Echoblade é um jogo de ação e exploração de ambiente desenvolvido e publicado pela Eastasiasoft Limited, Sunset Arctic Games, lançado originalmente para PC no ano de 2022 e que agora recebe port para a antiga e atual geração de consoles.

Explore masmorras em formato de labirinto que fazem parte de um conglomerado de celas com prisioneiros em busca de sua liberdade.

| Trailer

| História

Você é um prisioneiro cego em fuga da prisão que curiosamente conseguiu estar armado com uma espada e uma besta de flechas dentro de sua cela. Você presencia uma cena, em que o carcereiro sarcástico e incrédulo não acredita que você, desprovido da visão, possa fugir. Ele deixa propositadamente o portão de sua cela destrancado permitido que você, pelo menos, tente se aventurar a fugir pelos longos corredores obscuros, com guardas e armadilhas espalhados em toda sua extensão até a saída.

| Jogabilidade

A mecânica de visão é em primeira pessoa com a tela completamente escura, os sons de seus passos geram um efeito de “ressonância sônica” (semelhante ao efeito sonar do radar de um submarino) que vai iluminando o chão numa pequena área onde seu personagem se encontra e vai se espalhando com sons mais fortes como o brandir de sua espada, sinos sendo tocados, portas se fechando e etc.

O efeito de ressonância sônica tem uma performance excelente, funcionando perfeitamente como o principal mecanismo de orientação de cenário possibilitando saber o que são paredes, portas, objetos com movimentos ou estáticos que estão em sua frente. Existe o complemento de corres a esse sistema, onde objetos azuis são estáticos como o chão e as paredes, e o objetos vermelhos são objetos em movimento que apresentam perigo, então cuidado com eles.

  • Está sem Game Pass Ultimate? Então clique aqui e garanta já o seu com desconto.

O personagem possui uma barra de HP que se regenera lentamente após um período sem sofrer danos, sendo esse o único mecanismo de regeneração já que não existe corações ou potes espalhados pelo caminho, que são tão comuns nesse estilo de jogos. Também há uma barra de fadiga que diminui conforme vão sendo desferidos ataques e defesas com a espada, tiros com a besta e até mesmo a esquiva do personagem, basta não utilizar um desses recursos que a barra também se regenera automaticamente, sem outro tipo de mecanismos de regeneração além disso, portanto o gerenciamento de quando e onde gastar energia é essencial.

Os gráficos em geral tem uma elaboração simples, com poucos detalhes além das paredes e jaulas com barras de ferro espalhadas pelos corredores. Tochas são encontradas aos montes penduradas nas paredes, porém não estão com chamas, também não é possível utilizá-las.

É possível correr e saltar, além de pegar objetos pesados e retirá-los do caminho, algumas vezes até usá-los como peso em placas de pressão desativando algum mecanismo em sua frente, lembrando que para esses movimentos se utiliza uma parte considerável de sua barra de fadiga.

As armadilhas são todas com movimentos que geram bastante barulho, com isso elas aumentam sua percepção de cenário, facilitando escapar delas. As batalhas com os guardas da prisão são o ponto forte do jogo, os movimentos são muito bem elaborados demonstrando uma qualidade na captura de movimentos elevada, a diversidade na postura e movimentos de ataque dos guardas estão com uma quantidade satisfatória, com pulos de evasão capazes de fugir de seus golpes ou até mesmo de aproximação inesperada na tentativa de surpreende-lo.

| Dicas / Acessibilidade

Apesar da cegueira nos impedir de deslumbrar o cenário por completo ainda assim é possível se orientar com facilidade com a ajuda dos efeitos sonoros, portado desfira golpes com a espada ou utilize o botão RS para brandir sua espada proporcionado som suficiente para o efeito de sonar conseguir ser eficiente.

Outra boa dica é prestar atenção nas pegadas que ficam no chão onde você pisa, com o efeito do sonar elas também são capazes de serem observadas na tela facilitando sua orientação de direção, pois o jogo não disponibiliza um mapa da área e com as pegadas é possível saber pelo menos de onde viemos ou por onde já exploramos.

São poucos os pontos de controle que o jogo oferece, geralmente no início de cada dungeon, neles há um sino grande que fica tocando frequentemente iluminando o recinto que ele habita, ao se aproximar dele abre a opção de apertar o botão Y e poder selecionar os outros pontos de controle já conhecidos, podendo realizar uma viagem rápida a eles e até mesmo saber que sala da dungeon está ligada a outra, podendo ter a percepção de distância que temos para percorrer até uma possível saída.

| Imagens

| Considerações Finais

EchoBlade se apresentou um jogo muito interessante com uma mecânica diferente e intrigante, capaz de promover altas doses de suspense pela dificuldade em perceber o que pode estar à sua frente e até mesmo ao seu lado.

O sistema de dungeon com um labirinto imenso promove um questionamento constante em saber se você está indo na direção certa ou andando em círculos, as pegadas no chão acabam sendo essenciais para sua orientação, mas elas não são capazes de informar se sua direção é a da saída ou uma outra sala mais próxima do local de onde sua jornada iniciou. O discreto senso de orientação que você pode acessar nos sinos espalhados nos pontos de controle são capazes de te mostrar em que direção está, mas também não são esclarecedores, e é essa sensação de se manter constantemente perdido que marca sua experiência ao jogar.

Conheçam Echoblade e vivenciem um jogo diferente, cheio de suspense, surpresas numa aventura em busca da liberdade e conheça em si mesmo um novo nível de suas habilidades com a intrigante sensação de cegueira criada pelos desenvolvedores.

| Avaliação

História
Visual
Áudio
Jogabilidade
Diversão

| Outros detalhes

VISUAL3D PRIMEIRA PESSOA
MODO DE JOGOSINGLE-PLAYER
CONQUISTAS11
TIPOHACK AND SLASH
TEMPO PARA 1000GSEM ESTIMATIVA

| Loja

Se achou esse jogo interessantem ou simplesmente quer um jogo para adicionar mais 1000G na conta, aqui tem os links para as lojas parceiras e se comprar na FullCards pode parcelar em até 12 vezes!


Não deixe também de conferir todas as promoções que estão rolando na Xbox Live acessando nosso link de ofertas. E se você estiver querendo acessar os jogos do catálogo do Game Pass e sua assinatura estiver acabado não se desespere, você pode renovar seu Xbox Game Pass Ultimate usando esse link com desconto.

Autor

  • Marcos Folha

    Fundador, Redator e Administrador do Time GamerManíacos, constantemente conectado às novidades e notícias do mundo dos vídeo jogos. Gamer em absoluto, criador de conteúdo e streamer, ex-membro fundador da Academia de Criadores do Xbox.

    View all posts