Olá, sejam bem-vindos a mais uma análise de jogo. O game hoje é Knowledge Keeper, um jogo indie de puzzles desenvolvido por Nikolai Usachev e pela Usanik STD, e publicado pela Sometimes You. O game foi lançado em 3 de abril de 2024 para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series, PC e Nintendo Switch.
Com sua promessa de uma jornada única em um mundo sombrio e fascinante, Knock on the Coffin Lid se destaca como um dos lançamentos mais esperados para PC em 2024. Com uma jogabilidade envolvente de deck-building e uma narrativa que desafia suas escolhas, o jogo já conquistou mais de 50 mil wishlists e promete uma experiência rica e diversificada. Se você está curioso para saber como o jogo combina qualidade visual impressionante, uma história cativante e uma mecânica de jogo profunda, não perca nossa análise completa. Ficou curioso de saber mais? Continue lendo a nossa análise!
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| HISTÓRIA
A história de Knowledge Keeper é contada apenas no início do jogo, em uma cena bem rápida. O enredo não é complexo, servindo apenas para introduzir uma pequena motivação para o jogo acontecer. Nele, é contado que antigamente as pessoas viviam felizes e seguras graças ao cristal do mundo e ao cristal do espírito. Certo dia, um traidor roubou os cristais com o objetivo de se tornar um deus. No entanto, com certo sacrifício, os precursores conseguiram retomar esses cristais e quebrá-los em vários pedaços, escondendo-os em quatro partes do mundo. Agora, com o mundo vulnerável a ataques de invasores, cabe ao guardião do conhecimento recolher esses cristais para evitar uma ameaça sombria e desconhecida. No jogo, controlamos o guardião e precisamos obter os cristais azul e amarelo contidos nas fases. Para isso, é necessário encontrar o caminho certo para recolhê-los, evitando os obstáculos e completando os desafios.
| TRAILER
| JOGABILIDADE
Os controles do game são de fácil entendimento. Com o analógico, controlamos o personagem para todas as direções, e com o botão “A” interagimos com botões e alavancas. O detalhe na jogabilidade é que, ao pressionar o guardião contra uma caixa, ele pode empurrar ou puxar, dependendo da força exercida no objeto. Existem portais e criaturas que podem mudar a cor do personagem para que ele consiga passar por lugares específicos. Por exemplo, existem portas e caminhos fechados para determinadas cores, além de armadilhas como espinhos, minas e alguns inimigos. Nas fases, podemos encontrar espadas e totens de gelo e fogo para superar certos obstáculos.
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A dificuldade do jogo varia de mediana a alta. Apesar de o objetivo ser simples, alguns trechos são realmente desafiadores, visto que existem salas de desafio enormes com soluções únicas. Uma vez que você erra o caminho, precisa reiniciar toda a sessão novamente, funcionando praticamente como um labirinto. O jogo conta com 4 mapas com temáticas diferentes, contendo 50 níveis ao todo. O tempo para completar o game varia de 1 a 3 horas, dependendo da rapidez com que você consegue solucionar os desafios. O game não tem muitos recursos de acessibilidade, oferecendo apenas opções de volume, desativar a vibração e mudança de idioma.
| IMAGENS
| ÁUDIO / VISUAL
Os gráficos do game são bem decentes, apesar de tudo ser em pixel art. Todo o cenário tem boa definição, e os itens e poderes em especial são muito bem feitos. O nível de detalhe das animações, como explosões, árvores queimando, itens congelando e descongelando, fumaça subindo e objetos sendo destruídos, é excelente para esse estilo gráfico. Em termos de otimização, o game roda em 60 FPS e 4K, sem apresentar quedas de frame. Apenas alguns bugs visuais ocorreram, como caixas que às vezes sumiam do nada.
As músicas deste jogo, apesar de repetitivas, não chegam a incomodar. Por alguma razão, elas conseguem ser bem relaxantes e tranquilas, combinando bem com os cenários. Os efeitos sonoros cumprem bem sua função no jogo, embora alguns sons apresentem um pequeno atraso de resposta à ação, mas nenhum deles tira a sua imersão. O ponto forte no áudio deste jogo é o barulho que ocorre quando a fase acaba, uma espécie de explosão… é um som muito bom de ouvir.
| CONSIDERAÇÕES FINAIS
Recomendo o jogo para quem gosta de desafios, jogos em pixel art, puzzles e principalmente para quem curte fazer conquistas fáceis! Este é um jogo que, apesar de ter uma certa dificuldade, não vai te obrigar a usar um guia para passar as fases, sendo tudo de fácil assimilação.
| AVALIAÇÃO
História | |
Visual | |
Áudio | |
Jogabilidade | |
Diversão |
| OUTROS DETALHES
VISUAL | TOP-DOWN |
MODO DE JOGO | SINGLE-PLAYER |
CONQUISTAS | 15 |
TIPO | QUEBRA-CABEÇA |
TEMPO PARA 1000G | 1-2 horas |
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