Estava pensando aqui na questão dos exclusivos no mundo dos videogames e acho que esse modelo está com os dias contados. Essa é a questão que discutiremos hoje na Lixeira de Opiniões.

Vamos fazer uma comparação com a indústria dos cinemas. Na época do cinema clássico de Hollywood, que se estendeu da década de 1920 até a década de 1960, havia um sistema de estúdios que controlavam quase todos os aspectos da produção, distribuição e exibição de filmes.

Os estúdios tinham seus próprios cinemas e seus filmes eram exibidos exclusivamente nesses locais por um período determinado antes de serem disponibilizados em outros. Isso era conhecido como o sistema de circuito fechado.

Essa mudança no sistema de exibição de filmes começou a ocorrer na década de 1950 e 1960, quando os estúdios foram forçados a vender seus cinemas devido a leis antitruste. Essas leis surgiram para evitar o controle vertical da indústria, ou seja, evitar que os estúdios controlassem tanto a produção quanto a exibição dos filmes.

Além disso, o surgimento de novas tecnologias, a televisão por exemplo, como meio de entretenimento popular também afetou a indústria do cinema. Os estúdios começaram a produzir menos filmes e se concentraram em grandes produções. Isso levou a um aumento na produção de filmes épicos.

  • Perdeu as notícias da semana passada? Então confira tudo que rolou no Resumo da Semana!

A mudança no sistema de exibição permitiu a entrada de novos players no mercado de exibição, como os proprietários de salas de cinema independentes, e também a possibilidade de outros estúdios exibirem seus filmes em cinemas de circuito fechado. Isso significava um aumento na sua exposição e potencial de receita.

Então, comparando a indústria de jogos com a do cinema, percebe-se que a indústria de jogos é nova, sendo a do cinema já centenária e a dos jogos ainda não tem nem 50 anos. E, assim como aconteceu com o cinema, será forçada a se adaptar aos modos de fornecimento dos jogos, tanto por causa da tecnologia quanto por causa das leis antitruste, evitando monopólios ou oligopólios que podem restringir a concorrência, aumentar preços e limitar a escolha do consumidor.

Esta é a minha Lixeira de Opiniões de hoje, discorde ou concorde, deixe o seu comentário e bora bater um papo sobre isso, afinal cada um tem sua própria Lixeira de Opiniões para compartilhar.


Não deixe também de conferir todas as promoções que estão rolando na Xbox Live acessando nosso link de ofertas. E se você estiver querendo acessar os jogos do catálogo do Game Pass e sua assinatura estiver acabado não se desespere, você pode renovar seu Xbox Game Pass Ultimate usando esse link com desconto.

Autor

  • TST Auditore

    Técnico de Segurança do Trabalho com prazer, porque se desejam ficar ricos, escolham outra profissão. Nas horas vagas, me aventuro nos mundos dos jogos, sendo um guerreiro corajoso, um ladrão astuto e um assassino implacável e, é claro, falho em todas essas missões com maestria.