Bom dia, boa tarde ou boa noite. Sou Daniel Rezende, um simples gamer e vou passar a minha experiência ao jogar Airhead. Uma aventura repleta de quebra-cabeça e o objetivo do game é não perder a cabeça com lindos gráficos que dão uma profundidade muito legal, o chamado 2.5D.
Airhead foi desenvolvido pela Octato e publicado pela HandyGames, sendo lançado em 12 de fevereiro de 2024.
| TRAILER
| HISTÓRIA
Sinceramente ao se iniciar o game, não é apresentada nenhuma história. Podemos dizer que caímos de corpo e alma no jogo. É a pura verdade, pois começamos o game sem cabeça.
Não sei o porque não colocaram a história como introdução ao game, mas tem um extra com trailer, e nas descrições do jogo tem uma historia:
— Um ser simbiótico, dependente da sua própria fonte de ar, é destruído por uma máquina de origem desconhecida. Incompleto, o organismo em forma de cabeça é deixado a morrer, por perder ar lentamente.
— Um Corpo despretensioso, com um instinto de ajudar os outros, testemunha a tragédia. Sem pensar nas consequências, leva o destino da sua nova cabeça nos ombros, tornando-se Airhead.
— Agora, o Airhead tem de confiar nos tanques de ar para manter a Cabeça inchada, enquanto procura por toda parte a máquina que roubou a fonte de ar da Cabeça. Mas esta máquina é apenas uma pequena parte de um todo maior, e a Cabeça pode ocupar um lugar no grande esquema maior do que o Corpo jamais poderia imaginar.
A história é confusa. Como o próprio nome do jogo diz Airhead “cabeça de vento” será necessário sempre deixar a cabeça com ar, para isso terá inúmeros cilindros de ar.
| JOGABILIDADE
Ao jogar Airhead lembrei muito de outros games como Ori pelo visual gráfico, Limbo e Inside por sua quantidade de puzzle. Mas Airhead tem sua personalidade única.
Adorei o efeito de profundidade, muitas vezes o personagem parece que está se dirigindo ao fundo da tela ou mais perto da gente. Apesar da aparente simplicidade dos personagens e cenário, os gráficos tem uma linda arte cheia de cores. A parte sonora do game chama atenção pela transmissão de calma e relaxamento, trazendo uma ambientação aos cenários. Isso é interrompido quando a Cabeça começa a ficar sem ar, pois as cores começam a ir embora, o controle começa a vibrar enquanto ouvimos a cabeça tentar puxar o ar até tudo ficar preto.
Vale lembrar que todas as vezes que usar os cilindros de ar para reabastecer a cabeça esse será o ponto de salvamento, então se morrer vai retornar desse ponto.
A jogabilidade focada em resolver enigmas antes do ar da cabeça acabar. Explorando todos os caminhos possíveis, encontrando novos poderes tendo que voltar para desbloquear áreas que antes eram impossíveis solucionar os enigmas para avançar pelo mapa. Esse estilo de jogo é conhecido por Metroidvania.
Os quebra-cabeça são contantes que vão quase fundir sua cabeça, para solucionar os enigmas as vezes vai precisar usar o ambiente, contar com a ajuda de outras criaturas desafiando assim a tua lógica. O Corpo usa as mãos para segurar a Cabeça, então a agilidade do Corpo sem o peso de segurar a Cabeça é notável. Algumas dicas podem ser conseguidas apertando o analógico esquerdo, mas tais dicas são uma espécie de enigma que você deve interpretar. As vezes a solução não vai ser possível naquele momento sendo obrigado a voltar quando tiver capacidade ou poder necessário para a solução.
| IMAGENS
| OPÇÕES E CONQUISTAS
Esse game conta entre as opções um recurso de acessibilidade para os daltônicos, sendo um grande motivo para comemorar o respeito a parte desses gamers especiais. Sendo possível escolher entre Protanopia, Deuteranopia ou Tritanopia. Outras opções mais convencionais como alterar o nível de brilho ou os níveis de audio e podemos contar com a possibilidade de selecionar entre 24 idiomas entre eles nosso português.
Nenhuma pessoa ainda conseguiu completar os mil pontos de gamerscore, dentre as 29 conquistas existe uma de salvar a cabeça em menos de 2 horas, então para se completar o game deve ser de 2 a 4 horas, pois as vezes será necessário jogar 2 vezes uma espécie de speed Run e outra focada nas conquistas. Ainda não achei um detonado. Se acharem postem nos comentários.
| CONSIDERAÇÕES FINAIS
A simplicidade nos gráficos não faz jus a grandiosa experiência artística com suas cores e efeitos de profundidade, trazendo um visual único juntamente com ambientação apresentando um calmaria através do áudio sendo interrompida pela frenética vontade de chegar ao cilindro de ar.
Apesar de encontrar outros personagens pelo game, nenhum deles vai te confrontar e geralmente precisamos usar eles para avançar.
Travar nos enigmas vai ser um ato comum, mesmo usando somente a lógica então use a criatividade também, mas as vezes a solução do enigma não vai ser possível devendo retornar em outra ocasião com novas capacidades e poderes que vão ser fundamentais para a solução do enigma.
Esse com certeza é um jogo de tirar o ar.
| AVALIAÇÃO
| História | |
| Visual | |
| Áudio | |
| Jogabilidade | |
| Diversão |
| OUTROS DETALHES
| VISUAL | 2,5D |
| MODO DE JOGO | SINGLE-PLAYER |
| CONQUISTAS | 29 |
| TIPO | PUZZLES |
| TEMPO PARA 1000G | NÃO DETERMINADO |
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