Bom dia a todos e bem vindos para esse flash-review do indie Arise: A Simples Story, um jogo 4D puzzle da Piccolo Studio e distribuido pela Untold Tales. O jogo foi gentilmente cedido pela desenvolvedora por meio da plataforma Lurkit. Confira a Sinopse:

Arise é uma viagem pelas vidas de duas pessoas, com momentos bons e ruins. As memórias ganham vida e o tempo vai e volta como você quiser.

Dito isso, vamos começar?

| O jogo – Arise

Uma viagem na história de um amor entre felicidade e tristeza, dificuldades e solidão. Um game único e interessante que junta narração e controle do tempo.

Um jogo narativo 4D com trilha sonora fantástica?! Sim, esse jogo, para quem ama o gênero, tem tudo o que um gamer pode querer!

Arise: A Simple Story, consegue juntar uma narração fantástica, cheia de simbolismo, e uma trilha sonora digna de ser comparada a do “Ori and the Blind Forest”. O jogo também possui uma arte gráfica simples, mas muito bem feita e caprichada, e quebra-cabeças que lidam com a manipulação do tempo. Tem algo melhor!?

| A História do Arise

Tentando não dar spoiler para quem gostaria jogar, o jogo trata uma história de amor, desde a infância até a velhice, passando por felicidade, tristeza, problemas e solidão e tudo o que um casal pode sofrer numa vida juntos.

Tudo começa com o fim, o fim de uma vida é o começo da nossa história. Tudo acontece entre lembranças do que uma vida e um amor pode trazer.

Acompanhamos a história do nosso protagonista, o marido, em sua própria pira funerária com seu povo ao lado no momento do seu funeral. O fogo se encende e nós leva para o além, um vale de neve que mostra cada lembrança, e cada estágio da vida dele que vamos viver.

| Gameplay

O jogo inteiro se baseia na dinâmica de manipulação do tempo. Em todas as fases, em todos os momentos, podemos avançar ou voltar um pouco no tempo influenciando alguns elementos da paisagem e algumas criaturas. Com isso vamos conseguir resolver os quebra-cabeças para avançar. Lesmas, abelhas, pedras e folhas são só alguns dos “ajudantes” que o vão auxiliar para conseguir chegar ao final das fases.

Sendo um jogo com alta narração, apesar de não ter diálogos, o jogo consegue passar todos os sentimentos, as sensações e a atmosfera da lembrança que estamos vivendo. A felicidade do começo da história de amor, a tristeza da separação e a euforia e maravilha de se encontrar novamente, tudo isso consegue trazer uma bela imersão para  dentro do jogo e da história em maneira incrível.

A arte gráfica, por simples pareça, se adapta perfeitamente ao tipo de jogo. Colorida e muito sugestiva, a ambientação merece de ser admirada, o que em conjunto com a música, cria uma atmosfera maravilhosa e única.

A câmera fixa pode ser um problema para pessoas que sentem dificuldade em realizar pulos num mundo 3D, o que às vezes pode causar um pouco de frustação, mas nada que possamos resolver após algumas tentativas.

| Trilha sonora

O jogo tem uma trilha sonora tão boa que merece ser destacada fora do gameplay.

O compositor da trilha sonora do jogo é David García Díaz. Para vocês que não o conhecem, ele é o mesmo autor das trilhas sonoras de outros grandes jogos, como Hellblade: Senua’s Sacrifice e RiME, que estão entre as melhores trilhas sonoras do mundo dos games. Também temos a presença da Mirella Díez Morán, designer de som do jogo, que foi ganhadora de vários prêmios, com jogos como RiME e Candle.

| Imagens

| Outros detalhes

O jogo foi nomeado ao D.I.C.E. 2020 Games Awards na categoria “Realização excepcional em composição musical original”.

INFORMAÇÃO DESCRIÇÃO
Visual 3ª pessoa câmera fixa
Modo de jogo Single-player / Co-op
Conexão necessária Não
Estimativa para 1000G 8-10 horas
Número de Conquistas 34
Tipo Aventura / Puzzle

Não deixe também de conferir todas as promoções que estão rolando na Xbox Live acessando nosso link de ofertas. E se você estiver querendo acessar os jogos do catálogo do Game Pass e sua assinatura estiver acabado não se desespere, você pode renovar seu Xbox Game Pass Ultimate usando esse link com desconto.

Autor

  • DigitalDaigor

    Gamer por paixão, programador de profissão, tenta manter de pé o site com sangue e suor, passa a maior parte do dia lidando com codigos e o que resta divide entre família, jogos e postar alguma coisa sem sentido no blog em idioma estranho, sou importado aqui... Joga tudo desde FPS até walking simulator, mas os quebra-cabeças são a sua paixão.

    View all posts