Já se passaram 10 anos desde o primeiro lançamento dos jogos “SteamWorld”. Tivemos algumas outras continuações durante este tempo, mas agora para o final do ano, em 1 de dezembro, teremos uma continuação dessa história com o SteamWorld Build, sendo uma outra perspectiva do SteamWorld Dig em que você será o arquiteto de uma cidade mineradora.

Este artigo foi escrito com base na versão para PC disponível na Steam. O jogo também chegará aos consoles Xbox e estará no Game Pass no lançamento.

| Trailer

| Sobre o jogo

SteamWorld Build é um jogo de criação de cidades, assim como os SimCity ou Cities: Skylines. Ao iniciar sua partida você pode selecionar entre 5 regiões, as quais serão o início da civilização dos seus robôs (steambots) que irão fundar uma cidade de mineração em busca de uma tecnologia ancestral que pode o levar até o espaço.

O jogo tem bastante movimento, não há tempo o suficiente para que você fique parado, é uma constate jogatina em que você ficará preso durante muitas horas.

Um dos elementos surpresas do jogo é o fato de você poder participar tanto da criação da cidade quanto da progressão da mineração, na qual você terá que se preocupar com inimigos que irão aparecer durante as cavernas mais profundas e ter controle sobre a felicidade dos moradores de sua cidade.

| Jogabilidade

Ao iniciar sua jogatina no SteamWorld Build você tem a possibilidade de selecionar a dificuldade da partida entre fácil, médio e difícil, nas quais os custos de produção aumentam e recursos disponíveis ficam mais escassos, mas caso queira somente entender como funciona o jogo ou aproveitar após tê-lo finalizado, existe também o modo sandbox para que sua criatividade corra a solta.

Nos primeiros instantes do jogo as opções de botões são diversas, mas com a ajuda do tutorial com informações sobre o que fazer, você terá ajuda para compreender como tudo funciona e juntamente a história você entra no clima, como se fosse um novo prefeito para a cidade destes robôs.

Na primeira meia hora de jogo você começara a entender como expandir sua cidade, colocando mais ruas e áreas residenciais, e perceberá que existe uma necessidade de produção de recursos, como coleta de madeira e produção de tábuas, que serão enviadas aos armazéns por meio dos moradores de sua cidade que começarão a trabalhar.

Cada residência tem uma quantidade máxima de moradores, que irá aumentar de acordo com a felicidade da região pela presença de outras construções como lojas, salões e restaurantes. Quanto mais moradores você tiver, maior será a produção de dinheiro, esta que lhe ajudará a construir mais estruturas e mais cidadãos irão lhe ajudar quando alcançar as cavernas.

Quanto mais moradores forem desbloqueados, você pode ir desbloqueando novos recursos e novas tecnologias que irão incrementando o conteúdo do jogo de forma gradual para que não haja uma sobrecarga de informação e acabe ficando sem entender o próximo caminho que deve seguir.

As novas tecnologias possibilitam você obter novas construções e melhorar suas estruturas para mudar o cargo dos moradores de sua cidade para engenheiros, mercantes e cientistas, o que irágerar um fluxo maior de dinheiro.

| As cavernas

Quanto aos sub níveis de cavernas, você será responsável por guiar seus mineradores e bagageiros nas ações que realizarão, coletando recursos, construindo pontes e desbloqueando partes de foguetes para que você consiga chegar ao espaço por meio de tecnologias antigas.

O primeiro nível da caverna é um tutorial básico de como o jogo irá progredir a partir desse momento que acaba por alterar o conceito básico de um jogo de desenvolvimento de cidade, esta é a hora de analisar o que cada um de seus robôs fazem, pois serão eles que ajudarão a obter novas tecnologias.

Progredindo mais na caverna você poderá encontrar sua primeira peça do foguete, na qual o objetivo é construir e lançar um foguete, e também poderá encontrar outro túnel para alcançar um nível mais profundo da caverna. Além disso, juntando os recursos para reparar a entrada desta caverna irá liberar seu 3º mapa.

Durante suas expedições na caverna você poderá encontrar melhorias para equipar nas construções da cidade ou até mesmo nos seus steambots das cavernas. Esses upgrades ajudam aumentar a produção de recursos ou fortificar seus personagens. Os upgrades são diversos e cada construção individual tem capacidade de colocar módulos de melhoria, deixando sua cidade ainda mais próspera.

A partir do 2º nível das cavernas, inimigos começarão aparecer e você terá que lidar com eles com tecnologias que serão desbloqueadas por meio da progressão da sua cidade, com avanço de novas tecnologias criando canhões, batedores e lasers, que servirão para combater hordas periódicas de monstros enquanto você progride por andares mais profundos em busca de mais peças do foguete.

  • Está sem Game Pass Ultimate? Então clique aqui e garanta já o seu com desconto.

| Acessibilidade

O SteamWorld Build apresenta todos os recursos disponíveis para modificar o jogo para a sua preferência. Entre eles está o idioma do jogo em português, com ajuste de áudio, configuração de gráficos e ajuste de teclas e atalhos e acessibilidade ao jogo por meio do controle de console.

| Dicas

Aproveite cada marco alcançado para entender cada uma das novas tecnologias e construções obtidas, pois todas serão muito úteis durante sua jogatina.

Caso você jogue em um ritmo acelerado, talvez tenha algum empecilho durante os pisos mais profundos da caverna, seja ele pela falta de recursos, upgrades ou conhecimento de cada uma das suas armas, então se prepare bem antes de desbloquear novas áreas e recursos.

Caso esteja tendo problemas de manter o ritmo do jogo é recomendável diminuir a velocidade da partida ou até mesmo apertar o pause dos steambots para que você planeje o que fazer a seguir.

| Imagens

| Considerações Finais

O SteamWorld Build já está bem completo, com gráficos extremamente bonitos e trilha-sonora perfeita, sem que você se canse com a música repetitiva, como acontece em muitos outros jogos. Além de ser uma experiência desafiadora para qualquer nível de jogador, pelo seu conceito único de ter que fazer gestão de uma cidade e um grupo de mineração.

Até o estágio atual do jogo em que parei para fazer esta avalição, o game já me nutriu mais de 12 horas de jogo, e visto que a cada momento está ficando mais movimentado e agitado mesmo jogando na dificuldade recomendada, acredito que em diante o jogo só fica ainda mais divertido incluindo mais inimigos e novos recursos para administração da cidade.

| Avaliação

História
Visual
Áudio
Jogabilidade
Diversão

| Outros Detalhes

VISUAL2.5D TOP DOWN
MODO DE JOGOSINGLE-PLAYER
CONQUISTAS28
TIPOSIMULAÇÃO / ESTRATÉIGA / CONSTRUÇÃO
TEMPO DE CONCLUSÃO 25+ HORAS

| Loja

Se achou esse jogo interessante, aqui tem os links para as lojas parceiras e se comprar na FullCards pode parcelar até 12 vezes!

Jogo cedido para análise pela Thunderful Games.

Não deixe também de conferir todas as promoções que estão rolando na Xbox Live acessando nosso link de ofertas. E se você estiver querendo acessar os jogos do catálogo do Game Pass e sua assinatura estiver acabado não se desespere, você pode renovar seu Xbox Game Pass Ultimate usando esse link com desconto.

Autor

  • Ksela

    Formado técnico em química e se graduando como engenheiro de materiais, mas profissão dos sonhos era ser herdeiro. Viciado em todos tipos de jogos desde Pac-man a Counter-strike, mas com um amor profundo por Bullet Hell e quebra-cabeças.

    View all posts