Ubisoft lança Chroma, ferramenta open source que simula daltonismo em tempo real, ajudando desenvolvedores a criar jogos mais acessíveis.

Pontos importantes

  • Ubisoft lança ferramenta gratuita e open source para simulação de daltonismo.
  • Chroma auxilia desenvolvedores a criar jogos mais inclusivos.
  • Ferramenta permite testes em tempo real com diferentes tipos de daltonismo.
  • Chroma utiliza algoritmo Color Oracle para simulação precisa.
  • Disponível para desenvolvedores, artistas e profissionais de QA/QC.

A Ubisoft deu um grande passo em direção à inclusão nos videogames com o lançamento do Chroma, uma ferramenta open source que simula daltonismo em tempo real. Essa solução inovadora permite que desenvolvedores, artistas e profissionais de garantia de qualidade (QA/QC) experimentem seus projetos sob a perspectiva de jogadores daltônicos, identificando e corrigindo potenciais problemas de acessibilidade desde o início do desenvolvimento. O Chroma promete revolucionar a forma como a indústria pensa acessibilidade, tornando-a parte integrante do processo criativo.

A iniciativa, liderada pela equipe de Controle de Qualidade da Ubisoft na Índia, surgiu da necessidade de tornar os jogos mais acessíveis a jogadores com daltonismo. A ferramenta utiliza o algoritmo Color Oracle, garantindo simulações precisas e confiáveis de diferentes tipos de daltonismo. Isso permite que os desenvolvedores testem a interface, as cores e os elementos visuais de seus jogos, assegurando que a experiência seja agradável e compreensível para todos.

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Com o Chroma, a Ubisoft reforça seu compromisso com a criação de um ambiente mais inclusivo na indústria de jogos. A empresa acredita que a acessibilidade não deve ser uma característica adicional, mas sim um elemento fundamental no design de qualquer jogo. Ao disponibilizar a ferramenta como open source, a Ubisoft incentiva a colaboração e o desenvolvimento de soluções ainda mais eficazes para a acessibilidade em jogos.

O impacto do Chroma se estende além do desenvolvimento de jogos. Profissionais de diversas áreas, como design de interfaces, arte digital, desenvolvimento de software e filmmaking, podem se beneficiar da ferramenta para garantir que seus projetos sejam acessíveis a pessoas com daltonismo. Essa abordagem inclusiva beneficia não apenas os jogadores daltônicos, mas todos os jogadores, ao proporcionar uma experiência mais rica e imersiva.

A Ubisoft convida a comunidade global de desenvolvedores, artistas e defensores da acessibilidade a utilizar, aprimorar e contribuir para o desenvolvimento do Chroma. A empresa acredita que, juntos, podemos construir um futuro onde a acessibilidade seja a norma e todos os jogadores possam desfrutar plenamente da experiência dos videogames.


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Autores

  • Daniel Rezende

    Nas horas vagas sou metalúrgico do ABC paulista, mas tenho todos os dedos. Jogando desde da época do Telejogo da Philco-Ford. Gosto de todos os estilos de jogos e consigo ser ruim em todos.

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  • Ksela

    Formado técnico em química e se graduando como engenheiro de materiais, mas profissão dos sonhos era ser herdeiro. Viciado em todos tipos de jogos desde Pac-man a Counter-strike, mas com um amor profundo por Bullet Hell e quebra-cabeças.

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