessibilidade

O jogo possui poucos ajustes, sendo eles relacionados apenas ao volume dos efeitos sonoros e das músicas. Você também pode selecionar o idioma, onde inclusive temos o português do Brasil.

O sistema do jogo é simples, onde você acumula anéis e pode sofrer um hit dos inimigos sem morrer, desde que possua pelo menos um anel. Então preste bastante atenção para recuperar os anéis que caem após você ser atingido. Isso é bastante importante principalmente nas lutas contra os chefes.

  • Está sem Game Pass Ultimate? Então clique aqui e garanta já o seu com desconto.

A melhor dica é tentar pegar as esmeraldas nas fases iniciais, onde você pode acumular anéis mais facilmente, e pegar os poderes para usar no jogo. Além disso é interessante abusar da troca de personagens, já que as habilidade exclusivas de cada um podem ser úteis em determinadas fases.

| Imagens

| Considerações Finais

Se você é fã dos jogos clássicos do Sonic, principalmente da época 2D, vai amar este jogo. Agora devo alertá-los de que não é um game para todos, a movimentação frenética em alta velocidade pode causar problemas em quem tem motion sickness (cinetose) ou enjoa fácil com muitas cores aparecendo na tela. Eu por exemplo não consigo jogar mais que duas horas em sequência. Mas como o recomendado é fazer uma pausa a cada 1 hora de gameplay, você deverá ficar bem.

Para os caçadores de gamerscore, o jogo tem 38 conquistas e ainda não há estimativa para 100%, contudo algumas pessoas já completaram o game e levaram entre 20h e 40h para fazer tudo, então a estimativa não deve ser muito diferente desses valores.

Trazendo uma trilha sonora bacana, um gameplay excelente, e o sentimento de nostalgia dos jogos da época de ouro da SEGA, Sonic Superstars é um game maravilhoso. Se você é um gamer antigo como eu, ou se é fã de jogos plataforma em alta velocidade e com uma boa dose de sesafio, este jogo é para você. Deixo aqui minha recomendação, e se o game estiver num preço que lhe agrade é uma excelente aquisição. Até a próxima galera!

| Avaliação

História
Visual
Áudio
Jogabilidade
Diversão

| Outros detalhes

VISUAL2D
MODO DE JOGOSINGLE-PLAYER / MULTIPLAYER
CONQUISTAS38
TIPOPLATAFORMA
TEMPO PARA 1000G40 HORAS

| Loja

Se achou esse jogo interessante e pretende comprá-lo, logo abaixo você escontrará os links para os nossos parceiros! E comprando você está ajudando a manter o site!

Jogo concedido para análise pela Theo Games e pela SEGA.


Não deixe também de conferir todas as promoções que estão rolando na Xbox Live acessando nosso link de ofertas. E se você estiver querendo acessar os jogos do catálogo do Game Pass e sua assinatura estiver acabado não se desespere, você pode renovar seu Xbox Game Pass Ultimate usando esse link com desconto.

Autor

  • DarthMirous

    Meteorologista e Químico de formação, Gamer de coração. Adora quase todos os tipos e estilos de jogos, também curte rock, séries e filmes. Veio pro lado verde em 2015 e desde então é caixista de carteirinha. Forza e Battlefield são suas franquias favoritas. Ah, e World of Warcraft é o melhor MMO!

    View all posts