O Embracer Group anunciou a compra de três estúdios em acordo firmado com a Square Enix. Estão fazendo parte do negócio a Crystal Dynamics, a Eidos Montréal e a Square Enix Montréal, bem como IPs como Tomb Raider e Deus Ex, por “uma pechincha de apenas” US$ 300 milhões.
Em uma publicação detalhada no seu site, a Embracer descreve o acordo, que colocará Crystal Dynamics, Eidos Montréal e Square Enix Montréal sob o seu domínios, juntamente com cerca de “1.100 funcionários em três estúdios e oito locais globais”. Quanto aos jogos, o acordo incluirá “um catálogo de IPs, incluindo Tomb Raider, Deus Ex, Thief, Legacy of Kain e mais de 50 jogos da Square Enix”. Em comunicado à imprensa, a Square Enix esclarece suas razões para a venda, afirmando que “a transação permite o lançamento de novos negócios, avançando com investimentos em campos como blockchain, IA e nuvem”.
Este acordo ocorre depois que a Square Enix encontrou problemas contínuos com seu setor ocidental. Desde o reboot da série Tomb Raider, que apesar de ter vendido milhões de cópias, aparentemente teve desempenho abaixo das expectativas. E o caso mais recente do fracasso de Marvel’s Avengers, quando o jogo teve um lançamento morno com a ideia de jogo como serviço e com pouco conteúdo de background pro game. Vale a pena notar que a Square não está saindo completamente do ocidente com este acordo – o comunicado de imprensa também afirma que a Square “continuará a publicar franquias como Just Cause, Outriders e Life is Strange”.
Enquanto empresas como a Microsoft estão gastando milhões nas aquisições da Bethesda e da Activision Blizzard, e a Sony adquirindo a Bungie por 12 vezes o valor dessa negociação da Embracer, nos parece que a compra foi meio que uma pechincha, dado que conhecemos bem a qualidade dos estúdios e das propriedades que estão sendo negociadas na transação. A Embracer também observa que “garantiu compromissos adicionais de financiamento de dívida de longo prazo para esta e outras transações em andamento”, de modo que pode haver outros anúncios semelhantes ainda por vir e com outros acordos. A aquisição ainda precisa passar por todos os canais regulatórios relevantes, mas deve ser concluída em setembro deste ano.
Será que teremos o retorno de alguns clássicos esquecidos como o Legacy of Kain? O que achou da Square Enix entrar no mundo dos NFT jogando fora Tomb Raider e Deus Ex? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião com a gente.
Descubra mais sobre Gamerscore Brasil
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.