Estimados jogadores, se vocês gostam de jogos de ação e aventura com elementos de suspense e terror psicológico, Alan Wake pode ser a escolha certa para vocês. Desenvolvido pela Remedy Entertainment e originalmente publicado pela Xbox Game Studios em 2010 para o Xbox 360 e PC, o jogo era exclusivo dessas plataformas.

No entanto, o remaster do jogo, lançado em 2021, foi publicado pela Epic Games, tornando-se multiplataforma. Essa nova versão do jogo oferece suporte a gráficos em resolução 4K, proporcionando uma experiência completa, que inclui a campanha principal e as expansões “The Signal” e “The Writer”. Além disso, o jogo apresenta novos comentários do diretor criativo, Sam Lake.

| Trailer

| História

Bem-vindos a Bright Falls, uma cidade fictícia localizada no estado de Washington, nos Estados Unidos. Inspirada pelas pequenas cidades rurais pitorescas, essa cidade é cercada por densas florestas e pelo lago Cauldron Lake. É nesse ambiente que se desenrola toda a história de nosso protagonista, Alan Wake.

Alan Wake é um escritor de sucesso de best-sellers, conhecido por sua série de livros sobre investigações sobrenaturais. No entanto, após o lançamento de seu último livro, ele enfrenta um bloqueio criativo que o impede de escrever por dois longos anos. Casado com Alice Wake, o casal decide tirar umas férias em Bright Falls, buscando um merecido descanso, porém, o que eles encontram é um verdadeiro pesadelo.

No primeiro dia em que eles chegam ao chalé onde passarão as férias, localizado em uma ilhota no Cauldron Lake, a esposa de Alan, que sofre de acluofobia (medo irracional e intenso de lugares escuros ou da escuridão em geral), presenteia ele com uma máquina de escrever para que ele possa retomar sua atividade. Além disso, ela marca uma consulta com um médico especialista da região para tratar seu bloqueio criativo.

  • Está sem Game Pass Ultimate? Então clique aqui e garanta já o seu com desconto.

No entanto, Alan não fica satisfeito com a ideia e os dois acabam discutindo fortemente. Isso resulta em Alan saindo do chalé e deixando Alice sozinha. A atmosfera tensa e o desentendimento entre o casal criam uma sensação de desconforto no ar.

Nesse momento, quando ele está do lado de fora, as luzes do chalé se apagam e ele ouve os gritos de Alice. Desesperado, ele corre até ela, mas ao adentrar o chalé, percebe que ela não está lá. Seus passos apressados o levam até a varanda dos fundos, onde ele testemunha a visão angustiante de Alice afundando no lago. Com um impulso de coragem, ele se lança imediatamente atrás dela, determinado a resgatá-la.

A partir desse momento, somos transportados para a perspectiva de Alan dentro do carro acidentado, sem lembrança alguma do que ocorreu depois de se soltar no lago na tentativa de salvar Alice. Ao sair do veículo, a única lembrança que lhe resta é a imagem de Alice no lago, e ele sente uma urgência avassaladora de encontrá-la e resgatá-la.

Dessa forma, seguimos Alan em sua busca por sua esposa, enquanto ele se esforça para desvendar o que aconteceu, enfrentando inimigos sobrenaturais e encontrando páginas de um manuscrito cuja autoria ele não se lembra ao longo de sua jornada.

| Jogabilidade

A jogabilidade de Alan Wake é em terceira pessoa e utiliza a lanterna como elemento principal do jogo. A lanterna desempenha dois papéis essenciais: como mira para atingir os inimigos e como defesa contra eles. Os inimigos, conhecidos como “Possuídos”, possuem uma proteção proveniente da escuridão. Para causar danos a eles, é necessário direcionar a lanterna diretamente sobre eles, o que quebra essa barreira de proteção. Dessa forma, é possível causar dano e eliminar os inimigos.

Além de Alan poder atirar, ele também é capaz de correr, pular certos obstáculos, subir escadas e esquivar-se de golpes dos inimigos. Durante sua jornada no jogo, você encontrará várias armas e equipamentos espalhados pelo mundo do jogo, permitindo que você enfrente diferentes situações e inimigos que encontrará ao longo do caminho. No entanto, há um limite para a quantidade de armas e equipamentos que você pode carregar, então é importante gerenciar cuidadosamente os recursos que encontrar.

Apesar do jogo possuir uma estrutura linear, ele apresenta mapas semiabertos com tamanhos consideráveis, encorajando a exploração para encontrar os vários colecionáveis espalhados pelo mapa. Um exemplo são as páginas do manuscrito, que auxiliam na compreensão da história do jogo.

| Dicas e Acessibilidade

Alan Wake Remastered desta vez veio com legendas em PT-BR, o que é muito bom, uma vez que sua versão anterior não possuía legendas em português do Brasil oficialmente.

Apesar de não ser um jogo de dificuldade alta, haverá momentos em que os inimigos surgirão de todos os lados. Nestes casos, a habilidade de esquiva é especialmente importante, já que os inimigos aparecem de forma inesperada e, em alguns momentos, há uma quantidade significativa deles que pode cercar o jogador. Dessa forma, a esquiva se torna extremamente útil para evitar danos e manter-se em vantagem durante os confrontos. É importante nunca ficar entre eles e sempre manter uma posição que lhe dê vantagem no combate.

Além disso, é recomendado guardar o uso de equipamentos, como o sinalizador, para esses tipos de situações. Ao contrário de alguns jogos, não há um mapa disponível para verificar sua localização, o que significa que é necessário explorar todos os cantos do mapa para encontrar os colecionáveis e melhorar os equipamentos de combate.

| Imagens

| Considerações Finais

Alan Wake Remastered é um excelente jogo com uma história instigante e misteriosa que prende a atenção do jogador, deixando-o ansioso para descobrir o desfecho do nosso protagonista. Além disso, as expansões “The Signal” e “The Writer” oferecem conteúdo adicional à história, respondendo algumas questões que ficaram em aberto no final do jogo principal.

O combate do jogo é fluído e a mecânica do uso da lanterna é um diferencial, trazendo uma novidade bem-vinda. Mesmo tendo sido desenvolvido em 2010, o jogo envelheceu muito bem, apresentando um combate que funciona até os dias de hoje, sem parecer datado. Além disso, os gráficos e cenários são belíssimos, o que é ainda mais aprimorado agora com a resolução de até 4K.

Embarque nessa aventura com Alan Wake e descubra os mistérios de Bright Falls enquanto busca por sua esposa, Alice Wake.

| Avaliação

História
Visual
Áudio
Jogabilidade
Diversão

| Outros Detalhes

VISUAL3D / 3ª PESSOA
MODO DE JOGOSINGLE-PLAYER
CONQUISTAS67
TIPOAVENTURA / TERROR
TEMPO PARA 1500G20-25 HORAS

| Loja

O que acha de começar sua aventura agora? Aqui temos as lojas parceiras do site, com desconto ou em até 12 vezes! Aproveite e faça a pré-venda do Alan Wake 2 também!

15-20

Alan Wake

R$ 69,00

Jogo adquirido pela equipe.

Não deixe também de conferir todas as promoções que estão rolando na Xbox Live acessando nosso link de ofertas. E se você estiver querendo acessar os jogos do catálogo do Game Pass e sua assinatura estiver acabado não se desespere, você pode renovar seu Xbox Game Pass Ultimate usando esse link com desconto.

Autor

  • TST Auditore

    Técnico de Segurança do Trabalho com prazer, porque se desejam ficar ricos, escolham outra profissão. Nas horas vagas, me aventuro nos mundos dos jogos, sendo um guerreiro corajoso, um ladrão astuto e um assassino implacável e, é claro, falho em todas essas missões com maestria.