Tempo de leitura estimado: 6 minutos
Um jogo que traz toda a nostalgia dos tempos de ouro dos consoles 16bits. Aliás é pura nostalgia, pois é o mesmo jogo com algumas melhorias, tornando bem mais fácil de se jogar.
A palavra “nostalgia” está cada vez mais presente em nossas vidas e vai ser encontrada várias vezes nesse texto. Talvez a palavra “nostalgia” não faça sentido se você nunca foi em uma loja Mesbla ou nunca foi a uma loja para revelar seu rolo de fotos Kodak de 36 poses e depois retornava no outro dia pra pegar os negativos junto com as fotos impressas torcendo para que as 36 fotos tenham ficado boas.
Sou o nostálgico Daniel Rezende e vou passar minha experiência ao jogar Aero The ACRO-BAT, eu não me lembro de ter jogado na época do SNES e do Mega-Drive.
O jogo foi lançado há 31 anos atrás publicado pela Sunsoft e desenvolvido pela Iguana Entertainment que encerrou suas atividades em 2004. No primeiro dia de agosto de 2024 o jogo foi relançado com algumas mudanças assinando o desenvolvimento a mesma SUNSOFT e a LLC Shinyuden (empresa que tem em foco a licença de jogos retro e clássicos) agora a publicadora é uma empresa conhecida por jogos fáceis, a nossa Ratalaika Games S.L. e com Aero The ACRO-BAT não é diferente.
| TRAILER
| HISTÓRIA (com um pouco de nostalgia)
O jogo em si não apresenta nenhuma história assim como o original, isso não quer dizer que não existe uma história. Era normal isso acontecer nessa época.
Antigamente os jogos vinham em uma caixa onde externamente vinha com uma arte gráfica que todos sabiam que não seria encontrado a mesma arte gráfica no game, na parte interna vinha o cartucho e um encarte de algumas páginas com várias informações dentre, além de tutorial e história (que muitas vezes não tinham no game).
Bem provável que no encarte de Aero The ACRO-BAT tinha:
“A história começa com um jovem rapaz rico e mimado chamado Edgar Ektor que adorava participar do circo. Mas ele foi banido do circo por praticar uma brincadeira perigosa que quase matou um animal. Depois que a família de Ektor sofreu um acidente, ele usou a herança da sua família para construir seu poderoso império. Depois de vinte anos, Edgar Ektor (já adulto) se torna um empresário ambicioso e jurou vingança sobre o mundo das diversões proclamando que um dia ele iria destruir tudo. Ele escolhe o circo onde o morcego Aero está prestes a executar um número perigoso. Quando Aero se prepara, acontece um blecaute e Ektor aparece declarando que o circo que Areo trabalha é vazio e desabitado. Quando as luzes voltam, todos já tinham sumido e Ektor avisa pra nem tentar salvá-los. Cabe agora a Aero salvar o circo, seus amigos e a sua namorada Aeriel deste bandido!”
| JOGABILIDADE
Aero The ACRO-BAT é o mesmo jogo lançado em 1993, o nostálgico jogo de plataforma 2D de visão lateral dividindo em 4 mundos cada um com 5 fases e em cada fase o jogador tem cumprir tarefas diferentes uma fase da outra para depois poder conseguir passar para próxima fase.
Aero tem duas possibilidades de vencer os inimigos, com um ataque rotacional no ar e também jogar estrelas nos inimigos, mas essas estrelas têm um limite de quantidade.
As mudanças feitas no relançamento já podem ser vistas já no menu com várias opções que não tinham na época. A grande mudança, ao meu ver, seja a função retroceder/turbo, que altera muito a jogabilidade podendo retroceder e repetir quantas vezes quiser até poder passar daquele ponto difícil. Outra coisa são os “Cheat” ou trapaças podendo deixar Aero invulnerável tornando o game bem mais fácil que o original.
O visual gráfico aparentemente é o mesmo, mas tem a opção de trazer toda a nostalgia de volta fazendo a imagem de sua TV parecer com a imagem dos televisores de tubo com aquela curvatura peculiar. Outras possibilidades gráficas podem ser encontradas como tela cheia, tela do gameboy, Arcade, além de ter opções de alterar as cores e deixar até em preto e branco, também com várias opções de filtros gráficos mudando a experiência de quem joga.
O áudio do jogo acredito que houve melhorias mesmo que sutis, mesmo não havendo nenhuma menção sobre isso tanto no jogo quanto na internet. Para todos os efeitos é o mesmo áudio que o original com uma música que aumenta a ambientação circense e com bons efeitos sonoros.
| IMAGENS
[gameGallery code=”9nk7x9zjp00b”]
| DICAS, CONQUISTAS E OPÇÕES
As dicas aqui em grande parte são alcançadas nas opções do jogo. Vá em Cheats e selecione todas as opções te dando vidas, estrelas infinitas assim como giros no ar, podendo assim alcançar lugares altos mais facilmente, ainda deixa invulnerável a ataques dos inimigos, AERO ainda pode morrer se bater em algumas fases, mas lembre de retroceder apertando o botão “LT”.
Não podemos esquecer da opção de mudar os gráficos do jogo como já comentei anteriormente.
Em galeria tem itens bastante interessantes como arte conceituais de Aero e fotos de eventos onde o Aero era o mascote da SUNSOFT e o mais interessante eles trouxeram o encarte que vinha com o game, sim aquele que comentei anteriormente entre outras imagens.
Aero The ACRO-BAT tem 20 conquistas e para completar os 1000g deve demorar um pouco menos de uma hora dependendo muito da sua habilidade. Devemos fechar o jogo e algumas conquistas devem vir naturalmente. Uma delas é passar de fase sobrando mais 4 minutos.
| CONSIDERAÇÕES FINAIS
Vejo um futuro onde o passado vai voltar com muita nostalgia. Exatamente tem muito jogo bom que pode voltar graças a essa ideia da Shinyuden junto com a Ratalaika, pois o mesmo método pode ser aplicado a vários jogos dependendo logicamente de adquirir os direitos dos jogos. Sendo Aero The ACRO-BAT um ótimo início, pois o jogo é bom, sendo até engraçadinho e tinha potencial para brigar com os gigantes Sonic e Mário.
Na raça somente seres de outras galáxia podiam fechar jogos como esse. Nessa época nasceu os Cheats/trapaças por meio de passwords, mas a divulgação somente em revistas especializadas e muitas vezes nem chegava às terras brasileiras.
Então com todos os Cheats liberados e a vantagem de retroceder podemos conhecer excelentes games na íntegra e porque não também desafiar suas habilidades sem os Cheats conhecendo como a jogabilidade antes era mais difícil.
Isso tudo recheado de muita NOSTALGIA.
| AVALIAÇÃO
[detailsTable showheader=”0″]História;
Visual ;
Áudio;
Jogabilidade;
Diversão ;
[/detailsTable]
| OUTROS DETALHES
[detailsTable showheader=”0″]VISUAL;2D
MODO DE JOGO;SINGLE-PLAYER
CONQUISTAS;20
TIPO;PLATAFORMA
TEMPO PARA 1000G;1 HORA
[/detailsTable]
Descubra mais sobre Gamerscore Brasil
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.





