Tempo de leitura estimado: 4 minutos.

A máquina do tempo ainda não existe, mas você pode voltar no tempo e jogar Retrô Revengers, um jogo para você que é um jogador saudosista da era 16 bits, esse game traz com grande fidelidade os gráficos e os áudios da época, até o modo de jogo é o clássico, bom e velho jogo de plataforma 2D muito comum nos jogos da época.
Sou Daniel Rezende e convido vocês a acompanhar os meus relatos baseado na minha experiência ao jogar Retro Revengers. Desenvolvido Happymeal & Undercoders & LLC Shinyuden e foi publicado pela Ratalaika Games S.L. no dia 23 de julho de 2024.

Se você é fã da era 16 bits, Retro Revengers é uma viagem nostálgica que vale a pena. Com gráficos e sons autênticos, o jogo recria a experiência dos clássicos, além de oferecer conquistas fáceis para quem quer aumentar o gamerscore. Mas será que toda essa nostalgia realmente compensa? Ficou curioso de saber mais? Continue lendo a nossa análise!

| TRAILER

| HISTÓRIA

“Longe, nos cafundós desconhecidos na parte esquecida do Japão Central, encontra-se o Castelo Ludens, onde cinco amigos, os Retro Revengers, são levados para uma terra estranha que ameaça a existência não apenas de seus jogos, mas também de seu mundo.
Embarque em uma jornada com Ossan, Mao, Taicho, Matchan e Notchi enquanto aproveitam suas novas habilidades concedidas a eles pela Deusa Retrô. Conheça companheiros do passado, defenda-se dos inimigos e supere os chefes que bloqueiam seu caminho ao Lorde Demônio do Triplo-A.”

| JOGABILIDADE

Jogabilidade comum em vários jogos usando apenas 2 botões além do analógico, sendo um para pular e outro para atirar e se segurar o botão de tiro solta um poder especial. A ação no jogo é linear e no final de cada fase tem um grandioso chefão.
Em cada fase um dos Retro Revengers vai te acompanhar com poderes diferentes entre eles. A Deusa Retro no início da fases demonstra os poderes do personagem que vai se aventurar na fase contigo.
A parte sonora é muito fiel aos jogos da época 16bits com uma música sintetizada e efeitos sonoros comuns na época, por exemplo nas cutscene um barulho que lembra máquina de escrever conforme o diálogo aparece na tela.
A parte gráfica também é fiel aos games da época e os desenvolvedores colocaram uma opção chamada CRT que faz a imagem da sua TV parecer com a imagem das antigas televisores de tubo com sua curvatura característica e seus polígonos mais espaçados trazendo assim uma nostalgia maior.

| CONQUISTAS E OPÇÕES

Todas as 11 conquistas vão vir naturalmente e para facilitar você pode abaixar o nível de dificuldade e deixar no nível fácil, otimizando seu tempo a conclusão dos 1000g que deve levar menos de 20 minutos não é necessário ver um guia é só jogar e os 1000g estarão na conta (Ratalaika sendo Ratalaika).
Além de poder selecionar o nível de dificuldade do game, tem a opção de selecionar o nível da música e também dos efeitos sonoros. Há possibilidade de selecionar, mas infelizmente não tem a opção da língua portuguesa. Podemos optar se queremos ver a história ou não.
A dica é ativar o CRT Mode e deixar as imagens como se fosse uma televisão de tubo e realmente voltar no tempo.

| IMAGENS

[gameGallery code=”9nc84vzrx5tj”]

| CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ratalaika é conhecida pelos seus jogos fáceis de 1000g e esse também segue a regra. Então você pode jogar e aumentar seu gamerscore rapidamente, pelo menos foi o que fiz.
Se a proposta do game é voltar no tempo, conseguiu com louvor. Os gráficos, os áudios e o estilo de jogo nos traz muita nostalgia.
Algumas partes são até engraçadas, pois tem um personagem que ao dar pulo parece que está soltando um “pum”. Nessa época não tinha esse mimimi de hoje, então até acho estranho quando vejo isso.
Com certeza Retro Revengers vai te transportar para outra época, resta saber se você está pronto!!?

| AVALIAÇÃO

[detailsTable showheader=”0″]História;
Visual ;
Áudio;
Jogabilidade;
Diversão ;
[/detailsTable]

| OUTROS DETALHES

[detailsTable showheader=”0″]VISUAL;2D
MODO DE JOGO;SINGLE-PLAYER
CONQUISTAS;11
TIPO;AÇÃO / AVENTURA
TEMPO PARA 1000G;20 MINUTOS
[/detailsTable]


Autor

  • Daniel Rezende

    Nas horas vagas sou metalúrgico do ABC paulista, mas tenho todos os dedos. Jogando desde da época do Telejogo da Philco-Ford. Gosto de todos os estilos de jogos e consigo ser ruim em todos.

    Ver todos os posts

Descubra mais sobre Gamerscore Brasil

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.