Tempo de leitura estimado: 5 minutos

Desenvolvido pela Super16bits e publicado pela EastAsiaSoft, Twilight Parade: Moonlit Mononoke é um shoot’em up que mistura ação frenética e estética tradicional japonesa.
Entre espíritos, lanternas e trilhas místicas, você comanda uma heroína em meio a uma procissão sobrenatural, enfrentando hordas de yokais e chefes colossais num verdadeiro espetáculo visual.
Com um visual deslumbrante e uma trilha hipnótica, o jogo transforma o céu noturno em um campo de batalha espiritual — um festival de luzes, tiros e mitologia oriental.

“História” e Gameplay

Twilight Parade: Moonlit Mononoke não tem uma história a ser contada, ao iniciar você terá uma seleção de personagens que chamarei de cinco heroínas do luar. Cada uma delas possui dois visuais. Esses visuais não alteram em nada a gameplay, o tipo de tiro ou bomba. Aliás, a bombinha, é a mesma para todas as personagens. O jogo é muito parecido com os antigos shoot’em up e me lembrou um pouco o antigo Gigawings, pois nos chefes de área são disparados tantos tiros que o jogador que não possui experiência no jogo achará impossível desviar daquilo. São cinco personagens selecionáveis e a única diferença em jogo entre elas é o tipo de tiro que acredite, não fará diferença. O jogo possui cinco fases únicas com temas consideráveis e cinco chefes relacionadas a cultura oriental, da qual falarei no próximo tópico

Chefes de área

O jogo conta com cinco chefes de área. Algumas mais facéis e outras mais complicadas de enfrentar. são elas:
Jorōgumo, uma aranha-yōkai (uma mulher-aranha) da mitologia japonesa. Ela é a mais fácil de enfrentar, pois seus padrões de ataque são os mais previsíveis.

Nekomata, uma gata-yōkai vestida de maid. Seu padrão de ataque é relativamente mais difícil que Jorōgumo, mas nada que te faça pensar demais.

Yūrei, é um fantasma da tradição japonesa, espírito perturbado que vagueia pelo Japão. Dentre todos os chefes ela terá o padrão mais incontrolável, é bala pra tudo que é lado e diferente das demais não possui um ponto fixo para que você não seja acertado. Conte com as bombas e muita habilidade nela.

Tengu, uma yōkai alado com rosto de pássaro ou bico, associado a montanhas, artes marciais. Possui um padrão menos agressivo que a Yurei, mas ainda assim bem agressiva.

Kyūbi no Yōko, representada por uma raposa de nove-caudas na mitologia japonesa/chinesa. Na minha concepção ela só não é mais fácil que a Jorōgumo. Seus padrões são fáceis de aprender o que facilita a batalha contra ela.

Dica e Conquistas

O Jogo conta com 20 conquistas, bem tranquilas de serem realizadas. A maioria delas é relacionado a terminar o jogo com personagem X, ou seja, todas! Além das conquistas de finalizar o jogo com cada uma delas a outras relacionado a realizar alguma demanda com a heroína especifica. um exemplo disso é a conquista: “Derrote Kyubi com a Kitsune“, onde você deverá derrotar o ultimo boss com essa personagem especifica. Você conseguirá completar o jogo em aproximadamente duas horas de jogo. (tempo até considerável)
A tela seleção de personagens não mostra com o nome de nenhuma delas, para saber qual o nome de cada uma, você deverá ir até opções e verificar. Caso contrario, é impossível saber quem são elas. (achei esse ponto bem falho)
Outra dica relacionada a gameplay, é que a maiorias dos chefes de área possuem um lugar especifico na qual seu personagem ficará ali paradinho e não será atingido por tiro algum. A maioria deles fica na parte inferior esquerdo da batalha.


O que achei do jogo?

Twilight Parade: Moonlit Mononoke é um jogo simples, mas com um charme próprio. Seus gráficos são agradáveis e cumprem bem o papel de representar um clima místico e folclórico da cultura japonesa. No entanto, ele deixa a desejar em alguns aspectos que poderiam ampliar sua diversão e longevidade.

A ausência de um modo para dois jogadores é sentida — esse recurso tornaria a experiência muito mais envolvente e duradoura. Outro ponto é o fato de todas as personagens compartilharem a mesma bomba especial, o que reduz a variedade nas partidas. Também faz falta um indicador de vida dos chefes, algo essencial para orientar o ritmo das batalhas e evitar uma sensação de “tiro no escuro”.

No geral, é um shooter competente, visualmente agradável e ideal para quem busca algo leve e rápido. E se você é um caçador de conquistas, pode entrar sem medo: o jogo é acessível, tranquilo e entrega uma experiência divertida, mesmo que breve. Além disso, conta com um menu totalmente em português.


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Autor

  • Pai, Jogador e professor.
    Amante de jogos de luta e Card games. Iniciei minha história em arcade quando criança e sigo jogando até os dias atuais.

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