Bom dia a todos e bem vindos para esse flash-review do jogo Dakar Desert Rally, um jogo de simulação, produzido pela Saber Porto e distribuído pela Saber Interactive Inc. Confira a Sinopse:

Dakar Desert Rally é a maior e mais épica aventura de corrida e rali offroad já desenvolvida. Dakar Desert Rally captura a velocidade e emoção genuínas da maior corrida de rali do planeta da Amaury Sport Organisation, apresentando uma grande diversidade de veículos licenciados dos maiores fabricantes do planeta, incluindo motos, carros, caminhonetes, quadriciclos e outros veículos. O jogo oferece desafios únicos para fãs de simulação offroad e de corrida. Participe de corridas ferozes no multijogador online ou navegue pelo mapa selvagem no modo solo offline.

  • Está sem Game Pass Ultimate? Então clique aqui e garanta já o seu com desconto.

Dito isso, vamos começar?

| O JOGO

Já aviso que achamos um bug que não permitiu avançar na campanha depois do nível 15, então não conseguimos jogar a dificuldade maior. A empresa já falou que está trabalhando para resolver este problema.

Como todo jogo de corrida o foco é nisso mesmo, correr, escolha a classe do seu meio de transporte, escolha uma corrida e pise no acelerador, tirando um bug estranho que apareceu um dia (em que o carro depois de ter batido corria de ré sem controle nenhum) o jogo roda liso e é super bonito.

No Dakar Desert Rally existem 3 níveis de dificuldade, Sport, Professional e Simulation, nós conseguimos jogar nos primeiros dois que oferecem ao jogador dois experiencias bem diferentes.

| O GAMEPLAY

Na modalidade mais simples, a Sport, o jogo parece muito com os jogo de rally que já conhecemos, com a diferença de que todos os participantes da categoria largam juntos, os vários checkpoints são bem visíveis e, apesar do jogo ser difícil por causa da física de correr a 150 por hora na areia, a única preocupação é correr sem se destruir contra as pedras, e isso não é garantia de não acontecer até na 10ª rodada.

As 5 classes de veículos não só se distinguem por tamanho e visual, a diferença no comportamento é realmente diferente como deve ser na realidade, bom, acredito eu que seja assim, porque nunca fui ao volante de um caminhão a 160-170/h na areia ou descendo igual um louco uma estrada de terra com neve num quod ou dirt-bike… o máximo da experiencia nisso foram as muitas estradas de terra que pego aos 10 por hora com meu Uno…

Como todos os rally, a posição não é determinada pela ordem de chagada, ganha quem demora menos, isso significa que pode chegar em terceiro sem ter recebido penalidades ou sem parar para arrumar o carro, e conseguir ganhar a corrida.

A outra dificuldade que conseguimos testar foi a Professional, e nesta aqui as coisas realmente mudam, aqui se percebe mesmo o que é correr na Dakar.

A manutenção do carro custa mais, os concertos demoram mais, os percursos são mais complicados e os adversários mais combativos, e tem muitos menos ajudas, este é o verdadeiro simulador.

Nesta modalidade cada carro larga num momento diferente baseado nos tempos da etapa anterior, os check-points agora não estão mais visíveis e as únicas indicações que você tem são o copiloto (quando esta disponível) e o road-book que indica uma direção e uns identificativos visuais, isso precisa de paciência para entender, o copiloto não fala português e isso atrapalha ainda mais.

Não faça como eu, falando “Eu sou experiente neste tipo de jogo, vou direto para a dificuldade media” e acabou dando muito ruim, sendo que apesar do tutorial, muitas coisas eram um mistério, só com bastante raiva e frustração comecei a entender o que falava o copiloto e para onde ir.

Esta é uma modalidade fantástica quando tu entende o jogo, bem desafiadora, e uma experiencia realmente incrível!

O ultimo nível de dificuldade desbloqueia no nível 25, e por culpa do bug no processo de save, não conseguimos testar, mas da medo pensar nisso já que o nível intermédio é super desafiador.

Sobre os meios de trasporte, vai poder escolher entre carros, pick-ups e jeeps, camiões, dirt-bikes, quads e veículos leves de vários times, marcas e cada um com as próprias estatísticas.

| ACESSIBILIDADE, IDIOMAS e DIFICULDADE

O jogo é legendado em PT-BR com áudio em Inglês, Frances ou Espanhol, fora a configuração dos botões para controle/volante, tem só a configuração do fundo das legendas e nada mais. Como já falamos o jogo tem 3 dificuldades, Sport, Profissional e Simulação que resultam em um jogo bem diferente em cada uma.

| A CAMPANHA

Vários eventos, depois do primeiro obrigatório que é a qualificação, vão aparecer no mapa ao crescer como piloto, em cada serie de corridas do evento vai ter a chance de chegar primeiro, mas o que vale é o tempo ao final da serie, se chegar nos primeiros 3 vai ter direito a usar uma roleta e escolher um dos 3 prêmios que aparecerem e se chegar primeiro em todas as categorias, vai receber um premio bem legal.

| IMAGENS

| CONCLUSÃO

Dakar Desert Rally é um dos melhores jogos de simulação de corrida extrema que já joguei, divertido, desafiador, as vezes frustrante, mas quando conseguir chegar no final da corrida, da muita satisfação!

Aconselhado para todos os que gostam de corrida e que querem ver como é uma corrida além das pistas e do rally, onde tu mesmo cria as estradas que vai percorrer.

  • Está sem Game Pass Ultimate? Então clique aqui e garanta já o seu com desconto.

| OUTROS DETALHES

INFORMAÇÃODESCRIÇÃO
VisualCorrida com mais modalidades
Modo de jogoSingle-Player, Multi-Player
Conexão necessáriaNão
Número de Conquistas55
TipoSimulação

Esta interessado no jogo? Então clique aqui em baixo e compre pela nossa loja, sem custos adicionais, muita ajuda para nós!

Jogo oferecido pela Saber porto, Saber Interactive e Sandbox Strategies. Foi reproduzido no Xbox Serie X


Não deixe também de conferir todas as promoções que estão rolando na Xbox Live acessando nosso link de ofertas. E se você estiver querendo acessar os jogos do catálogo do Game Pass e sua assinatura estiver acabado não se desespere, você pode renovar seu Xbox Game Pass Ultimate usando esse link com desconto.

Autor

  • DigitalDaigor

    Gamer por paixão, programador de profissão, tenta manter de pé o site com sangue e suor, passa a maior parte do dia lidando com codigos e o que resta divide entre família, jogos e postar alguma coisa sem sentido no blog em idioma estranho, sou importado aqui... Joga tudo desde FPS até walking simulator, mas os quebra-cabeças são a sua paixão.