Star Wars Bounty Hunter é um jogo originalmente lançado para o PlayStation 2 e GameCube em 2002. Em outubro de 2024, a Aspyr relançou e publicou versões para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series, PC e Nintendo Switch.

Star Wars Bounty Hunter é um jogo que traz uma experiência nostálgica, especialmente para os fãs da franquia Star Wars e do lendário Jango Fett. Embora a versão lançada para a nova geração seja apenas uma portabilidade, ela ainda oferece controles atualizados e uma oportunidade de reviver essa aventura clássica. As cenas de ação, a mecânica de caça e os tiroteios intensos são pontos altos que garantem diversão, mas as limitações gráficas e a falta de novidades podem decepcionar alguns jogadores. Ficou curioso para saber mais? Continue lendo a nossa análise!

| TRAILER

| O JOGO

O jogo se passa no universo da famosa franquia de filmes Star Wars e é considerado canônico na saga, com a campanha ocorrendo entre o final do Episódio I e 10 anos antes do Episódio II. Na história do game, acompanhamos o lendário Mandaloriano Jango Fett em suas caçadas por recompensas, enquanto o Lorde Sith Darth Sidious, temendo que a organização Bando Gora atrapalhe seus planos, coloca uma recompensa na cabeça da líder Komari Vosa. Além de acabar com o grupo, o objetivo é definir o soldado ideal para seu exército e fazer de Jango o modelo genético para os clones.

| JOGABILIDADE

As mecânicas de Star Wars Bounty Hunter foram muito bem adaptadas para os controles da nova geração, com a opção de jogar também no modo clássico, com os mesmos controles da época do primeiro lançamento. Os comandos atuais do game, porém, são de mais fácil assimilação. Podemos andar e mover a câmera com os direcionais, pular com “A”, rolar e andar abaixado com “B”, mirar com “LT”, fixar a mira no inimigo com “RS”, trocar equipamentos com as setas ou segurando “RB”, usar o equipamento escolhido com “RT”, interagir com portas e cortar grades com o laser usando “X” e utilizar a clássica mochila a jato com “LB”.

O game possui vários equipamentos para usar, como lança-chamas, lança-granadas, granadas de mão, pistolas duplas, metralhadoras, rifles de assalto, snipers, além da opção de socar os inimigos e capturá-los com uma corda. No mapa, existem pontos com o símbolo de uma faca vermelha que, ao serem coletados, ativam o modo rage por um pequeno tempo, fazendo com que as armas atirem em maior velocidade.

A vida de Jango não se regenera automaticamente, sendo necessário coletar kits médicos espalhados pelo cenário ou obtidos de inimigos mortos. Os mapas do jogo são lindos e bem diversificados, com várias referências ao universo da franquia. A partir do momento em que temos acesso à mochila a jato, a gameplay ganha uma verticalidade, o que pode tornar as missões um pouco confusas e mais fáceis de se perder.

| GALERIA

| DIFICULTADE E COLETÁVEIS

O jogo conta com 6 capítulos, cada um composto por uma cena de abertura, uma cena de encerramento e 3 fases, totalizando 18 fases. Em cada nível, há um coletável fixo e uma quantidade de pessoas que precisamos caçar, geralmente 10. Para ativar a mecânica de caça, é necessário escanear o inimigo, confirmar a recompensa e capturar o alvo vivo ou morto.

Os níveis são bem lineares e de rápida finalização, levando entre 10 e 30 minutos cada. Em certas partes do jogo, é obrigatório eliminar todos os inimigos para prosseguir, mas em outras, é possível simplesmente correr e passar direto. A dificuldade do game é oscilante, com algumas fases sendo muito fáceis e outras bastante complicadas.

Caso Jango morra 5 vezes na mesma fase, será necessário reiniciá-la do zero. Os inimigos do jogo apresentam inteligência artificial mediana; eles rolam para tentar se esquivar de alguns tiros, mas não se escondem para atirar e, além disso, são infinitos. Há um problema na inteligência artificial dos inimigos, que “desliga” se você não estiver próximo o suficiente deles.

| GRÁFICOS

Os visuais de Star Wars Bounty Hunter são ótimos para o ano em que foi lançado, mas estão bem datados para os dias de hoje. Existem grandes imperfeições nas sombras, nas fumaças e principalmente nos cenários, que, além de terem muitos serrilhados, também são vazios e carecem de detalhes. O jogo performou bem, sem quedas de frame na maioria da minha gameplay, porém, travou duas vezes, fazendo com que eu perdesse parte do progresso. O som do jogo é decente, mas carece de definição devido às limitações da época, apresentando vários chiados e oscilações de volume nas músicas e nos efeitos sonoros. A trilha sonora é praticamente a mesma dos filmes, e as músicas que não são idênticas às originais são claramente inspiradas nelas. Os efeitos sonoros do jogo são muito bons e combinam com a atmosfera do game, com sons característicos da franquia, como os barulhos de lasers, blasters, orquestras, tambores e o famoso Wilhelm scream, que ocorre ao atirar em determinados inimigos ou ao fazê-los cair de grandes alturas.

O game apresenta resolução em 4K e 60 FPS, mas não oferece dublagem ou legendas em português e tampouco algo novo ou uma área refeita. Claramente, a maior preocupação dos desenvolvedores ao lançar esta versão foi melhorar alguns controles e aumentar a resolução das texturas. O menu do game é simples, e as funções de acessibilidade são escassas, nos mesmos moldes dos jogos lançados na época. Caso você opte por jogar este jogo pela primeira vez, recomendo que não tente caçar todos os alvos das fases logo de início, pois, além de vários estarem escondidos, alguns correm bastante ao serem escaneados e, na perseguição, você certamente levará tiros e morrerá. Como cada fase só permite até 5 mortes, a frustração é quase certa.

| CONSIDERAÇÕES FINAIS

Infelizmente, Star Wars Bounty Hunter chegou aos consoles da nova geração como uma simples portabilidade e não como um remaster propriamente dito. Para quem é fã de Star Wars, e principalmente de Jango Fett, este jogo é obrigatório! Uma joia rara, que tem grandes inspirações em clássicos de tiro da época, como 007: GoldenEye.

A mecânica divertida de caça, as boas cenas de ação, os personagens carismáticos e os tiroteios frenéticos com certeza vão fazer você gostar do jogo! Acredito que, para quem não teve contato com o game na época de seu lançamento, é uma ótima oportunidade para experimentar, pois a versão atual possui controles melhorados e está com um preço bem atrativo na loja da Microsoft.

| AVALIAÇÃO

História
Visual
Áudio
Jogabilidade
Diversão

| OUTROS DETALHES

MODO DE JOGOSINGLE PLAYER
CONQUISTAS37
TIPOAÇÃO/AVENTURA
TEMPO PARA 1000G

Não deixe também de conferir todas as promoções que estão rolando na Xbox Live acessando nosso link de ofertas. E se você estiver querendo acessar os jogos do catálogo do Game Pass e sua assinatura estiver acabado não se desespere, você pode renovar seu Xbox Game Pass Ultimate usando esse link com desconto.

Autor

  • GuilXD48

    Gosta de Games, Rock e queijo! Joga muito, e de tudo um pouco! caixista de carteirinha. Seus gêneros de jogos favoritos são de ação, aventura e puzzles, e sua franquia favorita é a do Batman Arkham (R.I.P Batman) Ainda acredita em jogos com campanhas lineares... mesmo com a crescente de games de mundo aberto, e multiplayers.

    Ver todos os posts

Descubra mais sobre Gamerscore Brasil

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.