A versão do Xbox Series S do Baldur’s Gate III parece ter desencadeado melhorias significativas na otimização, que podem impactar positivamente os jogadores em todas as plataformas. A Larian Studios revelou uma redução surpreendente de 34% no uso de VRAM do jogo. Embora tenha enfrentado complicações no desenvolvimento inicial para o Xbox Series S, esses obstáculos resultaram em melhorias que beneficiarão a experiência de jogo em todas as plataformas.
Inicialmente, o lançamento do Baldur’s Gate III para PS5 e PC foi aclamado, porém a versão para consoles Xbox precisou ser adiada devido a dificuldades no aprimoramento do modo cooperativo de tela dividida no Xbox Series S. Após uma conversa entre Swen Vincke, chefe da Larian, e Phil Spencer, da Xbox, na Gamescom, foi anunciado que o Baldur’s Gate III seria lançado para o Xbox Series X|S ainda este ano, mas a versão para o Series S não teria o modo tela dividida. Apesar de não ser o ideal, é uma melhoria em relação ao adiamento indefinido que o jogo enfrentava no Xbox.
Recentemente, Vincke revelou que o desenvolvimento contínuo resultou em melhorias significativas. O uso de memória foi otimizado, reduzindo o uso de RAM em 10% e de VRAM em 34%. Essas melhorias, embora inicialmente destinadas ao Xbox Series S, podem beneficiar todas as plataformas, incluindo Xbox Series X, PS5 e PC.
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A Larian Studios ainda não detalhou as técnicas usadas, mas o impacto positivo pode se estender além do Xbox Series S, trazendo melhorias para outras plataformas. Vincke também anunciou que a versão Xbox está em fase de “teste ativo”, mantendo as esperanças de um lançamento ainda este ano, apesar de ter negado a data de 6 de dezembro que circulava como rumor.
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