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Estimados jogadores, vamos falar sobre “F.I.S.T.”, um jogo de ação e plataforma desenvolvido pela TiGames e publicado pela Bilibili. Ele foi lançado em setembro de 2021 e, recentemente, em 26/06/2023 entrou para o serviço de assinatura do Xbox, o Game Pass.
E digo já que tive uma grata surpresa ao jogar, pois não tinha informações nem conhecimento sobre esse jogo, e somente quando ele ficou disponível no Game Pass é que ele chamou minha atenção por ser um jogo no estilo metroidvania.
| Trailer
| História
No jogo, você assume o controle de Rayton, um coelho com um punho mecânico de combate, em um mundo fictício chamado Cidade Tocha. Essa cidade é habitada por animais antropomórficos, mas foi tomada pela Legião, uma facção de robôs que se rebelou e estabeleceu um regime opressivo sobre os habitantes locais, conhecidos como Pelurbanos.
Rayton é um ex-membro do exército e um herói de guerra aposentado na Cidade Tocha. Impulsionado pelo desejo de ajudar seus amigos, ele decide retomar a luta contra a Legião. Sua missão inicial é resgatar seu amigo chamado Urso, que foi preso pela Legião. Urso desempenha um papel importante na história, pois suas habilidades em reparos e engenharia são fundamentais para restaurar o poder do punho de combate de Rayton.
Ao longo do jogo, Rayton enfrenta diversos desafios, descobre segredos ocultos sobre a Legião e sua própria história, e se envolve cada vez mais em um conflito que ultrapassa suas expectativas iniciais. Ele se torna parte de um embate maior do que imaginava, no qual está em jogo não apenas a liberdade da Cidade Tocha, mas também o destino de seus habitantes.
| Visual e Áudio
No que diz respeito ao visual, o jogo adota uma perspectiva de visão em 2D com uma estética interessante. A Cidade Tocha é retratada com elementos de steampunk, um estilo que combina tecnologia à vapor, madeira, cobre, bronze e engrenagens, criando uma atmosfera sombria. Os ambientes são ricamente projetados, com cenários variados que vão desde áreas urbanas decadentes até fábricas abandonadas e paisagens naturais. A paleta de cores varia de acordo com o clima e a atmosfera de cada área. O jogo também usa cinemáticas para contar a história do protagonista, proporcionando uma narrativa cinematográfica. Os gráficos apresentam uma boa quantidade de detalhes e efeitos visuais na gameplay, criando uma atmosfera envolvente e imersiva.
A trilha sonora ajuda a criar o clima e a identidade de cada momento, sendo composta por músicas originais que combinam elementos de rock, metal, eletrônica e orquestra. Além disso, ela é um elemento de gameplay, pois ao explorar por completo cada mapa do jogo, o jogador é recompensado com uma das faixas de música que compõem a trilha sonora e pode escutá-las dentro do jogo, fazendo o uso de um disco de vinil por meio de uma vitrola. A música é um elemento importante para a narrativa e a estética do jogo, pois acompanha o ritmo e a emoção das cenas, criando uma maior imersão para o jogador.
| Jogabilidade
Sobre a jogabilidade, como já mencionado, temos um jogo no estilo metroidvania, que é um termo utilizado para descrever um subgênero de jogos de ação e plataforma inspirados nos jogos Metroid e Castlevania. Nesse estilo de jogo, encontramos um mapa amplo e interligado, onde algumas áreas podem ser inicialmente inacessíveis devido à falta de habilidades ou itens específicos.
À medida que o jogador avança e adquire novas habilidades, como pulo duplo, esquiva, nado ou armas especiais, ele pode retornar a áreas anteriores, desbloquear novos caminhos, acessar segredos, colecionáveis e itens de melhoria. Essas melhorias podem fortalecer o personagem, aumentar sua saúde, resistência ou capacidades de combate, proporcionando uma progressão satisfatória ao longo da história.
| Acessibilidade
Em relação à acessibilidade no jogo, temos um sistema que permite ao jogador ajustar vários aspectos do jogo de acordo com suas preferências e necessidades. O jogador pode alterar o nível de dificuldade, a sensibilidade dos controles, o contraste das cores, o volume dos sons e, como o jogo está com localização no Brasil, temos legendas em PT-BR.
| Dicas
O jogo possui um sistema de combate dinâmico e variado, que permite ao jogador usar diferentes armas e habilidades para enfrentar os inimigos. O jogador pode alternar entre o punho mecânico, a broca e o chicote elétrico, cada um com suas vantagens e desvantagens, que variam de acordo com os inimigos que irá enfrentar pelo caminho. Aqui, é necessário testar as armas e habilidades que melhor se enquadram em seu estilo de jogo e explorar os pontos fracos dos inimigos para assim passar pelos desafios com mais eficiência e estilo. Além disso, caso queira ter mais detalhes sobre o universo do jogo, ele também possui vários colecionáveis, como cartazes, fitas cassete e discos de vinil, que revelam mais sobre a história do jogo.
| Imagens
| Considerações Finais
Como mencionei logo na minha introdução, esse foi um jogo que me surpreendeu muito e me deixou envolvido no seu universo steampunk invadido por robôs. Fiquei fascinado com o universo apresentado, sua mecânica de gameplay desafiadora e um protagonista cativante. Destaque para a dublagem do personagem, que faz dele único.
Resumindo, F.I.S.T. é um jogo que oferece uma experiência divertida, desafiadora e imersiva para os fãs do gênero metroidvania e para os admiradores de uma boa história. Então, estimados jogadores, não percam a oportunidade de fazerem parte dessa Sociedade dos Peludos. E como o lema no próprio jogo diz: “Peludos por um, e todos por pelos”.
| Avaliação
| História | |
| Visual | |
| Áudio | |
| Jogabilidade | |
| Diversão |
| Outros Detalhes
| VISUAL | 2D |
| MODO DE JOGO | SINGLE-PLAYER |
| CONQUISTAS | 43 |
| TEMPO PARA 1000G | 15-20 HORAS |
| TIPO | AÇÃO, PLATAFORMA |
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F.I.S.T.: Forged In Shadow Torch
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