A análise de hoje é sobre ARIO, jogo de plataforma lançado em 28/03/2024, pelos estúdios da ARTAX Games, para Playstation, Xbox e Nintendo Switch! A versão analisada é a de Xbox Series em uma Build antecipada.
Gostaria de agradecer a empresa pelo envio da cópia para que a review pudesse ser feita antes do lançamento.
| Trailer
- Está sem Game Pass Ultimate? Então clique aqui e garanta já o seu com desconto.
| História
Ario acompanha a história do protagonista de mesmo nome, em busca de sua mãe em um universo repleto de inimigos, perigos e desafios! O enredo, porém, não é o ponto de destaque e a narrativa atropelada acaba comprometendo o potencial do jogo, grande culpa disso é a duração do game que é muito curta, a verdade é que tentaram contar muito em pouco tempo. Felizmente o game entretêm o suficiente para que você possa finalizá-lo e não ligar tanto assim para o roteiro.
- Está procurando uma pechincha? Então confira todas as ofertas da Xbox Live!
| Jogabilidade
A gameplay do jogo com certeza é o fator de destaque aqui, para um jogo da ARTAX realmente tem seu brilho. Ario pode andar, correr, pular, golpear, rolar, esmagar o chão, e utilizar o arco. Ario tem uma barra de vida e uma barra de estamina para golpear e ele conta também com um número limitado de flechas e bombas para usar em cada uma das 12 fases. As fases são variadas e tem trechos específicos que vão deixando o jogo bem dinâmico. Círculos azuis no chão salvam seu progresso e você utiliza sua flecha para acertar inimigos em câmera lenta, apertar botões ou mesmo cortar cordas. Sua bomba além de dar dano, também pode quebrar portas de madeira e abrir passagem. Você pode utilizar as paredes para pular de um lado para outro, esmagar inimigos e abrir buracos no chão, e pode utilizar a rolagem para esquivar de inimigos e entrar em cavidades na parede. Os comandos de flecha e de rolagem são bem travados com o personagem tendo uma demora de resposta para executar esses movimentos, porém os demais movimentos são responsivos. Alguns cenários são destrutivos e tem armadilhas como lanças, martelos, machados, fogo, gás… e você pode se matar ao acertar uma bomba muito próxima ao seu personagem e os inimigos podem se matar sem querer também. O jogo tem inimigos voadores que explodem, inimigos que usam escudo, que lançam flecha e inimigos dourados que dão Hitkill, além disso o game conta com duas batalhas de chefes, podendo ser finalizado entre 1 e 3 horas dependendo da forma que você joga. Levando em consideração o tamanho da campanha, esse jogo será ótimo para quem foca em fazer Gamerscore.
| Imagens
| Recuso gráfico, áudio e opções
Os gráficos do jogo são bem medianos, os personagens são bem caricatos lembrando bastante a arte de Fable. O game não chega a ser feio, porém falta bastante detalhe especificamente no cenário, tendo várias texturas borradas e com delay de renderização. A perspectiva em 2,5D ajuda a esconder vários defeitos do ambiente, como folhas que são imagens em 2D se balançando para simular um efeito 3D, e por mais diferenciado que sejam os cenários nota-se muito reaproveitamento de objetos, porém não chega a incomodar. O jogo tem cenas In Game e Cenas com desenhos feitos a mão em transições de uma fase para a outra.
O som do jogo é bom, porém um pouco incoerente para a proposta do jogo. A trilha sonora e os layouts do menu, remetem a aventuras em tumbas que lembram jogos de celular, bem no estilo de Templo Run. A dublagem do jogo em Persa é boa e todas as vozes combinam com os personagens, porém as cenas finais ficaram sem dublagem, provavelmente por se tratar de uma Build antecipada do game, isso deve se concertar no lançamento oficial. Os barulhos e efeitos do jogo também são bem competentes, porém em relação ao som outro BUG foi notado, certos trechos de fases que ficam em câmera lenta, o áudio não acompanha os inimigos ficam lentos, porém os sons de passos continuam acelerados.
- Está sem Game Pass Ultimate? Então clique aqui e garanta já o seu com desconto.
| Considerações Finais
Em resumo, o jogo é bom, porém poderia ser bem melhor! O game carece de conteúdo e isso é de certa forma frustrante, a sensação é que o jogo termina no tutorial. Eu realmente estava esperando muito mais de ARIO quando vi sua propaganda na loja da Microsoft. Acredito que a ARTAX está evoluindo como estúdio, porém falta um pouco mais de dedicação para entregar o game definitivo deles. Eu como fã desse estilo de jogo acabei me divertindo e não ligando tanto para as pequenas falhas, talvez no lançamento esteja ainda melhor do que eu joguei. Recomendo ARIO para quem quer passar o tempo com um jogo plataforma rápido e divertido ou quem gosta de jogos fáceis de conquista.
| Avaliação
História | |
Visual | |
Áudio | |
Jogabilidade | |
Diversão |
| Outros Detalhes
VISUAL | 2.5D |
MODO DE JOGO | SINGLE-PLAYER |
CONQUISTAS | SEM CONQUISTAS (aguardando atualização) |
TIPO | AÇÃO / AVENTURA |
TEMPO PARA 1000G | NÃO DETERMINADO |
| Loja
Se achou esse jogo interessante, aqui tem os links para as lojas parceiras e se comprar na FullCards pode parcelar até 12 vezes!
Ario
R$ 46,45
Descubra mais sobre Gamerscore Brasil
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.