Tempo de leitura estimado: 4 minutos.
INDIKA: Uma jornada artística e desafiadora chega aos games em parceria entre 11 bit studios e Odd Meter.
Acreditar no entretenimento significativo é ter fé inabalável na natureza infinita da arte enquanto se trabalha para se libertar das limitações mundanas. Com essa crença, a 11 bit studios orgulhosamente anuncia uma parceria com a Odd Meter para trazer seu jogo de estreia para PC e consoles. INDIKA é uma aventura narrativa única ambientada em uma Rússia paralela do século 19 que se alinha perfeitamente com a visão da 11 bit studios sobre entretenimento significativo.
Em INDIKA, os jogadores assumem o papel da freira titular, Indika, embarcando em uma jornada alucinante para explorar a dualidade do bem e do mal e a compreensão de que nada é absoluto. No seu âmago, INDIKA é um jogo de aventura em terceira pessoa que combina exploração com quebra-cabeças ambientais e um toque de plataforma. No entanto, imerso em temas de pecado, tristeza e dilemas morais, INDIKA transcende o jogo tradicional, assemelhando-se a um filme de arte que desafia as normas sociais em vez de oferecer mero entretenimento.
A relação de trabalho entre a Odd Meter e a 11 bit studios já estava em andamento quando a invasão injusta da Rússia à Ucrânia ocorreu. Esses eventos horríveis colocaram tanto o desenvolvedor quanto o editor em uma situação difícil com um caminho complicado a seguir.
“Dias antes de nosso país começar a guerra, estávamos trabalhando com tópicos que poderiam levar alguém a ser processado criminalmente na Rússia. Após 24 de fevereiro, as coisas ficaram ainda mais complicadas, já que permanecer na Rússia se tornou fisicamente assustador e, o que é mais importante, moralmente difícil, então decidimos deixar o país”, afirma Dmitry Svetlow, Diretor de Jogo e Fundador da Odd Meter. “Hoje em dia, tornou-se especialmente óbvio o quão relevantes são os tópicos abordados em nosso jogo. Muitos problemas da Rússia atual residem no infantilismo sócio-político que foi incutido em seus cidadãos ao longo dos séculos: humildade, obediência e paciência são as principais virtudes impostas por nossa cultura ortodoxa. Portanto, não é surpreendente que instituições como a Igreja Ortodoxa Russa tenham se tornado recentemente uma das principais armas de propaganda, convocando os fiéis a morrerem por sua pátria e pregando uma monstruosa indiferença à própria vida e à vida alheia.”
Com a decisão tomada, toda a equipe de 16 pessoas da Odd Meter mudou-se para o Cazaquistão.
“Uma guerra desumanizante como essa mostra que nosso desejo de ver o mundo como um lugar livre e civilizado ainda é frágil, e infelizmente, muitas vidas ainda estão precariamente equilibradas nos caprichos militares. Na 11 bit, sabíamos que não podíamos medir nossa contínua cooperação com a Odd Meter apenas devido às origens do estúdio”, afirma Rufus Kubica, Líder de Gerenciamento de Produto na 11 bit studios. “Quando a equipe decidiu deixar a Rússia e se mudar para o Cazaquistão, demos a eles todo o tempo necessário para colocar suas vidas pessoais e profissionais de volta nos trilhos. Os prazos de desenvolvimento puderam ser adiados, e precisávamos dedicar muitos esforços a trâmites burocráticos. Mas, o mais importante, não interferimos no conteúdo do jogo, em seu tema ou na história que corajosamente aborda tópicos que até agora estavam quase completamente ausentes dos jogos. Com seu valor artístico em jogo, qualquer tipo de censura implicaria nossa falta de confiança – e acreditamos de todo coração nos esforços da Odd Meter para criar uma experiência única e mind-blowing. Mal podemos esperar para nossa comunidade jogar INDIKA e ficar impressionada conosco.”
INDIKA está programado para ser lançado em 2024 para PC e consoles. Como as ações valem mais do que as palavras, parte da receita de INDIKA será doada para ajudar as crianças afetadas pela guerra na Ucrânia.
Descubra mais sobre Gamerscore Brasil
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


