O ano era 2008 e você provavelmente estaria ansioso para acessar o seu Orkut e verificar as novidades do momento em seu mundinho virtual, já outros estariam preocupados em saber se suas finanças permitiriam fazer aquele trabalho escolar (com suas belas capas em Wordart (só que não) e imprimi-lo, havendo também aqueles que estavam contando as horas para o início dos famosos “Corujões” e suas horas de jogatinas frenéticas de CS 1.6.

A Lixeira de Opiniões de hoje, comenta sobre a era de ouro dos encontros multiplayer presenciais, e seus possível retorno nos tempos atuais, as Lan Houses.

Fosse para diversão, pesquisa, trabalhos ou quaisquer outras coisas, é inegável que o fenômeno das Lan House (ou Cyber Café) tomou conta de cada esquina da sua cidade ou bairro em meados dos anos de 2005 adiante. Esse fenômeno em 2007 já era responsável por cerca de 50% de todos os acessos à internet aqui no Brasil de acordo com pesquisa realizada pela CGI.br. O crescimento das Lan House pelo país a fora se dava pela maior inclusão virtual que nós brasileiros estávamos experimentando. A febre era tão grande que em cidades menores a Lan House passou a ser o ponto de encontro da “galera”.

Sinônimos de diversão e qualidade da Internet

Mas, antes de prosseguir devo explicar para os mais novos o que de fato era uma Lan House. Eram nada mais que estabelecimentos comerciais que alugavam PCs com acesso à internet para que os usuários realizassem as mais diversas tarefas. Esses estabelecimentos ganharam seu devido sucesso ao passo que a internet era introduzida nas nossas vidas, o baixo número de computadores nas casa, devido à escassez e à limitação das conexões ou conexão extremamente lentas formavam a fórmula ideal para o crescimento desses estabelecimentos.

Esse movimento crescente via a cada dia novos usuários e seria taxado como louco a pessoa que naquela época dissesse que essa febre das Lan House um dia chegaria ao fim, mas isso veio a acontecer, ao passo que os smartphones ganhavam seu espaço e o acesso à internet se tornava cada vez mais fácil para termos em nossas casas, os movimentos das Lan House começaram a diminuir gradativamente ao ponto em que os estabelecimentos começaram a fechar por falta de clientes e assim foram uma a uma, fechando suas portas e dando espaço a outros tipos de estabelecimentos comerciais.

O que antes parecia ser um sonho de negócio bem-sucedido, se tornou um território escasso de clientes e realizar qualquer tipo de investimento nessa área era o mesmo que queimar dinheiro. As poucas Lan House que sobraram não viam nem de perto o movimento de outrora e serviam mais como copiadoras gráficas (eu sempre chamei de Xerox) ou para aquele momento desesperador que você precisava ter acesso à internet e não conseguiria de outras maneiras.

  • Está sem Game Pass Ultimate? Então clique aqui e garanta já o seu com desconto.

• Necessidade x Custo Benefício

Anos se passaram e tudo evoluiu, o acesso à internet, a forma com a qual interagimos nas redes sociais, os hábitos online os smartphones e principalmente os PCs. Esse último se tornando cada vez mais potentes, caros e (em alguns casos) inacessíveis para um Gamer.

Seja você um Gamer básico que só quer uma leve jogatina ou um aficionado por gráficos e fps, todo e qualquer investimento que seja para obter um PC razoavelmente bom para rodar seus games preferidos, irá exigir um investimento considerável.

Não são todos que dispões de uma boa quantidade de verba para investimento em boas máquinas e muitos até possuem essa grana, mas não querem investir devido às atualizações constantes nos hardwares e games de um modo geral. É exatamente nessa deficiência de mercado que o empresariado que já viu um futuro nesse “novo velho“ mercado vem apostando.

• Repaginação e futuro das Lan Houses

Agora focadas exclusivamente no público Gamer o reaparecimento das Lan House vem embalado com um novo pack: PCs potentes, conexão rápidas, lag baixíssimo, led para todos os lados, juntamente com um ambiente preparado para entregar um alto nível de conforto aos Gamers. Mesmo que de forma pequena já é possível observar que essa nova onda das Lan House tem tudo para dar certo, e um grande fator para isso é o mundo dos eSports que tem ganhado cada vez mais espaço entre o público Gamer e até mesmo fora dele. 

Acredito, que essa nova leva de Lan House é um ponto muito interessante a ser explorado e tem tudo para dar certo. Como Gamer sei que muitas das vezes, só vemos espaços destinados ao mundo Gamer em eventos e feiras, com esse novo surgimento das Lan House poderemos ter um novo espaço para a interação, seja com outros players ou mesmo como um ambiente de visitação e descontração, o fator eSports também são um ponto chave nesse processo, à medida que eles vão crescendo o consumo irá crescer. É obvio que os valores também tiveram crescimento, se antes com poucos reais já era possível jogar uma hora do seu GTA: San Andreas ou NFS Underground 2, agora serão necessários muitos mais reais para uma jogatina de CS 2, LOL, DOTA, Fortnite, PUBG… mas acredito que mesmo que os valores cobrados sejam altos para uma jogatina, ainda são bem pequenos quando se comparado à todo investimento que você terá que fazer para curtir seus games favoritos.

Além disso, se ter um PC legal em casa não é barato, ter um console de última geração também não é, embora os preços vem caindo desde o lançamento, ainda é um investimento considerável a se fazer, por isso não me surpreenderia se de fato essa nova onda de Lan House vingar de vez. Porém, não acredito muito que isso possa se copiar para a volta das locadoras de vídeo games.

Por fim as perguntas que ficam são: A febre das Lan House vai voltar? Aquela velha Lan House da sua cidade vai reabrir sob uma nova direção e um ambiente diferenciado? Nessa febre das Lan House há espaço para a volta das locadoras de vídeo games? O futuro nos dirá.


Não deixe também de conferir todas as promoções que estão rolando na Xbox Live acessando nosso link de ofertas. E se você estiver querendo acessar os jogos do catálogo do Game Pass e sua assinatura estiver acabado não se desespere, você pode renovar seu Xbox Game Pass Ultimate usando esse link com desconto.

Autor

  • Gamer desde a época do SNES, das locadoras de cartuchos, das catiras e rolos em busca de um novo Game desconhecido. Jogar diariamente é o que me mantem são nesse mundo louco (ou talvez seja o inverso).

    Ver todos os posts

Descubra mais sobre Gamerscore Brasil

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.