A Federação teria ponderado sobre o acordo proposto pela Microsoft com a Activision Blizzard, dizendo que “saúda” a investigação da Comissão Europeia, mas “apoia” a aquisição.

A Federação Europeia de Desenvolvedores de Jogos (EGDF) teria entrado na discussão em torno da proposta de aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft para dizer que “saúda” a investigação da Comissão Europeia sobre o acordo, acrescentando que acredita que a Microsoft nem sempre “respeitou consistentemente as garantias” que fez sobre ter seus jogos disponíveis em outras plataformas, mas que “apoia” a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft.

O usuário Idas compartilhou um post no ResetEra citando a mlex como relatando que o EGDF apoia a aquisição, com a maior parte do texto pretendendo ser da declaração oficial do EGDF. A declaração diz que o EGDF “reconhece que a Microsoft tem a capacidade de comportamento anticompetitivo do mercado e não respeitou consistentemente no passado as garantias que deu para continuar a disponibilizar jogos publicados por empresas que adquiriu em plataformas rivais. A EGDF, portanto, saúda a investigação aprofundada da Comissão Europeia sobre as preocupações de concorrência decorrentes da aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft.”

Ele acrescenta, no entanto, que “o EGDF apoia a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft, já que seus potenciais impactos positivos na concorrência nos mercados de jogos, em geral, superam as preocupações limitadas de concorrência específicas do mercado de consoles e assinaturas”. A EGDF também diz que “nos mercados de jogos de console, a Sony é uma clara líder de mercado com sua plataforma PlayStation”, enquanto a Microsoft “ainda está em uma posição desafiadora”.

A EGDF supostamente compartilha outros argumentos, como a forma como a aquisição da Microsoft “permite desafiar a Apple e o Google como lojas de aplicativos dominantes do mercado de jogos móveis”, acrescentando: “A aquisição dá à Microsoft os meios para desafiar a Apple nos mercados emergentes de jogos em nuvem/serviços de assinatura de jogos. A Microsoft é a primeira plataforma gatekeeper a criar um ecossistema bem-sucedido de jogos/assinaturas em nuvem de plataforma cruzada. Depois que o Google matou seu próprio serviço de assinatura, o Stadia, é crucial ter um forte concorrente nos mercados que desafiam a posição de mercado da Apple.

A declaração da EGDF também parece pedir à Microsoft que tome certas ações, incluindo “continuar seu investimento no desenvolvimento de jogos multiplataforma e tornar seus jogos amplamente disponíveis em todas as plataformas”, bem como “quebrar o tripólio do mercado de consoles e competir em conteúdo, reduzindo sua taxa de plataforma de 30% no Xbox”. Além disso, a Federação também pede à Comissão Europeia que “monitore de perto como a Microsoft implementa o DMA em seu sistema operacional Windows e na Microsoft Store multiplataforma e garanta que, caso condicione sua aprovação da aquisição da Activision Blizzard aos compromissos assumidos pela Microsoft, esses compromissos, por exemplo, garantam a disponibilidade contínua dos jogos da Activision Blizzard em consoles rivais e serviços de assinatura, são apoiados por mecanismos rigorosos de conformidade e execução”.

A declaração relatada pela EGDF parece resumir sucintamente por que parece apoiar o acordo. “A aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft fortalece os benefícios da concorrência para os mercados globais de jogos. A EGDF apoia uma concorrência leal e sustentável nos mercados de jogos. Em particular, a EGDF tem se preocupado com a recente consolidação da indústria global de jogos. Quanto mais houver players de mercado concorrentes igualmente fortes, melhor para os desenvolvedores de jogos europeus.”

  • Está sem Game Pass Ultimate? Então clique aqui e garanta já o seu com desconto.

O que você acha dessa declaração relatada? Conte para a gente nos comentários!


Não deixe também de conferir todas as promoções que estão rolando na Xbox Live acessando nosso link de ofertas. E se você estiver querendo acessar os jogos do catálogo do Game Pass e sua assinatura estiver acabado não se desespere, você pode renovar seu Xbox Game Pass Ultimate usando esse link com desconto.

Autor

  • DarthMirous

    Meteorologista e Químico de formação, Gamer de coração. Adora quase todos os tipos e estilos de jogos, também curte rock, séries e filmes. Veio pro lado verde em 2015 e desde então é caixista de carteirinha. Forza e Battlefield são suas franquias favoritas. Ah, e World of Warcraft é o melhor MMO!

    View all posts