Ontem anunciaram um jogo que foi lançado minutos depois, e foi sucesso! Então, precisa mesmo do marketing? Essa é a Lixeira de Opiniões de hoje.

Anúncio 3 anos antes do trailer, espera um ano para ver uma gameplay de uma versão alpha, mais dois anos para uma gameplay do jogo final se não for adiado… É isso que realmente queremos?

Cada dia no meu navegar no mar em tempestade da internet (no Twitter pela maior parte do tempo), vejo pessoal reclamando que a Microsoft não faz o marketing certo, que não mostra nada, e o que mostrou não foi do gosto de quem escreveu. O marketing é um mundo complexo, cheio de perigos, porque a cada ideia, a cada projeto, tem quase a total certeza que ao menos 50% das pessoas não vão gostar, ainda mais é uma boa parte do orçamento de cada jogo ou obra de entretenimento…

Ontem, com uma surpresa durante o Developer Direct, a Microsoft decidiu lançar um jogo minutos depois do anúncio, e é claro que as pessoas gostaram, ao menos as que estão falando no Twitter e a Top10 de Steam!

Então, qual é a melhor forma de trazer um jogo para as pessoas? Caso-por-caso? Vamos manter esse marketing de anos? Ou vamos largar esse velho padrão e abranger a surpresa?

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Com Hi-Fi RUSH a Microsoft decidiu arriscar, obviamente com a ajuda do Game Pass, e deu muito certo! Não teve tempo de criar expectativas, não teve tempo de ouvir o que o influencer achou do jogo, não teve nem tempo, para muitas pessoas, de escolher se comprar ou não, porque acabado o evento já estava no xCloud pronto para ser jogado sem nem a necessidade de baixar!

Nem tive tempo de correr a ver as notas do Metacritic! Nada, viu, jogou, experimentou e criou a sua própria ideia do jogo, e eu não poderia ser mais a favor disso tudo! Nós do Gamerscore Brasil odiamos os votos, nós tentamos passar a nossa experiência, e sempre torcemos que todos possam ter acesso ao jogo para criar a sua própria experiência, porque cada pessoa vai ver algo diferente no jogo e se basear 100% na experiência de outra pessoa não faz bem para ninguém.

Eu acho que poderia ser uma boa maneira de mostrar um jogo na maneira mais pura possível, com o jogador criando a própria imagem do jogo e realmente criar a própria opinião longe de tudo o que os outros podem dizer.

Agora, isso teria tido o mesmo resultado se não tivesse o Game Pass possibilitando muitas pessoas ter acesso ao jogo sem ter que planejar uma compra? Num jogo que não entraria num serviço de assinatura, isso poderia ser um jeito de lançar um jogo?

Infelizmente acho que isso pode acontecer só se o jogo for disponibilizado no Game Pass, PS Now ou assinaturas parecidas, onde muitas pessoas tendo acesso conseguem gerar muito barulho em volta do produto, coisa que sem este “acesso ao grande público” não aconteceria, ou seria bem mais difícil de acontecer, mas torço de estar errado nisso e que as desenvolvedoras possam focar em criar o jogo e deixar o marketing de lado.

Com certeza foi uma tentativa muito corajosa, e que deu muito cero por muitos motivos, e espero que aconteça mais!

Esta é a minha Lixeira de Opiniões de hoje, discorde ou concorde, deixe o seu comentário e bora bater um papo sobre isso, afinal cada um tem sua própria Lixeira de Opiniões para compartilhar.


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Autor

  • Gamer por paixão, programador de profissão, tenta manter de pé o site com sangue e suor, passa a maior parte do dia lidando com codigos e o que resta divide entre família, jogos e postar alguma coisa sem sentido no blog em idioma estranho, sou importado aqui... Joga tudo desde FPS até walking simulator, mas os quebra-cabeças são a sua paixão.

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