No anúncio da Microsoft na última semana, foi confirmado o fechamento da loja do Xbox 360 em 29 de julho de 2024. Essa decisão implicará na interrupção das compras de games, DLCs e entretenimento pela loja no console e no Xbox 360 Marketplace. É importante destacar que as compras já realizadas não serão afetadas, e títulos disponíveis no programa de retrocompatibilidade continuarão à venda no Xbox Series X|S e Xbox One.

Em entrevista à Eurogamer, Phil Spencer, líder do Xbox, ressaltou que a decisão se baseou na concentração da equipe em atender onde os jogadores estão, ou seja, nos consoles Xbox Series X|S, Xbox One e PC. Comentou também sobre a importância da preservação de jogos, enfatizando o compromisso da Microsoft. Segundo ele, o encerramento da loja está relacionado ao ciclo de vida do hardware do Xbox 360, que completará quase 19 anos no fechamento.

Xbox 360

A decisão não foi unânime, como indicado por uma pesquisa recente: 53% dos jogadores de um grupo de 6.131 dos que responderam discordaram do encerramento da loja. Phil Spencer esclarece que a comunidade de compradores do Xbox 360 é reduzida, e com a evolução tecnológica, o foco deve ser onde a maioria dos jogadores está. A retrocompatibilidade foi destacada como uma prioridade, tornando possível jogar games antigos nos consoles atuais.

O comprometimento do Xbox com a preservação de jogos também foi destacado por Spencer. Ele mencionou que o PC é uma plataforma favorável para a preservação, pois não depende de um único hardware. A retrocompatibilidade, presente desde 2015 no Xbox One, trouxe a compatibilidade de mais de 450 títulos de Xbox e Xbox 360, entretanto, cerca de 220 jogos ainda não são compatíveis. A Microsoft se empenha em encontrar soluções para esses títulos.

Em meio a isso, Phil Spencer deixou claro que a Xbox Series S continuará sendo parte dos planos da empresa. Ele afirma que não enxerga um cenário em que a Microsoft abandone o modelo. Dessa forma, aoXbox busca equilibrar inovação e preservação, respeitando a evolução dos jogos e dos dispositivos.

O que você achou disso tudo? Deixe seus pensamentos fluirem para a seção de comentários e deixe-nos saber!


Não deixe também de conferir todas as promoções que estão rolando na Xbox Live acessando nosso link de ofertas. E se você estiver querendo acessar os jogos do catálogo do Game Pass e sua assinatura estiver acabado não se desespere, você pode renovar seu Xbox Game Pass Ultimate usando esse link com desconto.

Autor

  • DarthMirous

    Meteorologista e Químico de formação, Gamer de coração. Adora quase todos os tipos e estilos de jogos, também curte rock, séries e filmes. Veio pro lado verde em 2015 e desde então é caixista de carteirinha. Forza e Battlefield são suas franquias favoritas. Ah, e World of Warcraft é o melhor MMO!