Fala galera do Gamerscore Brasil, beleza? Hoje é dia de conhecer Ship of Fools, um roguelite marítimo cooperativo para dois jogadores, bastante amigável do ponto de vista de usabilidade e extremamente desafiador conforme aumentamos a dificuldade. Apesar de estar em inglês, a ausência de uma história profunda facilita a jogabilidade dos jogadores que não dominam o idioma. O jogo foi nitidamente desenhando para se jogar em dupla, porém é possível se aventurar sozinho. Neste artigo falarei sobre as suas principais mecânicas e o que você precisa saber para decidir se esse título é para você. Sem mais delongas, eu sou o Lemm e vamo simbora.

| TRAILER

| ENREDO

Segundo o prólogo, há muito tempo os Poderosos Guerreiros Marítimos capturaram uma entidade de luz e a colocaram no topo do Grande Farol para iluminar as águas do Arquipélago, dispersando a escuridão que circulava a região e afugentando os monstros marítimos. Ship Of Fools, assim como a esmagadora maioria dos jogos do seu gênero, não apresenta uma história profunda ou imersiva a ponto de merecer destaque. O game foca no desafio e progressão dos jogadores. Todo o enredo gira em torno de uma tempestade misteriosa que se aproxima do Grande Farol, que fica na ilha onde parte da gameplay acontece. Os jogadores assumem o controle dos Fools (Tolos) que topam navegar até o centro da tempestade com a esperança de detê-la. O Grande Farol responsável por suprimir a tempestade maligna foi danificado e com a ausência dessa proteção, cai no colo dos nossos heróis a responsabilidade de executar o papel do Farol para salvar os habitantes do Arquipélago. 

O jogador é apresentado a Clarity logo no início do jogo onde as mecânicas básicas são ensinadas. O retorno da tempestade deixa evidente que devido a sua idade, Clarity não é capaz de enfrentar esse desafio. Ela então dá o seu navio aos Fools e pede ajuda para impedir a tempestade. 

Após terminar toda a campanha pela primeira vez, os jogadores aparentemente zeram o jogo, mas na verdade concluem uma espécie de prólogo. Muitos vão achar que terminaram o game devido a exibição dos créditos, mas na verdade o fechamento acontece mesmo quando a aventura é concluída enquanto o Grande Farol está no Tier 15. Uma rejogabilidade primordial para games roguelite

| JOGABILIDADE

Ship of Fools segue a velha máxima: fácil de aprender, difícil de masterizar. Os personagens executam os mesmos comandos apesar de cada um possuir uma vantagem única, que veremos mais para frente. Entre os movimentos é possível: 

  • Executar ataques básicos em formato de combo onde o último golpe causa mais danos e empurra o adversário.
  • Girar o remo: um ataque carregado que gira o remo ao redor do personagem causando grande dano em área, empurrando os inimigos e refletindo projeteis.
  • Esquivar (rolamento).
  • Atirar usando os canhões do navio.
  • Mover os canhões entre posições diferentes no navio.
  • Atirar arpões utilizando os canhões que causam danos e pescam um item à deriva no mar.
  • Carregar itens desde munição para os canhões até artefatos que podem ser anexados ao navio.

A masterização do jogo flutua entre dois aspectos: 

  1. Habilidade do jogador: melhorar o reflexo para executar os ataques, tiros e esquivas no tempo certo.
  1. Conhecimento dos itens: Desbloquear novos equipamentos, vantagens e personagens à medida que se familiariza com os itens e builds possíveis em cada aventura. Você dominará o jogo conhecendo várias combinações, suas vantagens e desvantagens ao enfrentar determinados inimigos. 

O primeiro aspecto depende estritamente da rejogabilidade e esforço de quem está jogando. É impossível fechar o game se apenas um jogador tiver habilidade suficiente no time. Em Ship Of Fools ambos os heróis estarão o tempo todo em ação frenética durante a batalha e basta que apenas um fraqueje para que o barco afunde rapidamente. Já para suprir o segundo aspecto, basta que um dos dois jogadores tenha gosto para entender e pesquisar sobre os itens quando necessário. Inclusive a wiki oficial do jogo é bem completa e simples de consultar. 

Cada aventura começa com os jogadores acordando às margens do arquipélago. Lá é possível comprar updates, selecionar o personagem que pretende jogar, selecionar o canhão, mudar o Tier do Grande Farol e mudar a sua embarcação quando novas forem desbloqueadas. A moeda utilizada para melhorar seus recursos é o tentáculo, que pode ser obtido através da conclusão das aventuras. Além do tentáculo a outra moeda do jogo é o dinheiro, representado por uma estrelinha. Ele pode ser gasto apenas durante a navegação em uma aventura. Tudo que é comprado com essa moeda é descartado após a conclusão da sua run (aventura), diferente dos upgrades adquiridos com tentáculos. 

Depois que os jogadores gastam seus recursos na ilha do farol é hora de iniciar a aventura. Cada aventura é composta de duas fases que se repetem e só termina quando os jogadores derroam todos os chefões ou quando o barco afunda. Quando uma dessas duas coisas acontece os heróis são redirecionados para a ilha novamente. 
A primeira fase da aventura é o deslocamento, que acontece em um mapa hexagonal gerado aleatoriamente. Nele é possível ver a tempestade negra se aproximando e os jogadores devem escolher a melhor estratégia até que não haja mais movimentos possíveis, quando é obrigatório se mover para dentro da tempestade, também não é possível se deslocar para hexágonos atrás do barco. Quando isso acontece, há o confronto contra o boss (chefão) daquele mapa. 

A segunda fase da aventura é o evento. Sempre que o barco parar em um bloco hexagonal do mapa haverá um evento, que pode variar desde um combate contra monstros marinhos, encontros inusitados com personagens até eventos de maldição. Por isso é tão importante traçar uma estratégia de jogo sempre que o mapa é apresentado. Por exemplo, os jogadores podem optar por seguir uma rota que trará a aquisição de trinkets (bugigangas), recursos para o navio como tábuas para reparar o HP ou escudos que funcionam como uma espécie de colete a prova de dano. Cada ícone do mapa determina o tipo de evento que acontecerá. 

* IMAGEM DO MAPA HEXAGONAL AQUI

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| FOOLS

Cada personagem possui uma vantagem que combinada com outros itens facilita a superação das fases do jogo. Inclusive é comum construir estratégias e builds ao redor da bugiganga (trinket) do seu personagem para tirar o melhor proveito possível da sua característica única. A seguir vou te mostrar todos os personagens e suas vantagens associadas à sua bugiganga: 

Todd: Tem uma combinação de ataque de remo maior e mais rápida. 

Hink: Dano em área e efeitos em acertos críticos. 

Finley: Ganhe uma recompensa aleatória no reparo. Recurso regular: 60%, baú básico: 25%, baú antigo contendo um item: 5%. 

Gill: Ganhe um arpão ao acertar o arpão. 

Shelbie: Taxa de tiro e velocidade do projétil aumentadas em 10%, 15% de DANO nos canhões que você carrega. 

Quill: Aumenta o DMG em acertos consecutivos de projéteis (de -4 para +5). Errar um tiro remove dois acúmulos de aumento de dano. 

Lotte: Regenere munição ao longo do tempo em canhões que você carrega durante os encontros (regenere o carregador em 28 segundos). 

Krillstoph: Obtenha um combo de ataque de remo mais curto que tenha mais do que um golpe (combo de 2 golpes, mais dano de remo (+5), remo maior (30% maior)). 

Betty: Entre no modo Fúria quando for derrubado ou atordoado. Ser atingido por uma raquete normal acionará um modo de raiva mais curto. Modo fúria: Aumenta a de crítico e a taxa de tiro em 30%. 

Cluck: Põe ovos durante os encontros. Ovos são usados como munição de canhão e possuem muito mais projéteis por recarga que a maioria das munições. 

Angus: Reduz o DMG do projétil refletido em 30%, mas adiciona perfuração e homing no tempo perfeito. 

Jules: Vasculhe uma bugiganga aleatório ao derrotar o governante de um domínio. 

Noh: Sobrecarregue sua ação de reflexão (ataque carregado giratório) para executar um step flash

Mikoi: Sobrecarregue sua ação de reflexão (ataque carregado giratório) para realizar uma explosão de ressonância que também causa danos ao navio.

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Bugigangas (trinkets)

Além das bugigangas únicas dos personagens é possível adquirir uma variedade de novos itens. Esses itens são divididos nas seguintes categorias: 

  • Remo 
  • Itens que modificam o ataque físico do personagem 
  • Munição 
  • Itens que aplicam efeitos adicionais às munições 
  • Crítico 
  • Itens que aumentam a chance de crítico ou concedem efeitos quando um acerto crítico acontece 
  • Arpão 
  • Itens que produzem efeitos nos tiros com arpões 
  • Recompensas de maldição 
  • Itens exclusivos que só podem ser adquiridos após os jogadores superarem uma maldição 
  • Garrafas 
  • Aplicam diversos buffs nos jogadores, projéteis, etc 
  • Recurso 
  • Itens que auxiliam no uso de recursos dentro da embarcação 

Artefatos

Enquanto as bugigangas são ilimitadas e melhoram o personagem, os Artefatos que podem ser instalados em cada barco são limitados, mas concedem diversos benefícios para toda a embarcação, ou malefícios no caso das maldições.

Cada Artefato fica fixado em um dos slots, podendo ser trocado para melhor gerenciamento, com exceção da maldição que não pode ser retirada até derrotar o chefão do mapa. Mas cuidado, qualquer Artefato que fique solto será perdido ao navegar para a próxima área.  

Os artefatos são divididos em: 

  • Munição 
  • São os projéteis dos canhões 
  • Bombas 
  • Um tipo de munição de disparo único com quantidade finita, porém regenera um pouco a cada área 
  • Ave 
  • Artefatos que aumentam ou aplicam efeitos aos ovos 
  • Maldição 
  • Artefatos que aplicam uma penalidade específica de acordo com seu tipo e só são removidos ao derrotar o Chefão do mapa 
  • Buffs 
  • Artefatos que aplicam efeitos positivos a toda embarcação, como velocidade de disparo e dano para todos os canhões  

| IMAGENS

| CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ship Of Fools é uma experiência roguelite bastante desafiadora, o jogo tem uma arte bem acabada, trilha sonora envolvente e mecânicas interessantes de se explorar. Se você tem um parceiro para jogar, o jogo vale a pena, já se pretende jogar sozinho talvez não seja interessante porque todas as mecânicas foram projetadas para dois jogadores.

| AVALIAÇÃO

História
Visual
Áudio
Jogabilidade
Diversão

| OUTROS DETALHES

VISUALVISÃO ISOMÉTRICA
MODO DE JOGOSINGLE-PLAYER / MULTIPLAYER COOPERATIVO
CONQUISTAS37
TIPOROGUE-LITE
TEMPO PARA 1000G26-32 HORAS

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Autor

  • Lemm

    Sou ex-engenheiro de software, fundador do Clube Cultura Gamer (CCG), e narrador de tabletop RPG de horror. Amo os jogos eletrônicos desde 1997. Me considero um Sommelier de Games. Sou apaixonado por detalhes, histórias e mecânicas. Adoro debates fundamentados. Dou preferência a games sandbox, colony management sim, co-op, survivor e RPG. Também gosto de conversar sobre investimentos, política e a rotina da vida. Aperta o PLAY!

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