Fala galera do Gamerscore Brasil, beleza!? Ficaram sabendo do fim do suporte do game State Of Decay 2 por parte da Undead Labs (desenvolvedora)? Se você não viu essa notícia ou não procurou entender o impacto que ela traz para o futuro da franquia, então fica comigo nesse artigo e vamos fazer aquela reflexão profunda que prezamos por aqui. Eu sou o Lemm e sejam todos muito bem-vindos(as)!

| Trailer

| A História do Fim

Durante essa semana um post no blog oficial de State of Decay pegou a comunidade de surpresa ao informar que o ciclo de suporte e desenvolvimento de State of Decay 2 encerrará com a chegada do Update 38, que está previsto para esse ano. A verdade é que esse anúncio não é uma surpresa para quem acompanha de perto os movimentos da empresa.

O excelente esforço dos desenvolvedores para adotar uma política de melhoria contínua no game acabou “acostumando mal” toda a comunidade, que viu o título se transformando desde o seu lançamento em maio de 2018. Quando digo que a comunidade ficou mal-acostumada, não quero passar um sentido pejorativo. Na minha opinião o produto acabou trilhando o caminho de um GAME AS SERVICE mais do que um PAID GAME + DLC. Isso porque na época do seu lançamento ficou claro que o título ainda sofria com enormes inconsistências na jogabilidade e conteúdo. A versão GOLD não trazia tantas inovações como esperado e o multiplayer do jogo foi um banho de água fria para os jogadores que esperavam nessa feature um mundo verdadeiramente aberto.

A solução encontrada pela Undead Labs para contornar um lançamento morno e um game com algumas lacunas foi estreitar o relacionamento com os fãs do título. Foi criada uma via de comunicação de mão dupla entre o estúdio e os jogadores e então o desenvolvimento de novas features e correção de bugs passou a ser influenciado diretamente pelas postagens dos fãs no fórum oficial do game. A partir daí já não restava dúvidas por parte dos jogadores de que a marca assumia um compromisso de longo prazo à medida que era integrada a assinatura Xbox Game Pass. 

Na E3 de 2018 era anunciada a compra da empresa pela Microsoft e o estúdio passava então a fazer parte do ecossistema Xbox Game Studios. Isso pavimentou o caminho do jogo para o Game Pass e trouxe o apoio financeiro para a Undead Labs levar o tempo necessário maturando o seu produto. Acontece que essa maturação levou aproximadamente 2 anos, quando a versão State of Decay 2: Juggernaut Edition chegou às prateleiras com um jogo extremamente lapidado e criando de uma vez por todas um marco que representava o tão almejado status de “produto de qualidade”. Essa versão não apenas acumulava diversas melhorias na gameplay como também trazia atualizações gráficas e de performance para o uso mais eficiente do hardware da época. 

Alcançar essa qualidade só foi possível devida a forma como a Undead Labs organizou os seus ciclos de desenvolvimento: votações abertas passaram a influenciar o que seria priorizado pela equipe de programadores através de um espaço dedicado para os jogadores. Nesse espaço era possível debater e selecionar o que faltava no jogo. Isso se tornou um tempero ímpar na construção do nosso amado título State of Decay 2. Porém na cultura gamer as estrelas não brilham para sempre, e é chegada a hora de nos despedirmos do jogo. Não do jogo que aplica o modelo de negócio PAID GAME, mas sim do GAME AS SERVICE; isso porque a empresa promete focar no próximo título da franquia (State of Decay 3), portando não faz mais sentido trabalhar em um produto amadurecido quando se pode investir mais energia em algo novo; principalmente porque o que está sendo produzido é o primeiro título da Undead Labs com os recursos, pessoal e orçamento ideias conforme já foi afirmado pela própria equipe, e inclusive já foi abordado em um dos meus conteúdos anteriores. 

Para alguns fãs talvez seja difícil aceitar naturalmente que o jogo não receberá mais atualizações nem conteúdo a partir desse ano, mas para mim isso é um sintoma do nível de maturidade que os desenvolvedores alcançaram. A construção orgânica de melhorias e correções com a participação da comunidade é justamente o elemento que nos deixou “mal-acostumados” e isso trouxe alguma resistência quanto a ideia de “abandonar o jogo”.

| IMAGENS

| Como Fica State of Decay 2 Agora? 

A princípio o jogo continuará fazendo parte da assinatura Xbox Game Pass e não será removida qualquer feature do game. O impacto real é que futuros bugs encontrados não serão corrigidos e não haverá novos conteúdos para o título. Os eventos periódicos de recompensa continuarão a sua rotação conforme o calendário e os itens obtidos em eventos exclusivos passarão a ser loot dentro do mapa, ou seja, se você perdeu os cosméticos de inverno, não se preocupe, agora é a hora de coletá-los. Também não haverá impacto nas suas comunidades em andamento. 

| O Futuro da Franquia 

Sate of Decay 3 (SoD3) passa a receber total atenção dentro da Undead Labs após o update 38 previsto para esse ano. Isso significa maior velocidade no desenvolvimento e traduz os esforços do estúdio em continuar o crescimento da sua principal e única franquia.

A Undealabs, conforme o próprio nome deixa claro, é uma empresa dedicada a jogos com temática zumbi e SoD3 é uma oportunidade de projetar o estúdio dentro desse universo. Não podemos negar que apesar da comunidade do jogo ser composta por fãs muito dedicados ela ainda é pequena se comparada com títulos de referência como Resident Evil, The Las Of Us e até o próprio Project Zomboid, nascido de uma iniciativa indie assim como SoD. 

Junto com o último trailer de SoD3 vimos a reformulação da logomarca do estúdio, nova identidade visual no site, o crescimento da equipe e afirmações oficiais postadas no Xbox Wire vindas da própria equipe de desenvolvimento. Mike Nelson (Xbox Wire) acredita que com a participação da The Coalition (Gears) e a tecnologia de save compartilhado de Grounded (Obsidian) o título receberá inovações importantes. Kevin Petzelt (diretor criativo do jogo) até destacou que sem a estrutura que eles têm disponível agora graças a Microsoft, não seria possível alcançar a visão de jogo que sempre sonharam e o novo título é a oportunidade que esperavam. 

Nos resta como fãs aguardar novidades e torcer para que os próximos passos do estúdio reflitam o bom trabalho que vem fazendo à medida que absorvem novas tecnologias, ferramentas, processos e pessoas durante essa jornada. Não esquece de me seguir nas redes sociais para compartilharmos gameplay e informações e até o próximo artigo!

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Autor

  • Lemm

    Sou ex-engenheiro de software, fundador do Clube Cultura Gamer (CCG), e narrador de tabletop RPG de horror. Amo os jogos eletrônicos desde 1997. Me considero um Sommelier de Games. Sou apaixonado por detalhes, histórias e mecânicas. Adoro debates fundamentados. Dou preferência a games sandbox, colony management sim, co-op, survivor e RPG. Também gosto de conversar sobre investimentos, política e a rotina da vida. Aperta o PLAY!

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