A Comissão Europeia abriu agora uma “investigação aprofundada” sobre a proposta da Microsoft de aquisição da Activision Blizzard.
- Está procurando uma pechincha? Então confira todas as ofertas da Xbox Live!
Após uma investigação preliminar, a Comissão Europeia decidiu agora lançar uma sondagem “Fase II” sobre a aquisição proposta devido a possíveis preocupações com a concorrência se o acordo de US$ 69 bilhões fosse aprovado.
| Comissão Europeia investigará mais acordo da Xbox Activision Blizzard
De acordo com a Comissão, suas investigações iniciais mostram que “a transação pode reduzir significativamente a concorrência nos mercados para a distribuição de jogos de console e PC, incluindo serviços de assinatura de vários jogos e/ou serviços de streaming de jogos em nuvem, e para sistemas operacionais de PC”. A Comissão está particularmente preocupada com a Microsoft potencialmente “encerrar o acesso aos jogos de console e PC da Activision Blizzard”, incluindo Call of Duty.
“A investigação preliminar sugere que a Microsoft pode ter a capacidade, bem como um potencial incentivo econômico, de se envolver em estratégias de encerramento em relação aos distribuidores rivais da Microsoft de videogames de console, como impedir que essas empresas distribuam os jogos de console da Activision Blizzard em consoles ou degradar os termos e condições para o uso ou acesso a esses videogames, “, disse a comissão.
“Quando se trata de serviços de assinatura de vários jogos e/ou serviços de streaming de jogos em nuvem em particular, a Comissão está preocupada que, ao adquirir a Activision Blizzard, a Microsoft possa encerrar o acesso, em detrimento de seus distribuidores rivais de jogos de console e PC que oferecem tais serviços, para seu próprio PC e jogos de vídeo de console, que são fundamentais para o fornecimento dos serviços nascentes de assinatura multi-jogos e streaming de jogos em nuvem.
“Tais estratégias de encerramento poderiam reduzir a concorrência nos mercados para a distribuição de videogames de consoles e PC, levando a preços mais altos, menor qualidade e menos inovação para os distribuidores de jogos de console, que por sua vez podem ser repassados aos consumidores.
“Finalmente, nesta fase da investigação, a Comissão tem a preocupação de que a aquisição proposta possa reduzir a concorrência no mercado de sistemas operacionais de PC. Em particular, a Comissão está preocupada que a Microsoft possa reduzir a capacidade dos provedores rivais de sistemas operacionais de PC de competir com o sistema operacional Windows da Microsoft, combinando os jogos da Activision Blizzard e a distribuição de jogos da Microsoft via streaming de jogos em nuvem para o Windows. Isso desencorajaria os usuários a comprar PCs não Windows. A investigação preliminar sugere que a Microsoft pode ter a capacidade, bem como um potencial incentivo econômico, de se envolver em tal conduta em relação aos provedores rivais de sistemas operacionais de PC.”
A Comissão Europeia tem agora 90 dias úteis, até 23 de março de 2023, para realizar sua segunda investigação antes de tomar sua decisão sobre o acordo.
- Está sem Game Pass Ultimate? Então clique aqui e garanta já o seu com desconto.
O regulador de concorrência do Reino Unido também lançou uma segunda sondagem para a aquisição, pois tem preocupações semelhantes à da Comissão Europeia. Um grande ponto de destaque para ambos os reguladores é Call of Duty, que o chefe do Xbox, Phil Spencer, prometeu recentemente que a Microsoft continuaria lançando o jogo nos consoles da Sony “enquanto houver um PlayStation lá fora para enviar”. A Activision também confirmou que o lançamento mais recente da franquia, Call of Duty: Modern Warfare II, ultrapassou US$ 1 bilhão em vendas em seus primeiros dez dias.
O que você acha de tudo isso que está rolando este ano? Deixe seu comentário e compartilhe com a gente.
Descubra mais sobre Gamerscore Brasil
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.