Com o recente beta fechado do Call of Duty Black Ops 6, pudemos finalmente ter um gostinho das novas mecânicas, mapas e armas desse game tão aguardado. Depois de pouco mais de 15 horas de gameplay, eu finalmente trago uma análise pra vocês aprofundada, apresentando um pouco do Beta e dando minha opinião como fã da franquia.
Não esqueça! A beta estará ativa até dia 04/09/2024 e uma segunda beta, aberta para todos, estará disponível do dia 06/09/2024 até dia 09/09/2024!
- Está procurando uma pechincha? Então confira todas as ofertas da Xbox Live!
| TRAILER
- Está sem Game Pass Ultimate? Então clique aqui e garanta já o seu com desconto.
| JOGABILIDADE E DINÂMICA
Assim como esperado, o jogo chegou inovando com várias mecânicas criativas e que mudam completamente a gameplay. Desta vez, ao encontrar um jogador de costas, podemos usá-lo como escudo (sendo ainda mais humilhante do que finalizar). Pela primeira vez na franquia, podemos não só correr para os lados e para trás, como também podemos pular para essas novas direções, possibilitando grande mobilidade e velocidade de reação. No começo, você com certeza vai estranhar e até mesmo morrer para vários jogadores utilizando essas novas funções, porém, ao poucos, logo perceberá que apesar dessas mecânicas ajudarem muito na gameplay, elas também deixam o jogador bastante exposto, principalmente se usadas erroneamente, sendo algo para ser usado com sabedoria e de maneira situacional. De qualquer forma, essas novas mecânicas fez o jogo ser considerado o mais rápido, dinâmico e frenético de toda a franquia.
Nessa demonstração, podemos jogar e upar a nossa conta até o nível 20, e upar o nível das armas até o nível 50, desbloqueando skins para o jogo final (lembrando que os níveis serão resetados no jogo final). Quem pagou a edição cofre, já consegue testar os cosméticos exclusivos dessa edição.
A princípio o beta foi lançado com 3 mapas e 3 modos de jogo, porém nesse Domingo, a Treyarch adicionou um novo mapa e um novo modo. No momento podemos jogar os clássicos modos mata-mata em equipe, dominação, zona de conflito e o mais recente modo Jura de morte, esse último consiste em matar o inimigo AAV e defender o AAV do seu time, toda vez que o AAV de um time morre, outro jogador se torna AAV.
| NOVOS MAPAS E CLASSES PERSONALIZÁVEIS
O beta conta com os seguintes mapas para poder ser jogado:
Skyline: Uma mansão de porte médio, bem detalhada e que conta com uma piscina separando os times, essa mansão tem várias vidraças, passarelas, caminhos ocultos e atalhos. Sendo o mapa mais complexo e difícil de se jogar, devido à grande verticalidade da gameplay e grande parte do meio ser bem aberto e exposto, tornando muito fácil levar tiros de direções distintas e ser morto.
Scud: O mapa que representa um local mais desértico e destruído, ele é muito bonito e bem planejado, dos 4 mapas esse é o maior deles e o mais aberto, apesar disto tendo alguns galpões e bankers para se abrigar. Ótimo mapa para armas de longo alcance e péssimo para modos de dominação de objetivos.
Derelict: Para mim esse é o melhor mapa do jogo, ele se passa em uma floresta e tem alguns vagões no meio. A construção dele é muito bem feita sendo muito bem balanceado para uso de qualquer arma e qualquer modo de jogo, é bem competitivo, com as partidas sendo mais equilibradas e imprevisíveis.
Rewind: Esse é o mapa que chegou por último, ele é o menor e mais fechado, tendo um corredor aberto de um lado do mapa, porém com os combates acontecendo mais dentro dos estabelecimentos. Definitivamente, esse é o mapa que eu menos gostei, ele é focado em combates de curto e médio alcance, para mim só funciona bem com o modo jura de morte.
A criação de classes retorna a franquia com funções conhecidas e algumas novidades. Essa função é desbloqueada no nível 4, no total podendo ter 10 classes personalizadas e para criar uma é bem simples. Podemos escolher 1 arma primária, 1 arma secundária, 1 arma corpo a corpo, 1 item letal, 1 item tático, 1 melhoria de campo, 3 vantagens e 1 curinga.
| VASTO ARSENAL DE ARMAS DETALHADO
O arsenal do beta é bem vasto e conta com:
- 3 rifles de assalto: AK-74, AME 85, XM4
- 2 submetralhadoras: C9 e Jackal PDW
- 1 escopeta: Marine SP
- 1 metralhadora leve: XMG
- 1 fuzil de atirador: SWAT 5.56
- 2 fuzis de precisão: SVD e LR7.62
- 2 pistolas: GS45 e 9 MM PM
- 1 lançador: CIGMA 2B
- 4 itens táticos: Granada de concussão, granada de luz, estimulante e alarme de proximidade.
- 3 itens letais: Granada de fragmentação, granada adesiva e granada termobárica.
- 4 melhorias de campo: Pacote de assalto, sistema de troféu, gás neural e amplificador acústico.
- 2 cartas curinga: A carta massacre permite equipar duas armas primária ao invés de uma e a carta sede de vantagens permite equipar uma vantagem adicional, além das 3 permitidas.
Armas primárias e secundárias podem ser personalizadas para um combate único, melhorando o controle delas ou mais quantidade de munição com cadência de tiros, para isso podemos equipar lente, boca, cano, acoplamento, carregador, cabo, coronha, laser e modo de disparo. Para personalizar de maneira cosmética, temos camuflagem, retícula, pingente, decalque, adesivos e 12 operadores para serem usados.
- Está sem Game Pass Ultimate? Então clique aqui e garanta já o seu com desconto.
| VANTAGENS
Além do grande arsenal disponível no beta, temos as seguintes vantagens para personalizar a gameplay:
Assassino: os inimigos dropam pacotes de recompensa que dão mais pontos ao serem coletados.
Brutalidade: Baixas corpo a corpo e finalizadores recuperam saúde.
Fantasma: Indetectável por radar, VANTS e alarmes de proximidade.
Jaqueta Antibomba: Reduz o dano contra explosivos.
Fervoroso: penalidade de movimentação reduzida e recarrega enquanto corre.
Destreza: Movimentos da arma reduzidos ao pular e se movimentar.
Engenheiro: Veja equipamentos e séries de pontuação inimigas no mapa.
Rastreador: Veja as pegadas dos inimigos e marque automaticamente ao mirar.
Despachante: Custo de pontuação reduzido para séries de pontuação não letais.
Acelerando: Aumenta muito a duração da corrida tática.
Saldo Positivo: Comece cada vida com 150 de pontuação a mais.
Vigilância: Imune a VANT-R, kit espião e Inibidor.
Quartel Mestre: Recarregue equipamentos com o passar do tempo.
Guardião: Cura mais rápido ao proteger e capturar os objetivos.
Cada vantagem tem uma cor específica, equipar 3 vantagens da mesma cor, dão uma especialidade de combate, sendo elas:
Executor (Vantagens vermelhas): Matar inimigos concede mais velocidade de movimento e taxa de vida.
Reconhecimento (Vantagens azuis): Inimigos são vistos através da parede por um curto período e não deixa caveiras de morte ao matar inimigos.
Estrategista (Vantagens verdes): Recebe bônus de pontuação por objetivo e ao destruir equipamentos inimigos, vê conteúdos inimigos através da parede a uma curta distância.
| SISTEMA DE PONTUAÇÃO
Como de costume na franquia, temos um sistema de pontuação que recompensa ações durante a partida, fazendo objetivos ou matando os inimigos. Nesse beta, as séries de pontuação disponíveis são:
- Pulso batedor (400pts): Radar particular de curto alcance.
- DX-CR (450pts): Veículo explosivo controlado remotamente.
- VANT (675pts): Drone de reconhecimento aéreo que revela a posição dos inimigos para a equipe.
- VANT-R (700pts): Drone que desestabiliza o radar do time inimigo.
- Helicóptero Sentinela (1100pts): Helicóptero de patrulha que combate inimigos e marca a posição deles.
- Hellstorm (1200ptos): Controla um míssil letal e de longo alcance, além de mísseis secundários.
| IMAGENS
| ARTE VISUAL E ÁUDIO
Os gráficos assim como o game anterior, mesmo no beta, estão lindíssimos, a engine usada é a mesma do MW3, porém com leves melhorias de textura, luz e sombras. Na minha gameplay não tive problemas gráficos, porém no quesito de desempenho não posso dizer o mesmo, o jogo fechou sozinho, travou no meio das partidas, teve desconexões várias vezes e não estava nem permitindo jogar em grupo em certas partidas. Além dos erros mencionados, algumas vezes o jogo travava nas corridas… sendo frustrante durante fugas e ataques. O jogo se manteve atualizando constantemente, praticamente tendo 1 atualização a cada 3 partidas, o que mostra o quão bugado esse beta infelizmente saiu.
Os sons estão ótimos! Todos os sons respondem bem, seja os barulhos de tiro, explosões e objetos sendo quebrados. O destaque vai para os sons de efeito de quando passamos de nível, que são bastante satisfatórios e a música tema que toca no lobby do multiplayer tem um coro que se assemelha bastante a música tema de Assassin’s Creed 2. Aconteceu um bug de som, que o jogo ficou repetindo o mesmo som infinitamente, sendo necessário reiniciar para concertar. No quesito de problemas sonoros, a maior reclamação vai par o volume e definição dos passos, podendo ser considerados inferiores em comparação ao MW3. Acredito que essa decisão é para incentivar o uso da melhoria de campo “amplificador acústico”, porém infelizmente, está muito mais fácil de campeirar ou mesmo jogar de faca por causa disso. Certamente vão melhorar isso no jogo final.
| CONSIDERAÇÕES FINAIS
Para quem curte jogos de tiro frenéticos e competitivos com certeza vai gostar desse jogo. Depois do que vi nesse beta, mal posso esperar para o seu lançamento! Como grande fã da franquia, acredito que a Treyarch realmente nos ouviu, trazendo mapas menores e uma jogabilidade equilibrada, tanto para quem quer jogar correndo, quanto para quem quer ser mais tático. Uma experiência divertida e com mecânicas únicas!
O Beta Fechado está integrado ao lobby do jogo Call of Duty, assim como os games anteriores da franquia e está pesando em torno de 80Gb. Ele está disponível para quem fez a pré-venda ou para quem tem a assinatura Xbox Game Pass, podendo ser jogado dos dias 30 de Agosto até 4 de Setembro, e tendo um beta aberto para todos do dia 6 a 9 de Setembro. O game lança em sua versão final no dia 25 de Outubro de 2024, com modo campanha, zumbis e multiplayer.
- Está procurando uma pechincha? Então confira todas as ofertas da Xbox Live!
| AVALIAÇÃO
Visual | |
Áudio | |
Jogabilidade | |
Diversão |
Descubra mais sobre Gamerscore Brasil
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.