Tempo de leitura estimado: 5 minutos.

Bom dia, boa tarde, boa noite e “bora” para mais uma análise. O jogo da vez é baseado no bom e velho xadrez, onde teremos que abusar da estratégia para resolver os desafiantes quebra-cabeças. O game Chessarama foi lançado dia 5 de dezembro de 2023 e foi desenvolvido e distribuído pelo estúdio brasileiro Minimol Games, um jogo de um estúdio “Brazuca” que tem como CEO Raphael Dias, que é PhD em Física pela Universidade Federal Fluminense.

| Trailer

Chessarama traz 9 modos de jogo, sendo 8 jogos originais, cada um com objetivos diferentes, mas usando as peças de xadrez e seus respectivos movimentos nos desafios.

| Jogabilidade

Achei legal a ideia de popularizar as peças do xadrez em novos ambientes. Além do tutorial, as opções de movimento são indicadas, fazendo até quem nunca jogou xadrez tentar vencer os quebra-cabeças.

A parte visual é interessante, mas muitas vezes temos que mexer no ângulo da câmera para melhor poder identificar qual peça temos que mover. O áudio possui um estilo relaxante, o que particularmente não me agrada muito.

Inicialmente só temos acesso ao jogo Farm Live e conforme solucionamos os puzzles ganhamos XP e vamos liberando novos modos jogos.

| Modos de Jogos

Temos 9 modos de jogo divididos em 4 opções de campanha, cada uma com 4 opções de batalhas e, para surpresa de 0 gamers, temos a clássica partida de Xadrez. Conforme você vai evoluindo nos outros modos do game você destrava linda peças temáticas que podem ser usadas no jogo.

Na campanha temos o modo Farm Live, e não há lugar melhor para usar os movimentos do cavalo. Nesse puzzle o objetivo é mover o cavalo sobre espaços arados para torná-los cultivados. Em Farm Life são 24 fases e 25 desafios, esses desafios estão em algumas fases e tem objetivos adicionais variados simplesmente para deixar os puzzles um pouquinho mais dificeis. A parte boa é que quando completamos esses desafios ganhamos bastante XP.

O Street Soccer é outro modo de jogo na Campanha. Nesse puzzle o objetivo é fazer o gol posicionando de forma estratégica as diferentes peças de xadrez. É nosso futebol arte em outro patamar. São 22 fases e 24 desafios para enfrentar.

Lady Ronin tem como objetivo eliminar o Shogun e possui abientação do Japão feudal, mas primeiramente tem que acabar com sua guarda pessoal, isso é um trabalho para peça mais poderosa do xadrez. A rainha vai descer o cacete em quem estiver pela frente com direito a golpes aéreos. Nesse modo de jogo temos 32 fases e 34 desafios.

Dragon Slayers, que traz um ambiente medieval, é o último modo de jogo das Campanhas. Achei esse puzzle o mais complexo, sendo o objetivo principal levar o Peão até o coração, onde sua estratégia é colocada à prova em todo final de turno. Para as peças não pegarem fogo seu grupo de peças tem que estar se protegendo e se Peão estiver desprotegido é game over. Dragon Slayers está dividido em 30 fases e temos 31 desafios.

Nas Batalhas temos 4 modos com uma temática igual a das Campanhas, cada uma delas tem apenas 5 desafios a serem vencidos e podemos escolher entre os 5 níveis de dificuldade. O nome dos modos são Knight Supreme, Soccer Chess, Last Stand e Pawn Mania.

| Idiomas e Conquistas

O game conta com Filtro de daltonismo, onde pode selecionar entre Protanopia, Deuterapia, Tritanopia ou deixar desabilitado. Outras opções disponíveis são selecionar a sensibilidade da câmera ou decidir ativar e “pular as animações ao completar as fases” e/ou “acelerar o ataque do dragão”.

Chessarama tem suporte para nosso idioma, o famoso Português BR ou se preferir PT-BR. Além de poder escolher entre 21 idiomas disponíveis, também podemos alterar os volumes geral, da música e dos efeitos.

Os 1000 pontos de gamerscore estão divididos em 48 conquistas. Ainda não temos nenhum gamer que completou os 1000G segundo o site Trueachievements. Com um guia as coisas seriam bem mais fáceis.

| Imagens

[gameGallery code=”9N390R15QCG4″]

| Considerações Finais

O fato de ser uma produção nacional já me cativa. Os puzzles tem um bom nível, gosto de games estilo quebra-cabeça e também curto xadrez, mas não sou especialista em nenhum. Alguns modos de jogo achei divertido. Parabéns ao desenvolvedores pela coragem e criatividade. Parabéns Minimol Games!!!

Detalhe interessante: antes de começar os jogos sempre aparecem frases ditas por célebres mestres de xadrez e dentre elas a que mais me chamou a atenção foi um ditado popular: “Quando o Xadrez acaba, o rei e o peão vão para mesma caixa”.

| Avaliação

[detailsTable showheader=”0″]Visual ;
Áudio;
Jogabilidade;
Diversão ;
[/detailsTable]

| Outros Detalhes

[detailsTable showheader=”0″]VISUAL;3D
MODO DE JOGO;SINGLE-PLAYER
CONQUISTAS;48
TIPO;TABULEIRO / DESAFIO / ESTRATÉGIA
TEMPO PARA 1000G;SEM ESTIMATIVA
[/detailsTable]

| Loja

Se achou esse jogo interessante, aqui tem os links para as lojas parceiras e se comprar na FullCards pode parcelar até 12 vezes!

[genSearchResult games=”9N390R15QCG4″ showorderfilter=”0″ showtitlefilter=”0″]

Jogo concedido para análise pela Minimol Games.

Autor

  • Daniel Rezende

    Nas horas vagas sou metalúrgico do ABC paulista, mas tenho todos os dedos. Jogando desde da época do Telejogo da Philco-Ford. Gosto de todos os estilos de jogos e consigo ser ruim em todos.

    Ver todos os posts

Descubra mais sobre Gamerscore Brasil

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.