Estar em um mapa que ao mesmo tempo está dentro do próprio mapa em forma de “Maquette” pode te fazer quebrar um pouco a cabeça ao tentar entender isso, e esse jogo de puzzle em primeira pessoa não só vai apenas fazer isso uma única vez, como também vai te fazer questionar sua própria inteligência.
Conheça Maquette, um jogo desenvolvido pela Graceful Decay e publicado pela Annapurna Interactive, em nossa análise logo abaixo.
| Trailer
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| História
Como é um jogo de puzzles, ele tem uma história simples, que conta a história de amor de um casal que tem em comum o gosto de desenhar, daquelas bem clichês, mas que dão sentido ao jogo. Ao percorrer o mapa, você verá trechos de sentimentos e revelações de acontecimentos na história do casal, que acaba lhe servindo como guia além de dar algumas dicas referente a resolução dos desafios do jogo.
No mapa do jogo você passará por lugares onde ocorreu a historia desse casal, sendo eles pontos marcantes do estreitamento da relação deles. Ainda ao passar pelos capítulos, as áreas serão redesenhas, contando um pouco mais de sua história.
| Jogabilidade
Nesse jogo você terá que usar a lógica de maneira inusitada, muita das vezes tendo que usar o efeito de proporção criado pela maquete central do mapa, reposicionando e redimensionando alguns objetos, um de cada vez, para que você os possa manusear de maneira correta para resolver os puzzles.
Naturalmente os primeiros puzzles apresentados no começo são bem simples, servindo mais como um tutorial, mas a curva da dificuldade vai ficando bem íngreme de maneira rápida, te fazendo as vezes ficar indo e voltando e tentando de diversas maneiras abrir uma simples de uma porta.
Os comandos são simples e se resumem a pegar, girar e reposicionar um objeto de cada vez pelo mapa ou pela maquete, e fora isso apenas um comando de pulo para facilitar a sua movimentação.
O mapa do jogo se resume a quatro ambientes posicionados de forma cardinal, que serão modificados um a um conforme você conclui certos puzzles. Eles tem ligações entre si na resolução dos puzzles, e certas mensagens da história do jogo vão te guiando por onde você deve ir, mas não pense que será tão simples avançar e continuar descobrindo mais da história do casal.
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| Dicas e Acesibilidade
O jogo é curto e se você tiver um bom QI em 3 horas é possível jogá-lo por completo e seu conjunto de conquistas (Achievements) será desbloqueado ao completar os capítulos e ao realizar certas ações para resolver os puzzles, que serão ótimos desafios. Para uma jogatina mais rápida preste atenção em cada detalhe e formato das coisas em sua volta e com os objetos que você tem disponível para manuseio, além de ler atentamente entre as entrelinhas das mensagens que vagam pelas paredes.
Os comandos são simples, o que mais pesa é mover os objetos de maneira livre no ar, aproximá-los e distanciá-los pode ser um pouco esquisito, mas lembra muito com um modo construção em jogos de primeira pessoa. Durante o gameplay fui capaz de encontrar apenas bugs visuais, que te fazem ver através de paredes quando se está muito próxima delas e isso também depende de qual ângulo eu posicionamento da câmera.
| Imagens
| Considerações Finais
O jogo tem um visual simples mas bem detalhado, no começo de cada capítulo terá uma música bem produzida, que tem certa ligação com a história, mas levando em consideração que o principal ponto do jogo são os puzzles, as músicas parecem não se encaixar bem no momento em que se está jogando, o que achei um ponto bem estranho, ainda mais que ao terminar a música, você ficará tentando resolver os puzzles sem um som sequer, o que pode fazer mais sentido, levando em consideração que no silêncio você se concentra melhor. Fora isso o jogo se provou ser cada vez mais desafiador, me deixando preso em alguns momentos.
Se você é do tipo que gosta de desafiar a sua mente, esse jogo vai lhe agradar. E a cada desafio superado, após ficar minutos rodando de um lado pro outro tentando descobrir se há alguma mecânica escondida, você se sentirá realizado.
| Avaliação
| História | |
| Visual | |
| Áudio | |
| Jogabilidade | |
| Diversão |
*O jogo tem um nível de dificuldade que evoluí rapidamente, mas sem problemas em perder vidas, limite de tempos, te dando o tempo necessário para que você possa resolver os puzzles, ou não.
| Outros Detalhes
| VISUAL | 3D |
| MODO DE JOGO | SINGLE-PLAYER |
| CONQUISTAS | 22 |
| TIPO | PUZZLE |
| TEMPO PARA 1000G | 1-2 HORAS |
| Loja
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Maquette
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